Seguidores

quinta-feira, 20 de junho de 2013

FORTES TEMPORAIS NA EUROPA


 Um ciclone extratropical causou muitos temporais na Europa, como se vê na imagem de 17 de maio.
Na imagem de radar abaixo, vemos as quantidades de chuvas, que em vermelho são mais altas.







Gruta de Lourdes desaparece sob temporal e inundações na França

Local das aparições da Virgem, segundo a tradição católica, a célebre Gruta de Lourdes estava debaixo de 1,4 metro de água nesta terça-feira, em função do aumento no volume dos rios no sudoeste da França.
Os santuários de Lourdes foram evacuados hoje pela manhã, depois que as inundações avançaram pelas pradarias e piscinas destinadas aos peregrinos à beira do rio Gave. Já a basílica superior de Lourdes foi fechada à tarde.
"No mês de outubro, houve um aumento (no volume de água), mas não tão grande, que já era muito complicado, que causou vários prejuízos, mas agora é ainda maior", disse à AFP o monsenhor Nicolas Brouwet, bispo de Tarbes-Lourdes.
Pelo menos mil pessoas hospedadas em hotéis à margem do Gave foram retiradas no meio da tarde, como relatou a belga Rose-Marie Gilles. "Nós queríamos voltar para o hotel, mas nos disseram para vir para cá (um albergue), porque não podíamos mais voltar para o hotel".
Uma peregrinação de 3.000 pessoas provenientes de Arras (norte), inicialmente prevista para esta quarta, também foi cancelada.
Toda região foi atingida por chuvas torrenciais.
Na pequena cidade de Saint-Béat, com cerca de 400 habitantes, o volume de chuva aumentou ao longo do dia, com a água chegando a 1,8 metro em nas ruas. Carros e trailers eram arrastados pelas águas.

AFP


20/06/2013 07h56 - Atualizado em 20/06/2013 07h56

Santuário de Lourdes permanece fechado por inundações na França

Cheia do Rio Gave de Pau inundou local de peregrinação católica.
A gruta de Lourdes ficou debaixo de 1,40 metro de água.

Da France Presse

Gruta que teria registrado aparições da Virgem Maria é vista parcialmente alagada no dia 18 de junho em Lourdes, na França (Foto: Laurent Dard/AFP) 
Gruta que teria registrado aparições da Virgem
Maria é vista alagada no dia 18 de junho em
Lourdes, na França (Foto: Laurent Dard/AFP)
O santuário de Lourdes, na França, permanecia fechado nesta quinta-feira (20) pelo terceiro dia seguido devido à cheia do Gave de Pau, rio que atravessa este destino de peregrinação católica. A reabertura do local pode ser comprometida para a temporada de verão.
"Hoje, à medida que a água recua, descobrimos os destroços", declarou Mathias Terrier, diretor de comunicação dos santuários.
"Honestamente, objetivamente, somos obrigados a a questionar se os santuários poderão reabrir esta temporada", declarou.
O Gave de Pau registrou na terça (18) e quarta-feira (19) uma cheia excepcional pelas fortes chuvas e um aumento da temperatura.
A gruta de Lourdes ficou debaixo de 1,40 metro de água. De acordo com a tradição católica, o local registrou aparições da Virgem.
Lojas e hotéis também foram afetados.
Os santuários recebem a cada ano mais de seis milhões de visitantes. Em julho e agosto, entre 20.000 e 40.000 pessoas visitam diariamente o local.
O rio Gave de Pau, que passa ao lado do santuário de Lourdes, transbordou nos últimos dias (Foto: Bob Edme/AP) 
O rio Gave de Pau, que passa ao lado do santuário de Lourdes, transbordou nos últimos dias (Foto: Bob Edme/AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário