Seguidores

sexta-feira, 28 de junho de 2013

VARIAÇÕES DAS TEMPERATURAS DOS OCEANOS



Nos mapas animados, mostram as temperaturas da superfície do mar e vemos ao sul as águas frias da corrente  das Malvinas, que vem da Antártida. As temperaturas estão perto dos 10°C.
 No Nordeste temos a corrente quente do Brasil que se concentra na região da ZCIT (zona de convergência intertropical). Causam as chuvas na região norte e nordeste, além de formarem os furacões e tempestades no Caribe. Aí as temperaturas do mar ficam entre 28 e 30°C .


 De forma geral, nos últimos meses houve continuidade de condições neutras do fenômeno ENOS, como resultado da persistência de um padrão de temperatura da superfície do mar (TSM) próximo da normalidade na maior parte do Oceano Pacífico equatorial. No entanto, no mês de maio observou-se um forte resfriamento nas águas superficiais e subsuperficiais do setor leste da faixa equatorial, que ao longo de junho apresentou sinais claros de enfraquecimento. Também em camadas mais profundas, em junho houve manutenção de uma extensa área de anomalias positivas de TSM no setor oeste (na camada em torno de 100 m a 250 m), enquanto na região central do Pacífico destacou-se um leve aquecimento (entre 50 m e 200 m de profundidade), sugerindo possível atividade de onda de Kelvin oceânica. Na circulação atmosférica de baixos e altos níveis, não foram identificados nos últimos meses padrões evidentes que revelem acoplamento da atmosfera com as condições oceânicas. Ressalta-se ainda que desde o final de março, houve enfraquecimento da atividade da Oscilação intrassazonal de Madden-Julian (OMJ), e recentemente tem contribuído para a variabilidade atmosférica sobretudo na região do Oceano Índico e Oceania. Entrentato, entre a segunda quinzena de maio e início de junho e mais recentemente, no final de junho, sinais favoráveis da propapação da OMJ podem ter contribuído para o aumento do volume de chuva em parte do centrossul do Brasil. No Oceano Atlântico, as águas da região tropical norte permanecem levemente mais aquecidas em comparação à região tropical sul, que apresenta um padrão em torno da normalidade próximo à costa brasileira. 


Para o trimestre de julho a setembro de 2013, a maioria dos modelos climáticos prevê índices de TSM dentro dos limiares da faixa de normalidade, indicando tendência de condições neutras do fenômeno ENOS. No Atlântico tropical, a previsão da maioria dos modelos indica um padrão de TSM acima da normalidade na metade leste (próximo à África) e condições próximas ao normal no oeste, com exceção de uma estreita área ao largo da costa norte da América do Sul onde estão previstas anomalias ligeiramente positivas. Ressalta-se que este padrão do Atlântico pode prejudicar o regime de chuva de parte da Região Norte do Brasil, devido ao possível posicionamento da Zona de Convergência Intertropical no norte da América do Sul.


Texto atualizado em 27/06/2013 pelo CPTEC/INPE.


Temperaturas da superfície do mar no Mediterrâneo


Normais na península Ibérica


 Pouco acima do normal na Península Itálica.


E acima da média na parte oriental do Mediterrâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário