Seguidores

quarta-feira, 12 de junho de 2013

MONÇÃO NA ÁSIA


Imagem do dia 05 de junho mostra muitas nuvens sobre o sul da Índia e no Sri Lanka.

  euronews

Monção já matou cerca de 30 pessoas no Sri Lanka

10/06 06:44 CET

As chuvas da época de monções já fizeram quase três dezenas de mortos no Sri Lanka.
A Marinha e a Força Aérea têm em curso uma operação de resgate para encontrar perto de 30 pescadores dados como desaparecidos desde sábado. As vítimas mortais são, praticamente todas, pescadores que foram surpreendidos no mar pela monção que se abateu sobre o país.


 
G1  01/06/2013 12h51 - Atualizado em 01/06/2013 13h14

Chuvas de monção chegam à Índia e devem aliviar seca em áreas agrícolas

Chuvas chegaram neste sábado à região de Kerala.
As monções são vitais para 55% das terras agrícolas no país.

Da Reuters



As cruciais chuvas de monção na Índia chegaram na hora em Kerala, na costa sul do país, neste sábado (1º), afirmou uma autoridade climática, aumentando as perspectivas agrícolas e as esperanças de alívio da seca em áreas de cultivo de algodão e açúcar.
"A monção chegou a Kerala e a grande parte do vizinho Tamil Nadu", disse à Reuters o diretor-geral do Departamento Meteorológico da Índia, LS Rathore, referindo-se aos dois Estados do sul.
As chuvas, que vão de junho a setembro, são vitais para 55% das terras agrícolas sem irrigação na Índia, um dos maiores produtores e consumidores mundiais de alimentos.
Menino anda em leito de rio seco em Jammu, na Índia (Foto: Channi Anand/AP)Menino anda em leito de rio seco em Jammu, na Índia (Foto: Channi Anand/AP)
Sete Estados do sul e oeste atingidos pela seca no ano passado precisam de chuvas abundantes para ajudar na recuperação. As chuvas de monção devem chegar aos Estados de Karnataka e Andhra Pradesh nos próximos dois dias.
A agência meteorológica indiana previu no mês passado que as chuvas chegariam a Kerala em 3 de junho, com margem de erro de quatro dias para mais ou menos, um período considerado normal, o que permitirá o plantio de arroz, soja e algodão na época adequada.
No ano passado, as chuvas de monção atingiram Kerala quatro dias depois da data prevista, 1 de junho. Mas as chuvas globais na temporada ficaram apenas 8 por cento abaixo do normal, garantindo uma boa colheita de arroz, suficiente algodão para sustentar as exportações e uma produção de açúcar superior à demanda.
Chuvas adequadas na temporada podem ajudar a economia rural e manter a inflação controlada, já que a coalizão de governo da Índia se prepara para uma rodada de eleições estaduais neste ano e um pleito nacional em maio de 2014.
A temporada de chuvas de monção começa sobre a costa de Kerala e se desenrola ao longo do resto da Índia e nos vizinhos Bangladesh, Butão e Nepal em meados de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário