Seguidores

sábado, 20 de setembro de 2014

CHUVA FORTE EM SÃO PAULO

Imagem das 18h30min de 19.09.2014 mostram muitas instabilidades sobre o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo onde causaram chuvas e trovoadas.

19/09/2014 16h06 - Atualizado em 19/09/2014 19h51

Temporal atinge Rio Preto, SP, e deixa 60% da cidade sem energia elétrica

Trânsito na BR-153 parou por alguns minutos; não houve enchente.
Árvores caíram em fios de alta tensão; casas ficaram sem luz e água

Natália Clementin Do G1 Rio Preto e Araçatuba
No bairro Eldorado, a chuva formou enxurrada em ruas (Foto: Fernando / TEM Você)No bairro Eldorado, a chuva formou enxurrada em ruas (Foto: Fernando / TEM Você)
A tempestade que atingiu a região noroeste paulista na tarde desta sexta-feira (19) provocou vários estragos. Segundo informações da CPFL, 60% dos moradores de São José do Rio Preto  (SP) ficaram sem energia, por causa da queda de árvores em fios de alta tensão. Todo efetivo foi chamado para normalizar a situação.
De acordo com informações da torre de controle do aeroporto da cidade, os ventos chegaram a 80 quilômetros por hora. Equipes de Serviços Gerais e da Defesa Civil se deslocaram para vários pontos de Rio Preto para atender solicitações dos moradores. O balanço dos estragos, segundo a prefeitura, só será possível neste sábado (20).
Por conta da falta de energia na Estação de Tratamento de Água, o abastecimento de água para cerca de 200 mil pessoas ficou comprometido. O telefone de emergência - 0800 770 66 - também sofreu interrupção em razão da queda de uma árvore sobre a fiação que alimenta o serviço.
Não houve registro de enchente. O principal problema foi o vendaval, que destelhou casas e derrubou outdoors sobre carros. No bairro Jardim Nazareth, nas proximidades da faculdade Ibilce, árvores caíram e alunos da Unesp tiveram problemas para saírem do prédio. No bairro Maceno, uma árvore centenária caiu no meio da praça Irmã Isaltina.
No Centro, um carro foi atingido por uma árvore na rua Raul de Carvalho. Na Avenida Philadelpho Gouveia Neto, árvores caíram na extensão da pista de caminhada. Em alguns trechos, choveu granizo.

No bairro Solo Sagrado, uma torre de telefonia caiu e atingiu uma residência na rua José Antunes Pereira. No bairro Redentora, a cobertura de uma casa voou e atingiu a casa vizinha.

No Bosque Municipal, diversas árvores caíram e o local permanecerá fechado neste fim de semana para limpeza. Segundo nota da assessoria de imprensa da prefeitura, nenhum dos animais sofreu danos e o fechamento será apenas para limpeza da área. O parque será reaberto ao público somente na terça-feira (23).

Cidades da região
O vento e a nuvem formada por poeira assustou moradores do noroeste paulista. Em Potirendaba (SP), moradores registraram o céu vermelho e enviaram fotos através do aplicativo TEM Você.
Em José Bonifácio (SP), o vendaval provocou muita sujeira. Casas foram destalhadas, postes e árvores cairam. Houve interrupção de energia em alguns bairros. Em Araçatuba (SP), o vento forte derrubou uma árvore na Praça Rui Barbosa e o muro de uma escola.
Vento forte derrubou árvore na Praça Rui Barbosa em Araçatuba (Foto: Eduardo Fonseca / TV TEM)Vento forte derrubou árvore na Praça Rui Barbosa em Araçatuba (Foto: Eduardo Fonseca / TV TEM)
  •  
Cobertura de uma casa voou e atingiu a casa vizinha (Foto:  Roberto Ap Porfirio / TEM Você)Cobertura de uma casa voou e atingiu a casa vizinha (Foto: Roberto Ap Porfirio / TEM Você)
Em Potirendaba, vento e muita poeira assustou moradores (Foto: Luiz Marcos / TEM Você)Em Potirendaba, vento e muita poeira assustou moradores (Foto: Luiz Marcos / TEM Você)
  •  
Árvores caíram na extensão de pista de caminhada em avenida (Foto: Gilbert / Aplicativo TEM Você)Árvores caíram na extensão de pista de caminhada em avenida (Foto: Gilbert / TEM Você)
  •  
No Centro, um carro foi atingido por uma árvore na Rua Raul de Carvalho (Foto: Dayane Bantin / Aplicativo TEM Você)No Centro, um carro foi atingido por uma árvore na Rua Raul de Carvalho (Foto: Dayane Bantin / TEM Você)




19/09/2014 19h12 - Atualizado em 19/09/2014 19h19

Chuva traz alívio a Ribeirão Preto, SP, após dia com nuvem de poeira

Cidade foi encoberta por massa seca durante a manhã e a tarde desta sexta.
Não chovia em Ribeirão Preto desde o dia 3 de setembro; veja previsão.

