Seguidores

terça-feira, 11 de junho de 2013

TEMPO DE MONÇÕES

 
 Imagem do dia 07 de junho de 2013 mostra o Oceano Índico e a região de Monções na Índia.

06/06/2013 12h17 - Atualizado em 06/06/2013 12h18

Monções na Índia começam com chuvas acima da média

Chuvas estão quase 30% mais fortes do que no período anterior.
Aumento favorece setor agrícola, que representa 15% da economia indiana.

Da Reuters

Homem caminha sob céu carregado de nuvens na época de chuvas de monções na índia (Foto: AP)Homem caminha sob céu carregado de nuvens na época de chuvas de monções na índia (Foto: AP)
As chuvas de monção na Índia registraram níveis mais altos que a média na primeira semana da temporada de 4 meses de chuvas, disseram fontes do Escritório Meteorológico à Reuters nesta quinta-feira, refletindo um início e um progresso regulares nos Estados do sul do país.
As chuvas de monção são cruciais para a produção agrícola e para o crescimento econômico da Índia, uma vez que cerca de 55 por cento das terras aráveis da nação no Sul da Ásia são irrigados pela chuva, e o setor agrícola representa cerca de 15 por cento de uma economia de aproximadamente 2 trilhões de dólares, a terceira maior da Ásia.
Monções começam com fortes chuvas na Índia (Foto: AP)Monções começam com fortes chuvas na Índia (Foto: AP)
As chuvas de 30 de maio a 5 de junho ficaram 28 por cento acima da média, disseram as fontes. No ano passado, na primeira semana, as chuvas foram 36 por cento abaixo da média, e não começaram até 5 de junho. As chuvas em geral em 2012 terminaram 8 por cento abaixo da média, mas alguns Estados no Sul e no oeste sofreram com secas.
Nesses estágios iniciais da temporada, que se estende de junho a setembro, as safras não são muito afetadas pela quantidade de chuvas. As chuvas a partir de meados de julho, após as monções cobrirem inteiramente o país, são as mais importante para o crescimento das lavouras.
Chuva se forma em cidade da Índia (Foto: Reuters)Chuva se forma em cidade da Índia (Foto: Reuters)
Indianos fogem de chuvas fortes nesta quinta (Foto: Reuters)Indianos fogem de chuvas fortes nesta quinta (Foto: Reuters)
 
 
 
 
Publicado em segunda-feira, 10 de junho de 2013 às 01:57

Ventos fortes e chuvas de monção matam 27 no Sri Lanka

O número de mortes causadas pelos fortes ventos e chuvas de monção em todo o litoral do Sri Lanka subiu para 27, segundo autoridades.
A marinha do país está em busca de 29 pescadores e mais de 32 embarcações desaparecidos desde que as chuvas de monção e os fortes ventos atingiram a região no sábado (horário local), disse Pradeep Kodippili, um porta-voz do centro de gerenciamento de desastres do governo.
Ele afirmou que os pescadores têm sido os mais atingidos pelo clima extremo. Entre os 27 mortos, apenas uma pessoa não era pescadora. Segundo Kodippili, outros 35 pescadores ficaram feridos.
A marinha e a força aérea do Sri Lanka acionaram três navios e dois helicópteros para uma operação conjunta e conseguiram resgatar 20 pescadores no mar. Fonte:Associated Press.

Nenhum comentário:

Postar um comentário