Seguidores

sábado, 28 de junho de 2014

FORMAÇÃO DE CICLONE EXTRATROPICAL NO SUL DO BRASIL

Imagem das 20h de 28.06.2014 mostra já a formação do ciclone extratropical que causará ventania no sul do Brasil no domingo.

Aqui imagem em HD das 10h de 29.06.2014 mostra o ciclone extratropical no sul do Brasil e uma depressão tropical com ventos de 46km/h que pode evoluir para tempestade tropical nos próximos dias no Pacífico na costa mexicana.

JORNAL ZERO HORA

Ciclone extratropical pode provocar ventos de até 80km/h em Porto Alegre no domingo

Capital e Litoral Sul devem ser regiões mais afetadas

28/06/2014 | 14h38
Ciclone extratropical pode provocar ventos de até 80km/h em Porto Alegre no domingo Carlos Macedo/Agencia RBS
Chuva deve continuar no domingo na Capital Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS
O tempo instável que predomina no Rio Grande do Sul desde o início da semana deve ganhar novos contornos neste domingo. A formação de um ciclone extratropical ainda durante a madrugada pode provocar ventos fortes em Porto Alegre e região litorânea do Rio Grande do Sul ao longo do dia. A previsão é que atinjam entre 60km/h e 80 km/h nesse locais.

Por conta da chuva intensa e da umidade do solo, uma das principais preocupações na Capital é para a queda de árvores.


De acordo com a meteorologista da Somar, Thaize Baroni, o fenômeno ocorre pelo deslocamento para o oceano da área de baixa pressão que está sobre o Estado e tem provocado precipitações intensas. O ciclone deve provocar chuvas mais fortes na faixa leste.

Em Porto Alegre, a previsão é que entre a noite deste sábado e o domingo o volume atinja 30 milímetros. No mês de junho, a média histórica é de aproximadamente 140 milímetros. Para as cidades litorâneas, há alerta para possibilidade de ressaca no mar.

Menos chuva no Norte
Enquanto a área de baixa pressão se desloca para o oceano e aumenta as chuvas no Leste, no Norte, região mais prejudicada pelas precipitações, não há previsão de temporal. A chuva deve dar uma trégua na segunda-feira.

Capa do Portal da Ilha

Ciclone extratropical provocará chuva e vento intensos em parte do Sul do Brasil

Publicado em 27/06/2014 às 23:42:01

Neste sábado (28/06), a chuva forte estará localizada no sul e sudoeste do PR, em SC e em grande parte do RS (inclusive na região da capital Porto Alegre).


Siga o Portal da Ilha no Twitter e acompanhe também no Facebook

Ressalta-se que no RS a chuva será extrema em áreas da serra do sudeste, Laguna dos Patos e no litoral, onde o acumulado poderá ultrapassar a 100 mm. Em SC a chuva extrema estará concentrada entre a serra, planalto sul, sul e litoral sul do Estado, principalmente durante a madrugada.

Nesse dia haverá um ciclone extratropical no RS, que provocará ventos fortes em todo o litoral do RS, principalmente na região de Rio Grande. A intensidade do vento durante o dia variará até 60 km/h e as rajadas poderão chegar a 80-100 km/h. Também no interior do RS os ventos estarão moderados e podendo ter rajadas de 60-80 km/h. Esses ventos também serão fortes no litoral sul de SC.

No domingo (29/06) o RS terá chuva intensa em áreas da campanha, serra do sudeste, Laguna dos Patos, parte da depressão central, sul e no litoral (inclusive na região da capital Porto Alegre). Em algumas áreas da metade sul do RS o acumulado poderá ultrapassar a 100 mm. Essa chuva no RS deverá atuar entre a madrugada e pela manhã, vindo a diminuir de intensidade entre a tarde e a noite.

Nesse dia o ciclone extratropical estará no RS e se deslocará do continente para o oceano, e por isso, os ventos estarão mais fortes em todo o litoral do RS, principalmente na região de Rio Grande. A intensidade do vento durante o dia variará até 60 km/h e as rajadas poderão chegar a 80-120 km/h. Também no interior do RS os ventos estarão moderados e podendo ter rajadas de 60-80 km/h. No litoral sul de SC as condições são para ventos fortes em alguns momentos do dia.

IMPORTANTE:
A chuva intensa deverá persistir em SC pelo menos até o sábado (28/06) e também em áreas do sudoeste do PR. Por isso, não se descarta a ocorrência de impactos significativos à população correspondente às principais áreas vulneráveis desses Estados. Os acumulados de chuva nas últimas 36h ultrapassaram a 100 mm em várias cidades do norte do RS e do centro ao oeste de SC.

FONTE: Cptec/Inpe

Nenhum comentário:

Postar um comentário