Seguidores

segunda-feira, 17 de junho de 2013

TEMPORAIS NO LITORAL DO NORDESTE



 Imagem das 11h de 16 de maio.
Ondas de Leste continuam a formar muitas nuvens no Nordeste.


Temporal em Salvador fecha a Avenida Contorno e alaga principais avenidas

Mais de 50 toneladas de terra foram abaixo na Contorno. (Foto: Imagem Capturada/TV Bahia)
Mais de 50 toneladas de terra foram abaixo na Contorno. (Foto: Imagem Capturada/TV Bahia)
Salvador – A Avenida Contorno, principal via de ligação dos bairros Campo Grande, Graça e Barra com o Comércio, está interditada em consequência de um deslizamento de terra provocados pelas fortes chuvas que caem na capital nas últimas 24 horas. O deslizamento aconteceu neste domingo (16). Equipes da Sucom e da Defesa Civil estão trabalhando no local tentando desobstruir uma das pistas da Contorno e liberar o tráfego de veículos.
Pelo menos 50 mil toneladas de terra vieram abaixom com o deslizamento. A hipótese inicial dos engenheiros da Defesa Civil é de que um bueiro entupido no alto da encosta possa ter contribuído para o ocorrido.
Segundo a Defesa Civil de Salvador, até as 7h15 de hoje foram registradas seis solicitações de emergência, sendo cinco´por deslizamentos de terra e um desabamento de imóvel.
Em consequência de alagamentos, o trânsito nas avenidas Bonocô, Centenário, Paralela e Ogunjá está completamente congestionado. Em alguns trechos da Avenida Bonocô, os carros só podem utilizar uma faixa.

17/06/2013 06h17 - Atualizado em 17/06/2013 12h08

Chuva forte deixa vias alagadas em Salvador

Avenidas Bonocô, Paralela e Ogunjá amanheceram alagadas.
Transalvador orienta motoristas a evitarem as vias.

Do G1 BA

  •  
Avenida Bonocô alagada em Salvador, Bahia (Foto: Imagem TV Bahia)Avenida Bonocô é uma das que amanheceu alagada em Salvador (Foto: Imagem TV Bahia)
A chuva que atinge Salvador desde o domingo (16) se intensificou na madrugada desta segunda-feira (17) e deixou vias alagadas logo no início do dia. Segundo a Transalvador, as avenidas Bonocô, Paralela e Ogunjá, três importantes vias da cidade, amanheceram alagadas. A orientação do órgão de trânsito é que os motoristas evitem trafegar pelos três locais. Não há registros de acidente nesta manhã.
De acordo com a Transalvador, por volta das 6h30, os motoristas já encontravam dificuldade nas três avenidas alagadas, e em vias que têm pontos de alagamento, como ACM (dois sentidos), Baixa do Fiscal, que além das poças de água está interditada no sentido Calçada por conta de uma obra, Vasco da Gama (ambos os sentidos) e saída da Estação da Lapa, sentido Barris.
O órgão de trânsito alerta que o trecho da Avenida Aliomar Baleeiro, mais conhecida como Estrada Velha do Aeroporto (EVA), que foi inteditada também depois de parte da pista ceder por causa da chuva, continua fechada, o que complica o trânsito nas redondezas.
Chuva forte parte asfalto em trecho da rodovia BR-324, na região metropolitana de Salvador. (Foto:  Mauro Akin Nassor/BAPRESS/Estadão Conteúdo)Chuva forte parte asfalto em trecho da BR-324
(Foto: Mauro Akin Nassor/BAPRESS/
Estadão Conteúdo)
Na saída de Salvador via BR-324, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito está lento na altura do local que foi interditado por conta de uma cratera aberta pela chuva há duas semamas.
Segundo a Transalvador, também por conta da chuva, a pista dupla que seria aberta nesta manhã na Avenida Lafayete Coutinho, mais conhecida como Contorno, que está interditada por causa de um deslizamento, não foi liberada porque a terra continua cedendo no local. O órgão de trânsito informou que técnicos da Transalvador e da Codesal estão no local para fazer uma avaliação.
Solicitações
Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), até as 7h15 desta segunda-feira (17) recebeu seis solicitações de emergência.

Foram registrados cinco deslizamentos de terra e um desabamento de imóvel. Não houve feridos em nenhuma das situações.
O órgão atende em esquema de plantão, por 24 horas. A população pode acionar a Codesal através do telefone 199. A ligação é gratuita.
Região foi interditada em Salvador (Foto: Silvia Rezende / Rede Bahia)Região foi interditada para evitar novos acidentes
(Foto: Silvia Rezende / Rede Bahia)
Deslizamento
Um grande deslizamento de terra interditou a Avenida Lafayete Coutinho (Contorno) na manhã de domingo (16), em Salvador. A via é uma das mais importantes da capital baiana, que dá acesso a bairros como o Comércio e Campo Grande. Chovia forte na cidade quando o acidente ocorreu.

Um rapaz que passava pelo local a pé afirmou que precisou correr quando viu a terra deslizando. Ele ficou ferido levemente. Segundo a Defesa Civil, não há informações sobre pessoas feridas com gravidade.
Uma testemunha chegou a afirmar que um carro teria ficado sob os escombros, mas a informação não foi confirmada pela Defesa Civil.
O órgão tem a estimativa inicial de que cerca de 50 mil toneladas de terra vieram abaixo. As causas do deslizamento estão sendo investigadas. A hipótese inicial dos engenheiros da Defesa Civil é de que um bueiro entupido no alto da encosta possa ter contribuído para o ocorrido. O órgão aponta que a tampa do bueiro foi roubada e muito lixo foi parar dentro da estrutura, o que impedia já há algum tempo o escoamento correto da água.
Avenida Contorno (Foto: Patrícia Abreu/Arquivo Pessoal)Avenida Contorno, em Salvador
(Foto: Patrícia Abreu/Arquivo Pessoal)
Segundo as informações da Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 10h. A encosta fica nos fundos do Museu de Arte Sacra. Um imenso buraco se formou depois que a terra deslizou. Postes de luz, placas de propaganda e vegetação foram derrubados. As duas pistas da avenida estãi interditadas.
Trânsito
Segundo previsão da Prefeitura de Salvador, a perspectiva é de liberação da Avenida Contorno, no sentido Campo Grande, até o início da manhã de segunda-feira (17). A operação não foi possível por conta da forte chuva desta segunda-feira (17). A liberação total da avenida deve acontecer daqui a três ou quatro dias, estima a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Defesa Civil.

A recomendação ao motorista é usar como alternativa o túnel Américo Simas e a Ladeira da Montanha.
  •  
Cratera se abriu após deslizamento (Foto: Filipe Ferreira / Arquivo Pessoal)Cratera se abriu após deslizamento (Foto: Filipe Ferreira / Arquivo Pessoal)
 
Deslizamento na avenida Contorno (Foto: Filipe Ferreira / Arquivo Pessoal)Deslizamento na região da Contorno (Foto: Filipe Ferreira / Arquivo Pessoal)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário