Seguidores

domingo, 9 de junho de 2013

ALEMANHÃ PIOR ENCHENTE ÚLTIMOS 10 ANOS

Imagem de hoje, 09 de maio de 2013 mostra forte instabilidade sobre a reião central da Europa.

 Pelo radar vemos as chuvas que caem no mesmo horário da imaem de satélite. Quanto mais vermelho mais forte são as chuvas.


  Primeira página
 
Alemanha/enchente - 
Artigo publicado em 09 de Junho de 2013 - Atualizado em 09 de Junho de 2013

Alemanha registra piores enchentes dos últimos dez anos

Enchente deixa Alemanha debaixo d'água neste fim de semana.
Enchente deixa Alemanha debaixo d'água neste fim de semana.
REUTERS/Wolfgang Rattay

RFI
A Alemanha registrou neste fim de semana as piores enchentes dos últimos dez anos, que provocaram a evacuação de milhares de pessoas em diversas regiões. Para as autoridades, trata-se de "uma catástrofe nacional." Em Budapeste, o rio Danúbio também atingiu o nível recorde de 8,9 metros.

Na Alemanha, bombeiros, militares e voluntários tentam organizar a evacuação de milhares de habitantes. A cidade de Magdebourg, banhada pelo rio Elba, enfrenta uma das situações mais críticas. O nível das águas atingiu 7,5 metros neste domingo, mais de 5 acima do normal.
Cerca de 3 mil habitantes foram retirados do bairro de Rothensee, onde centenas de soldados tentam reforçar uma barragem que protege uma instalação elétrica que controla o fornecimento de energia da cidade.
Outros bairros também foram evacuados perto de Barby, e em Aken, 8 mil habitantes deixaram a cidade a bordo de veículos militares ou ambulâncias. O presidente alemão Joachim Gauck deve visitar ainda hoje as cidades atingidas pelas enchentes na Saxônia e na Baixa Saxônia, e participar da missa com os bombeiros e as equipes de resgate.
Em uma semana, o mau tempo e as enchentes provocaram pelo menos 18 mortes, sendo 10 na República Tcheca. O governo e a chanceler Angela Merkel preparam uma reunião de crise com os dirigentes das regiões para discutir a distribuição de ajuda financeira às áreas atingidas.
Rio Danúbio atinge nível recorde em Budapeste
O rio Danúbio também atingiu um nível recorde em Budapeste neste domingo, chegando a 8,9 metros. Até hoje, o as águas haviam subido no máximo 8,6 metros, em 2006. Segundo as autoridades, a cheia atingiu o limite, e o pico deverá se manter por cerca de seis horas.
A cheia do Danúbio também atingiu cidades alemãs, como Passau, além da Áustria e a Eslováquia. Nos dois países e na República Tcheca, a situação aos poucos volta ao normal, mas as autoridades continuam em estado de alerta. Segundo as previsões meteorológicas, deve chover novamente em algumas regiões neste domingo à noite.

Estátua de Sri Chinmoy está parcialmente submersa em Praga, depois da cheia do rio Vltava.
 Estátua de Sri Chinmoy está parcialmente submersa em Praga, depois da cheia do rio Vltava.
REUTERS/David W Cerny

Nenhum comentário:

Postar um comentário