Seguidores

segunda-feira, 30 de junho de 2014

CENTRO DO CICLONE PASSA SOBRE O RIO GRANDE DO SUL


 Imagem das 08h30min de 30.06.2014 mostra o centro do ciclone extratropical de 1006hPa passando sobre o litoral do Rio Grande do Sul. Abaixo, imagem de ontem às 18h ainda sobre o estado.

 Ventos às 08h30min de 30.06.2014 mostram aqui moderados de 18km/h mas houve rajadas fortes no sul do Rio Grande do Sul e devem aumentar sobre o mar.
 Aqui em amarelo os ventos sobre o litoral do RS às 08h30min de 30.06.2014.
  
Previsão de ondas para os próximos dias:
As ondas hoje às 08h30min:


DO CLIMATEMPO

Ciclone extratropical provoca rajadas de vento no RS

30 de junho de 2014 às 07:55 por Aline Tochio
Um sistema de baixa pressão atmosférica se formou sobre o Paraguai no final da semana passada e avançou pelo Sul do Brasil, até sair pela costa do Rio Grande do Sul, caracterizando um ciclone extratropical. Esse sistema está formando muitas nuvens sobre o Estado gaúcho e sobre o sul de Santa Catarina. Na imagem de satélite abaixo, é possível ver as nuvens do ciclone em tons verde claro.



Por causa desse ciclone extratropical, rajadas de vento estão sendo registradas em várias áreas do centro-leste do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, o aeroporto Salgado Filho registrou rajadas de 55 km/h às 07 horas. No momento chovia com moderada intensidade na capital e a temperatura era de 14ºC, mas durante as rajadas de vento, a sensação era de apenas 06ºC.

O aeroporto de Pelotas, no sul gaúcho, também registrou rajadas de 46 km/h às 07 horas desta segunda-feira. Também estava chovendo fraco na cidade, com temperatura de 16ºC e sensação de 09ºC.

De acordo com medições do INMET, às 07 horas as rajadas de vento chegavam a 63 km/h em Canguçu, 59 km/h em Rio Pardo e 55 km/h em Caçapava do Sul. Ao longo do dia esse ciclone extratropical tende a se afastar para o oceano, mas as rajadas de vento ainda vão continuar.

Ventos fortes e frio de inverno voltam a predominar em Santa Catarina

Semana ainda começa com chuva entre a Serra e o Sul do Estado


Ventos fortes e frio de inverno voltam a predominar em Santa Catarina Guto Kuerten/Agência RBS
Sol apareceu no amanhecer da Barra da Lagoa, em Florianópolis, nesta segunda-feira Foto: Guto Kuerten / Agência RBS
A chuva que caiu no Estado até o fim de semana e causou estragos em 39 cidades catarinenses aos poucos se afasta, mas ainda cai entre a Serra e o Sul nesta segunda-feira. Isso porque os ventos de altitude que atuaram por aqui formaram um ciclone extratropical que ainda influencia o tempo em SC, principalmente no Litoral Sul.

::: Para Nasa, chuva em Santa Catarina foi a segunda maior do mundo na semana passada



A segunda-feira começou multicolorida na Barra da Lagoa, em Florianópolis
Foto: Guto Kuerten, Agência RBS
A nebulosidade que ainda é vista na Serra, no Sul e na Grande Florianópolis durante a manhã vai diminuindo conforme o ciclone se afasta para o oceano.

— Este sistema (o ciclone extratropical) deverá trazer vento moderado com rajadas fortes entre Oeste, Serra, Sul e Grande Florianópolis. Ele também traz uma maior presença de nuvens nestas áreas onde o sol aparece em aberturas com destaque para a região da Capital. Entre Serra e Sul poucas áreas poderão ter um chuvisco/chuva leve, mas nada que preocupe — ressalta o meteorologista da RBS Leandro Puchalski.


Capivara aproveita o solzinho da manhã na região do Molhe, em Itajaí
Foto: Rafaela Martins, Agência RBS
A atenção continua nesta segunda para as atividades de navegação, que são completamente desaconselhadas – principalmente na costa próxima do Rio Grande do Sul – pelo meteorologista da RBS e pelos profissionais do Ciram/Epagri.

O mar fica muito agitado e as ondas devem variar entre 1,5 metros e 2,5 metros, com picos de 3 e 4 metros em áreas afastadas da costa. De acordo com informações do Ciram/Epagri, o vento deve sul terá rajadas entre 60km/h e 70km/h, com picos de até 100km/h.


Amanhecer desta segunda-feira foi de tons alaranjados em Blumenau
Foto: Gilmar de Souza, Agência RBS
O sol predomina em grande parte do Estado, principalmente no Vale do Itajaí e nos municípios do Norte. Apesar do céu aberto, as temperaturas não vão aumentar muito ao longo do dia. De acordo com Puchalski, as máximas devem ficar na casa entre 13ºC e 15ºC no Meio-Oeste, Oeste e Planalto Norte, e chegam aos 12ºC na Serra. Nas demais regiões, os termômetros ficam entre 20ºC e 23ºC.



Risco de deslizamentos continua

Como o volume de chuva dos últimos dias foi muito grande no Oeste e no Meio-Oeste, a Defesa Civil mantém o alerta para o alto risco de deslizamentos. As cidades que tiveram o maior acumulado entre os dias 23 e 29 de junho foram:

Mondaí: 424 milímetros
Chapecó: 422 mm
Joaçaba: 345 mm
Ouro: 293 mm
Ibiam: 286 mm
São Miguel do Oeste: 285 mm
Água Doce: 275 mm
Est: Inmet/Ciram

Nenhum comentário:

Postar um comentário