Do G1 Ribeirão e Franca
Chuva chegou no início da noite desta sexta-feira (19) a Ribeirão Preto (Foto: Reprodução/EPTV)Chuva chegou no início da noite desta sexta-feira (19) a Ribeirão Preto (Foto: Reprodução/EPTV)
A chuva que atingiu Ribeirão Preto (SP) na noite desta sexta-feira (19) trouxe alívio aos moradores. O clima seco e os ventos fizeram com que a cidade fosse encoberta pela poeira durante todo o dia. Mesmo sem sol, os termômetros chegaram a marcar 35ºC, segundo dados da Somar Meteorologia.
Não chovia em Ribeirão Preto desde o dia 3 de setembro. A precipitação durante a noite desta sexta-feira foi causada pela chegada de uma frente fria, mas a previsão meteorológica é de que haja apenas pancadas de chuva durante o fim de semana.
Durante a manhã e a tarde desta sexta, a poeira tomou conta do céu da cidade. A massa seca foi causada por uma mistura de poluição e de poeira. A meteorologista Graziela Gonçalves informou que esse fenômeno ocorre com mais frequência quando há uma queda na umidade relativa do ar. O índice chegou a 16%, o que favoreceu o transporte de poluentes.
Segundo a previsão meteorológica, a temperatura máxima em Ribeirão Preto neste sábado deve chegar aos 35ºC. Em Franca (SP), a máxima pode alcançar 33ºC, mas não há previsão de chuva. Em Sertãozinho (SP), os termômetros podem marcar 34ºC.
Baixa umidade e poluição contribuíram para afetar a paisagem em Ribeirão Preto, SP (Foto: Reprodução/EPTV)Baixa umidade e poluição contribuíram para afetar a paisagem em Ribeirão Preto, SP (Foto: Reprodução/EPTV)

A última chuva registrada em Ribeirão Preto foi no dia 3 de setembro (Foto: Reprodução/EPTV)A última chuva registrada em Ribeirão Preto foi no dia 3 de setembro (Foto: Reprodução/EPTV)


 

 Imagem das 10h de 20.09.2014 mostram ainda muitas instabilidades sobre São Paulo, norte do Paraná e no Mato Grosso do Sul, que causarão muitas chuvas no final de semana.
Abaixo, as descargas elétricas no momento das imagens:


CLIMATEMPO

Grande SP tem chuva forte nas próximas horas

19 de setembro de 2014 às 10:11 por César Soares

Atualizado às 10h40

Às 10h30, o radar meteorológico de Bauru, operado pelo Ipmet/Unesp, detectava chuva sobre Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, São Lourenço da Serra e Juquitiba. A área de chuva avança para a região dos bairros do Butantã, Campo Limpo e Parelheiros na próxima hora.

Áreas de instabilidade já circulam pela manhã da sexta-feira (19) sobre a Região Metropolitana de São Paulo provocando chuva com fraca intensidade segundo informações das imagens do satélite meteorológico.


Imagem de satélite do canal do infravermelho realçado

No entanto, uma linha de instabilidade se desloca da região do Vale do Ribeira (sul do Estado paulista) em direção à Grande São Paulo. Há risco de nuvens do tipo Cumulonimbus (Cb) que vão provocar temporais inclusive na capital paulista. Como pode ser visto na imagem do radar meteorológico de São Roque, as áreas em vermelho e amarelo representam nuvens que podem provocar temporal.


Imagem do radar meteorológico de São Roque-SP às 9h36 (horário local)

Dessa forma a sexta-feira será marcada por muitas nuvens e temporais na cidade de São Paulo. A temperatura também não deve subir tanto por conta da presença de grandes nuvens carregadas.


Fim de semana com muita chuva em São Paulo

A frente fria avança para a costa do Rio de Janeiro, mas ainda deixa o céu carregado de nuvens sobre o Estado de São Paulo. Na Região Metropolitana, o sábado (20) ainda será marcado por mais nuvens e mais chuva. Os volumes acumulados de chuva aumentam. A temperatura ainda fica um pouco mais alta, mas não se engane, o ar abafado favorece a formação de mais nuvens e mais chuva.

No domingo (21) ainda chove principalmente ao longo da manhã. Durante a tarde e a noite as chances de chuva diminuem. O sol até consegue aparecer, mas a temperatura não sobe tanto por conta dos ventos de sul.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário