Seguidores

sexta-feira, 28 de junho de 2013

RIOS COMEÇAM A BAIXAR NO PARANÁ

28/06/2013 10h00 - Atualizado em 28/06/2013 11h17

Com trégua da chuva, níveis dos rios Paraná e Iguaçu começam a baixar

Na região da Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu, rio já baixou 1,5 metro.
Apesar do recuo da água, áreas afetadas devem continuar alagadas.

Fabiula Wurmeister Do G1 PR, em Foz do Iguaçu

Duas das três calhas do vertedouro de Itaipu estão abertas desde segunda-feira (24) (Foto: Caio Coronel / Itaipu Binacional)Duas das três calhas do vertedouro de Itaipu estão abertas desde segunda-feira (24) (Foto: Caio Coronel / Itaipu Binacional)
Depois de 24 horas de trégua das chuvas, os rios Paraná e Iguaçu, no oeste do estado, começaram a baixar. De acordo com informações do Boletim de Alerta Hidrológico emitido pela Hidrelétrica de Itaipu, na região da Ponte da Amizade, principal ligação entre o Brasil e o Paraguai, na tarde de quinta-feira (27) o nível do Rio Paraná, que estava mais de 20 metros acima do normal, havia diminuído quase 1,5 m. Um novo boletim deve ser divulgado na tarde desta sexta-feira (28).
Apesar da redução, a situação ainda é de alerta, principalmente nas comunidades ribeirinhas da margem paraguaia do rio. Como o reservatório da hidrelétrica continua recebendo uma grande quantidade de água das regiões que o abastecem, os bairros San Rafael e Remansito, em Ciudad del Este, deverão permanecer alagados pelos próximos dias. Ao menos 300 famílias foram afetadas. Segundo a usina, duas das três calhas do vertedouro estão sendo mantidas abertas desde segunda-feira (24) para escoar o excedente de água não usada na produção de energia elétrica.
Em Foz do Iguaçu, as instalações do Iate Clube Cataratas e algumas casas da Vila Bancária, comunidade que fica às margens do Rio Paraná, próximo da confluência com o Rio Iguaçu ainda ficarão debaixo d’água por mais alguns dias. No outro lado da fronteira, em Presidente Franco, a aduana do porto de balsas também foi atingida. Na terça-feira (25), o nível no encontro dos dois rios ultrapassou a marca de 33 milhões de litros por segundo (l/s). A cheia já é o maior dos últimos 15 anos.
Grades das passarelas das Cataratas do Iguaçu começaram a ser recolocadas na manhã desta sexta (Foto: Cataratas do Iguaçu S.A. / Divulgação)Grades das passarelas das Cataratas começaram a ser
recolocadas (Foto: Cataratas do Iguaçu S.A. / Divulgação)
A exemplo do Rio Paraná, o nível do Rio Iguaçu vem diminuindo desde a madrugada de quarta. Às 9h desta sexta, a vazão nas Cataratas do Iguaçu era de 9,6 milhões de litros de água por segundo. Na terça, passavam pelo maior conjunto de quedas d’água do mundo o equivalente a quase 18 milhões de litros por segundo, volume doze vezes maior que a média normal no atrativo que é de 1,5 milhão de l/s.
Por medida de segurança, as passarelas que levam à Garganta do Diabo estão interditadas desde terça-feira. Técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) começaram a recolocar as grades da passarela na manhã desta sexta e o acesso pode ser liberado nas próximas horas. 
Prejuízos
De acordo a Defesa Civil Estadual, até as 18h de quinta-feira (27), 78.191 pessoas haviam sido afetadas pela chuva que atinge o Paraná desde o dia 19 de junho. Dessas, 12.881 ficaram desalojadas e 1.230 continuavam em casa de parentes ou amigos. Setenta e cinco cidades foram atingidas e onze municípios decretaram situação de emergência: Bituruna, Dois Vizinhos, Imbituva, Irati, Itapejara d'Oeste, Laranjeiras do Sul, Ortigueira, São João, Santa Tereza do Oeste, Sulina e Teixeira Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário