Um ciclone extratropical causou muitos temporais na Europa, como se vê na imagem de 17 de maio.
Na imagem de radar abaixo, vemos as quantidades de chuvas, que em vermelho são mais altas.
•
Gruta de Lourdes desaparece sob temporal e inundações na França
Os santuários de Lourdes foram evacuados hoje pela manhã, depois que as inundações avançaram pelas pradarias e piscinas destinadas aos peregrinos à beira do rio Gave. Já a basílica superior de Lourdes foi fechada à tarde.
"No mês de outubro, houve um aumento (no volume de água), mas não tão grande, que já era muito complicado, que causou vários prejuízos, mas agora é ainda maior", disse à AFP o monsenhor Nicolas Brouwet, bispo de Tarbes-Lourdes.
Pelo menos mil pessoas hospedadas em hotéis à margem do Gave foram retiradas no meio da tarde, como relatou a belga Rose-Marie Gilles. "Nós queríamos voltar para o hotel, mas nos disseram para vir para cá (um albergue), porque não podíamos mais voltar para o hotel".
Uma peregrinação de 3.000 pessoas provenientes de Arras (norte), inicialmente prevista para esta quarta, também foi cancelada.
Toda região foi atingida por chuvas torrenciais.
Na pequena cidade de Saint-Béat, com cerca de 400 habitantes, o volume de chuva aumentou ao longo do dia, com a água chegando a 1,8 metro em nas ruas. Carros e trailers eram arrastados pelas águas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário