Seguidores

segunda-feira, 9 de junho de 2014

CHUVAS NO SUL DO BRASIL SEM INFLUÊNCIA DO EL NIÑO???

Como vimos na postagem do dia 06.06.2014 há claramente a influência do El Niño nas chuvas do sul do Brasil.
Vejam nessa imagem em vapor dágua do dia 07.06.2014 a grande quantidade de umidade que vem do Pacífico e que desceu da região do El Niño.
 Vejam mais claramente na imagem animada, o movimento da corrente de jato sobre a América do Sul trazendo umidade da região do El Niño:
 Eles dizem:"
— A ocorrência dos últimos dias levou em conta fatores como áreas de instabilidade reforçadas pelo deslocamento de uma frente fria." Só que na verdade, e eles não dizem, essas instabilidades receberam umidade vinda da região do El Niño.

 Portanto, concluo o meu comentário dizendo que a meteorologia brasileira é tão atrasada e incompetente que é incapaz de perceber isso.
Vejam os detalhes no link:
http://filosofiaclimatica.blogspot.com.br/2014/06/mais-uma-influencia-do-fenomeno-el-nino.html 



DIÁRIO CATARINENSE     08/06/2014 | 23h05Atualizada em 08/06/2014 | 23h10

Chuvas do fim de semana em Santa Catarina não têm relação com o El Niño

Fênomeno só deve chegar ao Estado entre o fim do inverno e o início da primavera

A intensa chuva que caiu por quase 48h ininterruptas em algumas regiões do Estado, causando prejuízos nas regiões do Norte, Vale do Itajaí e Litoral do Estado neste fim de semana, não têm relação com o esperado El Niño. Este fenômeno está previsto para chegar somente entre o fim do inverno e início da primavera, trazendo grandes volumes de precipitação. As pancadas registradas em Santa Catarina entre sexta e domingo foram causadas por deslocamentos de uma frente fria.

O meteorologista do Grupo RBS Leandro Puchalski reforça que são vários os fatores que provocam fortes chuvas neste período:

— A ocorrência dos últimos dias levou em conta fatores como áreas de instabilidade reforçadas pelo deslocamento de uma frente fria.

A  previsão é de que o tempo comece a melhorar em Santa Catarina a partir da madrugada deste domingo, por causa da chegada de uma massa de ar frio e seco que faz crescer a estabilidade. Boa notícia, principalmente para as áreas mais atingidas, é o retorno do sol, mesmo que ainda com frio.

De acordo com Puchalski, ainda é cedo para afirmar se haverá mais chuva intensa nas próximas semanas, pois isso depende da repetição de condições climáticas.

A última vez que houve El Niño forte foi em 2009, quando choveu acima do normal de julho a dezembro, com destaque para setembro, que foi muito chuvoso. Desde fevereiro as áreas de acompanhamento do oceano mostram aquecimento gradual das águas, fenômeno característico do El Niño.


brazil 

http://www.brasilpost.com.br/al-gore/o-passo-mais-importante_b_5447614.html 

O passo mais importante já dado no combate à mudança climática na história dos EUA

Publicado: 04/06/2014 17:28

Emissions

O anúncio feito ontem (3/6) pelo governo Obama de reduzir a poluição das usinas de energia de nosso país, que provoca o aquecimento global, é o passo mais importante já dado para combater a crise climática na história de nosso país.
Simplesmente não podemos continuar usando a atmosfera como um esgoto a céu aberto para uma poluição suja e perigosa que causa o aquecimento global e põe em risco nossa saúde, provoca tempestades e inundações, deslizamentos de terra e secas muito mais perigosas e ameaçadoras -- não somente no futuro, mas aqui e agora. Assim como na conexão entre o tabaco e o câncer de pulmão, interesses especiais negaram veementemente a ligação entre as emissões de carbono e a crise climática. Mas a realidade do aquecimento global hoje é muito mais visível, e muito mais pessoas começam a exigir ações.
Esses mesmos interesses especiais hoje reconhecem que a mudança é inevitável, mas continuam fazendo alegações enganosas e falsas para disseminar a confusão e retardar a ação pelo maior tempo possível. No entanto, hoje está claro que mais inação seria extremamente perigoso e destrutivo para os Estados Unidos e para o resto do mundo.
Felizmente, graças à inovação e ao trabalho duro de empresas, cientistas e engenheiros americanos, hoje temos soluções energéticas limpas que são muito mais eficientes, economicamente competitivas e mais amplamente disponíveis que nunca. As energias solar e eólica já são mais baratas do que as antigas fontes sujas de energia em muitas áreas, e estão ficando mais baratas a cada ano -- assim como ocorreu com os telefones celulares e os computadores.
Depois de anos de tempestades mais fortes e frequentes, enchentes sem precedentes e deslizamentos de terra assassinos, a seca generalizada e a disseminação de incêndios -- para não falar em ondas de calor que batem recordes, a necessidade de uma ação ousada é óbvia e urgente. O presidente Obama assumiu os desafios por meio de uma série de ações críticas, dando poder à Agência de Proteção Ambiental (EPA) para aplicar os limites de emissões de CO2 às novas usinas de energia, acelerar a adoção de energia renovável e aplicar novos padrões ousados de economia de combustíveis, enquanto continua a conscientizar sobre a urgência da crise climática e a restabelecer a liderança americana no cenário global.
Solucionar a crise climática sem dúvida será difícil, mas graças a essa ação do presidente Obama e de muitos outros hoje estamos em posição de nos colocarmos no caminho de um futuro sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário