Seguidores

quinta-feira, 27 de junho de 2013

CHUVAS NO BRASIL

  Imagem do dia 26 de junho, mostra frente fria sobre o centro -sul do Brasil onde causou muita chuva.

26/06/2013 13h23 - Atualizado em 26/06/2013 13h23

Piracicaba registra índice de chuvas 62% acima da média no mês de junho

Vazão do Rio Piracicaba também tem média acima do normal no período.
Entre esta terça e quarta-feira choveu cerca de 30 milímetros no município.

Do G1 Piracicaba e Região

Piracicaba (SP) registrou índice de chuvas 62% maior do que o normal para o mês de junho, segundo informações do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daae), de Campinas (SP). O período teve 113,6 milímetros de chuva, quando a média prevista para o mês é de 43,1 milímetros.
Ainda de acordo com o Daae, a vazão média do Rio Piracicaba está 36% mais alta em junho. O índice está em 136 metros cúbicos por segundo, quando o normal para o mês é de 86,2 metros cúbidos. Somente entre às 7h desta terça-feira (25) e às 7h desta quarta (26) choveu aproximadamente 30 milímetros na cidade.


Cheia dos rios no Vale do Ribeira deixa 85 desabrigados

De A Tribuna On-line
Créditos: Divulgação/PME
Pico da cheia dos rios atingiu 8,5 metros

A cheia no nível dos rios no Vale do Ribeira deixa pelo menos 85 desabrigados até a manhã desta quinta-feira. O número subiu durante a noite, depois que seis famílias de Registro, de um total de nove, foram levadas para um abrigo municipal. A cidade  está com 34 pessoas alojadas no Ginásio Mário Covas. Em Eldorado, 51 pessoas foram acolhidas em uma escola e casas de parentes.

Nas últimas 24 horas, as chuvas fizeram com o nível das águas atingisse 8,5 metros de pico. Nas últimas horas, a região registra vazão e queda de pelo menos 2 metros na altura do Rio Ribeira de Iguape. Até o momento, duas pessoas morreram por causa das chuvas, são irmãos, de 11 e 17 anos, que foram soterrados por um deslizamentos durante a noite.

Créditos: Divulgação/PME
Alta do Rio Ribeira de Iguape bloqueou acesso a seis comunidades. Previsão é de chuva até o fim da semana
Em Registro, oito famílias foram retiradas de suas casas até a noite de quarta. Nesta manhã, outra precisou ser retirada. "Tudo por prevenção. O rio já está abaixando e logo elas poderão retornar", explica o coordenador da Defesa Civil na cidade, Luciano Miyafhita. Ao todo, são 34 pessoas que foram amparadas por equipes da assistência social no ginásio da cidade.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Eldorado, Argentino Ismael Ferreira, 32 (seis famílias) moradores permanecem abrigados na Escola Jayme de Almeida Paiva. Outros 19 foram abrigados em casas de parentes. "Ainda não temos previsão para que eles retornem as suas casas. No Paraná (Estado vizinho a São Paulo) ainda está chovendo", diz. Equipes monitoram de hora em hora o nível dos rios, que também atingiu o Centro da cidade.

Na Zona Rural do Vale, pelo menos seis comunidades localizadas às margens do Rio Ribeira permanecem isoladas de todos os acessos terrestres. Além disso, as prefeituras informaram também que as famílias, que residem nas partes da baixas da cidade, permanecem em alerta. Caso também exista a necessidade, elas serão remanejadas para regiões altas. que deixaram suas casas residem na parte mais baixa da Cidade, onde há risco de enchente.

Morte

A chuva que atinge a região do Vale do Ribeira, provocou a morte de dois irmãos, um de 11 anos e outro de 17, no município de Ribeira, a cerca de 370 quilômetros da capital. Os dois irmãos estavam dormindo, por volta das 2h15, quando o índice pluviométrico fez ceder um reservatório de areia que a família tinha para uso em obra. Com a pressão, uma parede e o telhado da casa desabaram sobre os meninos. Neste ano, foram registradas no estado 24 mortes em decorrência de chuvas.


  •  odiario.com

    Em uma semana, Maringá registra volume de chuvas superior à média para junho

  • Larissa Ayumi Sato
 
Desde a última quarta-feira (19) até a terça-feira (25), Maringá registrou um volume de chuvas maior do que esperado para todo o mês de junho. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, em cerca de uma semana, choveu 124,2 mm – a média para o período é de cerca de 113,7mm.

Somente ontem, choveu 53,2 mm, e o acumulado deste mês está em 222,6 mm. "Até por volta de 140mm no mês, não podemos dizer que o volume estaria muito acima da média, já que é comum que ocorra uma chuva isolada, o que faz com que se afaste um pouco da média. No entanto, nos últimos dias, as chuvas têm sido bem distribuídas", explica o meteorologista Fernando Mendonça Mendes.
Nesta quarta-feira (26), até por volta das 10h, havia chovido 12,4 mm em Maringá.

Simepar
Maiores volumes de chuva se concentraram no norte e mais ao leste do Paraná

No entanto, não se pode dizer que foi o mês de junho mais chuvoso da série histórica, já que, em 2012, o acumulado para o mês foi de 340mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário