Seguidores

segunda-feira, 17 de junho de 2013

FORTE MASSA DE AR POLAR ESTÁ CHEGANDO DA ANTÁRTIDA



 Imagens de hoje, mostra o avanço da massa de ar polar no sul da América do Sul, vinda do continente Antártico como se vê na imagem em movimento. Essa massa de ar polar vai causar fortes geadas no final de semana na Região Sul do Brasil.








Correio do Povo
15/06/2013 20:21 - Atualizado em 15/06/2013 20:23

Instabilidade aumenta e semana deve começar com chuva no RS

Tempo encoberto impede maior aquecimento à tarde e máxima chega a 22°C

Um centro de baixa pressão no Paraguai traz muita instabilidade para o Sul do Brasil neste domingo. A nebulosidade aumenta significativamente no Rio Grande do Sul durante o dia e o tempo se instabiliza. Pode chover principalmente na Metade Norte, mas não se afasta precipitações mais localizadas em pontos da Metade Sul, região onde ainda devem correr períodos de abertura.

No Norte gaúcho, junto à Santa Catarina, a chuva pode ser de moderada a forte. Há chance de nevoeiro isolado. O tempo instável faz com que a temperatura se eleve menos durante a tarde.

As mínimas, contudo, não devem ser particularmente baixas, chegando a 8°C em localidades como São José dos Ausentes e Vacaria. As máximas rondam os 20°C em diversos pontos. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 11°C e 22°C.

O ar frio esperado para o final da semana que começa será antecedido por muita umidade e dias com chuva no Estado. A instabilidade será maior na Metade Norte, onde a chuva pode ser até localmente forte nos próximos dias.

Tudo bem que não fez calor, mas junho até agora tem sido marcado por poucos dias de frio intenso. Onde tem feito mais frio neste mês é no Sul do Estado e na fronteira com o Uruguai, onde na última semana Livramento chegou a registrar 0ºC. As marcas abaixo de zero da Serra e dos Aparados pertencem ainda aos meses de abril e maio.

Se depender dos modelos numéricos, os gaúchos podem ter o seu primeiro frio mais generalizado e intenso de junho, e também do inverno, logo no começo da estação que tem início na madrugada do dia 21. Várias projeções indicam que, entre os dias 20 e 21, haveria o ingresso de uma significativa massa de ar polar no Sul do Brasil.

Algumas simulações chegaram mesmo a sinalizar neve no Estado, mas é cedo demais para qualquer previsão do fenômeno. A real magnitude do ar polar, e a extensão e intensidade dos fenômenos que pode trazer prometem dominar nossas atenções no decorrer da semana.



Aquidauana News - Agencia de Notícias da cidade Portal do Pantanal

16/06/2013 - 12:00

Inverno em MS será marcado por noites frias e dias quentes

Universidade Anhanguera-Uniderp


No dia 21 de junho, às 01h04 (MS), começa o Inverno. A estação, que tem duração de 93 dias, 15 horas e 40 minutos, será marcada por temperaturas mais amenas, com noites frias e dias quentes. “Neste período, o que pode mudar as condições de tempo é a frente fria, em geral de fraca intensidade. Historicamente, nas cidades de Ponta Porã, Dourados, Amambaí, Maracaju, Rio Brilhante e Campo Grande, situadas no centro-sul do Estado, são registrados valores críticos de temperatura”, observa o meteorologista da Universidade Anhanguera-Uniderp, Natálio Abrahão. 
O meteorologista comenta que desde a segunda quinzena de abril as frentes frias atingem o centro-sul do Brasil e parte do extremo sul do MS.  No mês de maio, valores próximos aos 11 graus foram observados no sul do Estado. “Esta tendência de valores em declínio vai persistir nos meses de junho e julho. Chances de temperaturas baixas com perspectivas de geada somente na região entre Dourados e Sete Quedas, estão na proporção de 80% de ocorrer entre os dias 20 de junho a 20 de julho. Mas, o período indica valores de temperaturas predominantemente mais altos, quando não houver influência de massas de ar fria”, explica. 
“No Mato Grosso do Sul choverá pouco no inverno, a media histórica é de 26,3mm. Em geral, podem ocorrer chuvas irregulares e mal distribuídas. As massas polares que acompanham as frentes frias são fortes no País, no Estado não há indicação de eventos que proporcionem a formação de geada forte no sul do Estado com valores abaixo de zero grau, mas valores em cinco graus são esperados. Na região central e em Campo Grande devem ocorrer valores próximos dos seis a oito graus. A previsão é de pouca estiagem devido à presença de umidade mais elevada na atmosfera”, conclui o meteorologista Natálio Abrahão. 
Analises indicam que neste mês de junho a umidade na atmosfera está mais elevada que nos cinco anos anteriores, o que pode significar períodos noturnos mais amenos que os períodos diurnos e as massas de ar frio, após o dia 20, permanecerem mais tempo na região centro-sul do Estado. As chuvas devem ficar dentro das médias históricas com 15% de chance acima em junho e dentro da média de julho e agosto.
Inversões térmicas - Comum no inverno, as inversões térmicas podem gerar nevoeiros pela manhã e madrugada, com umidade alta entre Campo Grande a Sete Quedas no extremo sul e no centro-sul. “Observam-se também, durante o inverno, as constantes inversões térmicas causando nevoeiros e nevoas seca. As chamadas neblinas. Estas inversões, em geral, formam-se na madrugada e nas manhãs”, detalha. 
O nevoeiro consiste de gotículas de água com umidade relativa acima de 80%, flutuam no ar e reduzem a visibilidade a menos de 1000 m. São perigosas nas estradas e nos aeroportos. 
Ao contrario, com as massas de ar seca, a queda da umidade pode ficar abaixo dos 30%, gerando as nevoas secas e as fumaças. Comuns à tarde ou após a dissipação do nevoeiro, chegando a registrar valores muito baixos e chegar aos 12% no centro-oeste do estado.
O ar seco e o vento calmo favorecem a formação da fumaça ou da bruma - substâncias sólidas suspensas na atmosfera, tais como poeira e areia - poluindo o ar. Podem manter as partículas de fumaça e nevoa - seca em suspensão no ar e provocar redução na visibilidade na região centro-norte e oeste, que podem ter índices baixos de chuva. São fatores para aumento de queimadas.

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário