Seguidores

quarta-feira, 25 de junho de 2014

INVERNO COM INFLUÊNCIA DO EL NIÑO


Imagem das 10h de 25.06.2014 vemos frente fria estacionária sobre o sul do Brasil e recebe umidade do sul do Peru, região do El Niño.

diariodosudoeste.com.br
Pato Braco - PARANÁ
Pato Branco, 25 de Junho de 2014

Publicado em 23 de Junho de 2014, às 14h28min

Inverno de 2014 será marcado pelo retorno do El Niño

Diário do Sudoeste Redação
Há possibilidade da ocorrência de geadas em todo o Estado (Foto: )
Teve início na manhã de sábado (21), o inverno. A estação mais fria do ano vai até o 22 de setembro, porém, em virtude do fenômeno El Niño, os serviços metrológicos apontam que neste ano não teremos temperaturas tão baixas como as registradas em 2013.
De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, o regime de chuva se apresentará acima da normal climatológico durante o trimestre do inverno, porém durante a primeira metade da estação espera-se que a distribuição da chuva acompanhe a climatologia disponível para o Estado.
Ainda, segundo o Simepar, os períodos seguintes devem ser influenciados pelo fenômeno El Niño, ou deve ter por consequência nos meses de agosto e setembro mais chuvas que um ano típico. Sendo que os primeiros sinais do aumento no volume de chuva devem ser observados no Oeste, Sudoeste e Sul do Estado.
 Em relação às temperaturas para o trimestre (julho/agosto/setembro/2014), o esperado é que as mesmas fiquem acima da média histórica, também em virtude da atuação do El Niño, que deve impedir que as ondas de ar frio pelo Paraná sejam tão frequentes, principalmente a partir do mês de agosto.
Contudo, o Simepar não descarta o registro de dias de muito frio, associados ao deslocamento de massa de ar frio intensa, de origem polar. E, assim, há possibilidade da ocorrência de geadas em todo o Estado, sendo que a previsibilidade para o risco de geada é de até 72 h de antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário