Seguidores

sexta-feira, 13 de junho de 2014

FURACÃO CRISTINA CHEGOU À CATEGORIA 4


 swissinfo.ch - Swiss Broadcasting Corporation

Furacão atinge categoria III ao se afastar do Pacífico mexicano

 
O furacão Cristina alcançava a categoria III na madrugada desta quinta-feira, enquanto continuava se afastando lentamente da costa sudoeste do México, onde deve continuar provocando fortes chuvas, informou o Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami (EUA).

O furacão, no terceiro de cinco graus na Escala de Saffir-Simpson, se localizava 390 km a sudoeste de Punta San Telmo, no estado de Michoacán, e 370 km ao sul de Manzanillo, Colima, declarou o CNH em seu relatório das 09h00 GMT (06h00 de Brasília).

O ciclone se deslocava a 13 km por hora a oeste-noroeste com ventos máximos de 195 km por hora.

Cristina, que havia se formado como tempestade tropical em frente à costa do Pacífico do México, seguirá provocando chuvas muito fortes em pontos de Jalisco (oeste), Colima, Michoacán e Guerrero (sul) e fortes em regiões de Nayarit (oeste), além de ondas de até 4 metros de altura na costa dos estados do Pacífico central, advertiu a instituição.

Devido às chuvas contínuas em alguns estados nos últimos dias, "podem ser registrados deslizamentos, transbordamentos de rios, bloqueios de ruas e estradas, assim como inundações em zonas baixas", insistiu o Centro ao pedir que a população esteja atenta aos chamados da Defesa Civil e das autoridades.

No fim de maio, Amanda, o primeiro furacão da temporada de ciclones que se estende até o fim de novembro, provocou a morte de três pessoas em Michoacán e Guerrero.

Em 2013, o México foi atingido simultaneamente pelos furacões Ingrid (Golfo do México) e Manuel (Pacífico), que deixaram 157 mortos e ao menos 1,7 milhão de atingidos.
afp_tickers


DO CLIMATEMPO

Furacão de categoria 4 na costa do México

13 de junho de 2014 às 00:21 por Josélia Pegorim
Um grande furacão está sendo monitorado na costa oeste do México. Seu nome é Cristina e se formou há três dias sobre o oceano Pacífico. Cristina alcançou a categoria 4 nesta quinta-feira, 12, na escala Saffir-Simpson que vai até 5.

O boletim do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, sigla em inglês, das 21 UTC (18h horas em Brasília) de 12 de junho informou que o olho do furacão Cristina estava sobre o mar, a 435 km de Menzanillo. O porto de Menzanillo é uma importante rota marítima.










Cristina provoca ventos constantes da ordem de 220 km/h, com rajadas maiores, centro de pressão estimado em 945 mb e se move com velocidade de 13 km/h para norte-noroeste. Segundoo NHC, este furacão deve permanecer ativo nesta sexta-feira.

A formação de furacões é comum nesta época do ano na costa oeste do México. Cristina é o segundo furacão da temporada. Antes dele teve Boris,mas que não passou de tempestade tropical e Amanda, que foi um furacão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário