Seguidores

sexta-feira, 7 de junho de 2013

TEMPERATURA DA SUPERFÍCIE DO MAR



 http://img0.cptec.inpe.br/~rclima/enso/tsm/semanal/plano.gif

ANÁLISE DO CPTEC/INPE

Durante o mês de abril, as características observadas no Oceano Pacífico equatorial refletiram a condição de neutralidade do fenômeno El Niño Oscilação Sul (ENOS) que vem persistindo nos últimos meses. Na região do Oceano Pacífico equatorial central, foram observadas condições de neutralidade. Em uma estreita faixa próximo à costa oeste da América do Sul, na região equatorial, foram observadas anomalias negativas de TSM da ordem de -0,5°C a -2°C. Por outro lado, na região do Oceano Pacífico equatorial oeste, foram observadas anomalias positivas de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) da ordem de 0,5°C, que se estenderam em direção a latitudes mais altas em ambos os hemisférios. Nas primeiras semanas de maio, notou-se a expansão das águas relativamente mais frias localizadas na porção leste do Pacífico em direção à região central. 

http://img0.cptec.inpe.br/~rclima/enso/tsm/mensal/ultima_asst.gif

Observamos nessas imagens de satélite, a de cima do dia 16 de maio e a de baixo do dia 05 de junho de 2013, que houve uma diminuição na quantidade de nuvens no Pacífico central e consequentemente o enfraquecimento das frentes frias na América do Sul. Isso é característica de La Niña.





 A imagem animada acima, vemos de 09 de maio a 03 de junho de 2013, o avanço para o norte das águas frias no hemisfério sul.


 No Brasil, as águas frias do sul vindas pela corrente das Malvinas avançaram para o Nordeste o que é normal nessa época, mas estão mais frias. É a consequência dos derretimentos na Antártida durante o verão.

 Comparando os mapas de temperatura da superfície do mar do dia 06 de maio com o de 04 de junho de 2013, vemos que houve um GRANDE resfriamento no oceano Pacífico até o Equador. em menos de um mês. Eu concluo que há uma tendência para La Niña  e o inverno será mais seco que o normal, o que já está sendo na região sul do Brasil. E as enchentes na Europa são consequências disso também.




Vejam no mapa abaixo a atual situação das chuvas. Chove agora mais no Nordeste do Brasil do que na Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário