Seguidores

sexta-feira, 20 de junho de 2014

MAIS FRIO AINDA NO SUL DO BRASIL


Imagem visível 1km das 10h de 20.06.2014 mostra os fortes nevoeiros(ou neblina) nos vales dos rios e na região serrana. Nuvens sobre o Atlântico.




20/06/2014 08h22 - Atualizado em 20/06/2014 10h19

Neblina atinge Porto Alegre e causa transtornos em voos de aeroporto

De acordo com a Infraero, Salgado Filho ficou fechado por mais de 1h.
Nas chegadas, 4 voos foram cancelados e dez atrasaram nesta manhã.

Do G1 RS
Aeroporto Salgado Filho fecha por mais de uma hora nesta manhã (Foto: Andre Azeredo/RBS TV)Aeroporto Salgado Filho fecha por mais de uma hora nesta manhã (Foto: Andre Azeredo/RBS TV)
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, fechou para pousos às 7h35 desta sexta-feira (20), segundo a Infraero. Nas chegadas, quatro voos foram cancelados e dez ficaram atrasados. A causa foi a forte neblina que atinge a cidade. Depois de pouco mais de uma hora, às 8h49, as aterrissagens foram retomadas. Nas partidas, foram seis cancelamentos e dois atrasos.
Apesar de já ter adquirido um novo sistema de pouso por instrumentos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ainda não liberou o equipamento. Na segunda-feira (16), o mau tempo também restringiu as operações no aeroporto. Quatro voos foram cancelados durante a manhã e 28, entre chegadas e partidas, atrasaram, deixando turistas à espera no terminal.
Instalado desde fevereiro, o ILS 2 de categoria 2 (Instrument Landing System, na sigla em inglês), passou por uma simulação na sexta-feira (13). Para agilizar a liberação, a Anac autorizou a isenção temporária de alguns requisitos de segurança do sistema.
Um relatório com os resultados dos testes começou a ser elaborado após a simulação. Segundo a Anac, no entanto, a Infraero ainda está cumprindo requisitos da decisão de isenção concedida pela diretoria da Anac.
O sistema de pouso por instrumentos, que teve custo de R$ 46, 5 milhões, amplia as condições de pousos e decolagens em condições de baixa visibilidade, minimizando em até 30% o impacto causado pela neblina no Aeroporto Internacional Salgado Filho.
Atualmente, o Salgado Filho opera com o ILS 1, que não permite pousos com teto (distância entre a camada de nuvens e o solo) inferior a 60,9 metros e visibilidade horizontal de 800 metros. O ILS 2 reduziria esses números pela metade: 30,4 e 400 metros, respectivamente. Ainda assim, o problema causado pela neblina não seria completamente sanado.
 

 JORNAL ZERO HORA

Oito cidades tiveram recorde de frio no Rio Grande do Sul

Dois municípios ainda registraram temperaturas abaixo de zero: Quaraí e São José dos Ausentes

20/06/2014 | 07h36
Oito cidades tiveram recorde de frio no Rio Grande do Sul Carlos Macedo/Agencia RBS
Foto: Carlos Macedo / Agencia RBS
O Rio Grande do Sul amanheceu gelado nesta sexta-feira. O frio, que chegou com uma massa da ar polar vinda da Argentina, segue jogando o mercúrio dos termômetros para baixo. A previsão indica um dia com tempo seco, ensolarado e sem previsão de chuva.


Quaraí, na Fronteira, e São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, registraram temperaturas abaixo de zero, com -0,7°C e -0,2°C, respectivamente. Oito cidades no Estado marcaram o recorde negativo de temperatura no ano: Porto Alegre, São Borja, Tramandaí, São Gabriel, Santiago, Santa Maria, Rio Grande e Alegrete. A Capital gaúcha registrou 4,8°C durante a madrugada. A máxima não deve passar de 16°C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário