Seguidores

sexta-feira, 21 de junho de 2013

FRENTE FRIA NO SUL DO BRASIL



21/06/2013 06h39 - Atualizado em 21/06/2013 07h25

Frente fria chega em Santa Catarina no primeiro dia de inverno

Devido à frente fria, o tempo continua instável nesta sexta-feira (21).
Massa de ar seco também ajuda a deixar as temperaturas baixas no estado.

Do G1 SC

Deve chover em todo o estado nesta quarta (19) (Foto: Joana Caldas/G1)Frente fria provoca queda de temperatura em todo o estado nesta sexta-feira (21) (Foto: Joana Caldas/G1)
 
 Uma nova frente fria chega ao Sul do país, mantendo o tempo instável em Santa Catarina neste primeiro dia de inverno, segundo a Epagri/Criam. A chuva deve estar presente em boa parte desta sexta-feira (21), principalmente da Serra ao Litoral, com pequenas aberturas no Oeste a partir da tarde, devido a aproximação de uma nova massa de ar frio e seco.
Segundo o Epagri/Ciram, as temperaturas serão baixas em todo o estado. As máximas devem ser de 13ºC na Serra catarinense, 16ºC no Oeste, 20ºC no Sul, e 21ºC no Vale do Itajaí, na Grande Florianópolis e no Norte do estado.
Chance de geada
Entre a noite de sexta-feira e madrugada de sábado (22), uma nova massa de ar frio chega ao Sul do Brasil, estabilizando o tempo e declinando bastante a temperatura. O fim de semana será frio, com previsão de geada nas áreas altas do estado, onde as mínimas podem ficar próximas de 0°C e até abaixo na Serra.

Inverno em Santa Catarina
Segundo a Epagri/Ciram, o inverno começa com um padrão atmosférico mais favorável a ocorrência de chuva frequente, porém a previsão para o trimestre de junho, julho e agosto é de chuva próxima a abaixo da média climatológica.

Com relação à temperatura, a previsão é de um inverno típico com temperaturas próximas a média climatológica, no trimestre. No entanto, as mínimas tendem a ficar um pouco abaixo da média em boa parte do período, mas também ocorrerão dias mais aquecidos.

Durante os episódios de ondas de frio intensas e duradouras, são esperadas temperaturas próximas de 0ºC, e até mesmo negativas, nas áreas altas do estado, resultando na ocorrência de geada. Neve também é esperada, especialmente em julho e agosto, nas áreas altas da Serra.



21/06/2013 07h47 - Atualizado em 21/06/2013 11h24

Inverno começa com frio e chuva no Rio Grande do Sul

Temperaturas irão diminuir no fim de semana, segundo Inmet.
Máximas ficarão abaixo dos 20°C nesta sexta-feira (21).

Do G1 RS

Frio e chuva em Porto Alegre nesta sexta-feira (21) (Foto: Vinícius Rebello/G1)Frio e chuva em Porto Alegre nesta sexta-feira (21) (Foto: Vinícius Rebello/G1)
O Rio Grande do Sul amanheceu com tempo característico de inverno nesta sexta-feira (21) no dia em que a estação se iniciou. Faz frio e chove na maior parte do estado. Durante o dia, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê tempo encoberto, com condições favoráveis a chuva forte em áreas isoladas. Os ventos podem variar de 60 km/h e 90 km/h, o que diminui a sensação térmica.
Em São José dos Ausentes, na Serra, fazia 8,6°C por volta das 7h. Em Porto Alegre o Inmet registrava 13,6°C, com vento e chuva fraca. O dia seguirá úmido. Em São Luiz Gonzaga, na Região das Missões, foi registrado o maior volume de precipitação até o início da manhã, com 20 milímetros.
Durante a tarde as temperaturas tendem a ficar baixas. O Inmet prevê máximas de 18°C. Em Porto Alegre não deve fazer mais de 16°C. Em Erechim, no Noroeste, a previsão é de até 14°C e, em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, 13°C.
Frio aumenta no fim de semana
No sábado (22), as temperaturas não devem passar dos 16°C no estado. O Inmet indica que o tempo permanecerá nublado, com chuva fraca em áreas isoladas no Leste. Nas demais regiões, pode ocorrer formação de nevoeiro. Já no domingo (23) a chuva deverá dar uma trégua. O tempo deverá ficar parcialmente nublado, e úmido. As temperaturas irão variar de 2°C a 19°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário