Seguidores

terça-feira, 30 de setembro de 2014

AINDA MUITAS INSTABILIDADES NO SUL DO BRASIL


 Imagem acima das 08h de 30.09.2014 mostra forte instabilidade sobre a região noroeste do Rio Grande do Sul onde causa chuvas fortes, trovoadas e queda de granizo. As chuvas permanecem hoje todo o dia sobre o Rio Grande do Sul.
Abaixo, imagem das 23h de 29.09.2014 mostram a formação das instabilidades sobre o sul do Brasil.



ricmais.com.br
Temporais

Chuvas atingem 18 municípios e afetam mais de 1.400 pessoas no Paraná






Foto: Dionísio Cerqueira
No total 153 casas foram danificadas
No total 153 casas foram danificadas
Redação RIC Mais com RICTV Record
As chuvas intensas que caem sobre algumas regiões no interior do Paraná desde o final de semana já afetaram 1.429 pessoas em todo o Estado e atingiram 18 municípios, segundo o último boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (29).
As cidades afetadas são:  Apucarana, Araruna, Bom Sucesso, Cafelândia, Carambeí, Cascavel, Corbélia, Goioerê, Mato Rico, Nova Cantú, Nova Tebas, Peabiru, Pitanga, Querência do Norte, Santo Antônio da Platina, São José das Palmeiras, Toledo, Ubiratã.
Até o momento, 38 pessoas estão desalojadas, sendo 20 em Cascavel, 8 em Nova Tebas, 6 em Peabiru e 4 em Santo Antonio da Platina. No total 153 casas foram danificadas.
Ainda segundo a Defesa Civil a Rodovia PR-650, que estava bloqueada no trecho entre São João do Ivaí e Godoy Moreira já foi liberada. Já a Rodovia PR-492, no trecho entre Paraíso do Norte e Rondon, na ponte sobre o Rio Ivaí, encontra-se interditada em um sentido (Rondon-Paraíso do Norte), com o tráfego seguindo em meia pista, sendo o fluxo de veículos controlado por agentes do DER,  com apoio do BPRV.
De acordo com o  Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), neste início de semana a instabilidade é mais significativa na região sul do Paraná, nas áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina. A previsão é de bastante chuva, com acumulados significativos. Mais ao norte do Estado, o tempo volta a ficar abafado, com possibilidade de chuvas a partir da tarde. Não se descarta a ocorrência de temporais, mas de forma isolada, em alguns municípios. O tempo instável deve prevalecer até quarta-feira (1) em todo o Paraná. A partir de quinta (2) o tempo volta a ficar mais estável.



29/09/2014 10h28 - Atualizado em 29/09/2014 11h06

Com chuvas, vazão das Cataratas do Iguaçu fica 3 vezes acima do normal

Volume de água na manhã desta segunda (29) passou de 5,5 milhões de l/s.
Em todo estado, temporais prejudicaram 1.429 pessoas em 18 municípios.

Do G1 PR, em Foz do Iguaçu
A vazão nas Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, amanheceu três vezes acima do normal nesta segunda-feira (29) por conta das chuvas que atingem o estado desde quarta-feira (24). De acordo com o monitoramento hidrológico do Rio Iguaçu feito pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), no início da manhã o volume de água no atrativo, que é de 1,5 milhão de litros de água por segundo em média, passou de 5,5 milhões l/s.
As chuvas também causaram estragos em pelo menos 18 municípios do Paraná. Até as 9h desta segunda, os temporais haviam prejudicado 1.429 pessoas, segundo o último boletim divulgado pela Defesa Civil. O mau tempo danificou 153 residências e ao menos 38 pessoas permaneciam desalojadas, ou seja continuam abrigadas na casa de amigos ou parentes.  Cascavel, no oeste - com 270 pessoas atingidas -, Nova Tebas, no norte – outras 258 - e Nova Cantu, na região central – com mais 200 – são as cidades mais atingidas pelo mau tempo.
A previsão para os próximos dias, conforme o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), é de mais chuvas, principalmente no sul, oeste e sudoeste do estado, em especial nas áreas mais próximas da divisa com Santa Catarina.
A sequência e o acumulado de chuvas, alerta, aumenta o risco de enchentes e deslizamentos de terra nestas regiões. No norte, os dias serão abafados, com chuvas isoladas à tarde. O tempo só volta a melhorar a partir de quinta-feira (2).



  PELA MetSul Meteorologia FACEBOOK
HOJE NO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL

ONIBUS É ARRASTADO PELAS ÁGUAS NO NOROESTE DO ESTADO |
 Um ônibus de linha regular da empresa Unigal foi arrastado pelas águas no interior do município de Santo Cristo, perto da divisa com Cândido Godoy, devido à cheia do Rio Amandau. O prefeito de Santo Cristo informou por telefone à MetSul Meteorologia que as oito pessoas a bordo do ônibus foram resgatadas sem ferimentos. Choveu mais de 250 mm na cidade desde domingo. A Prefeitura faz levantamento dos danos em estradas e pontes do município para avaliar a decretação de emergência.



SITUAÇÃO CRÍTICA NO NOROESTE DO ESTADO | Os volumes de chuva desde o domingo superam 300 mm, sendo mais de 200 mm apenas nesta terça, em várias cidades do Noroeste do Rio Grande do Sul. Rios, arroios e córregos saíram do leito e muitas comunidades enfrentam enchente. A chuva vai persistir no restante desta terça e ainda no começo da quarta, devendo ser localmente forte a torrencial em alguns momentos. A chuva extrema confirma alerta feito por dias seguidos de que a região poderia acumular volumes extremamente elevados de precipitação com potencial de cheias de rios e outros problemas para a população. Está em uma cidade atingida e tem fotos ou informações? Publique as informações nos comentários abaixo e nos envie as imagens da enchente.

CHUVA EXTREMA TRAZ EMERGÊNCIA EM SANTA ROSA | A chuva acumulada só entre a meia-noite e meio-dia de hoje (12 horas) foi de 234 mm no bairro Planalto, em Santa Rosa. O acumulado desde domingo até o meio-dia chegava a 311 mm, o que trouxe graves inundações na cidade (imagens de reprodução da Rede Globo). A estação automática do Inmet no município anotou 146 mm apenas entre 2h da madrugada e 10h da manhã.



 NA ARGENTINA
metra-noticias.blogspot.com.ar

TORMENTAS INTENSAS Y DESTROZOS

Semana muy inestable en el norte del Litoral, inclusive desde el fin de semana.Por efecto de un frente cálido, se fueron regenerando tormentas aisladas en Chaco, Corrientes, Formosa y Misiones.

Algunas de estas tormentas tornaron características severas, dejando importantes acumulados de precipitación, ráfagas y granizo, especialmente en Corrientes y Misiones.En el caso de Posadas (Misiones), en el transcurso del Lunes y Martes precipitaron entre 100 y 150 mm. Paraguay y el sur de Brasil también afectados por este evento que inclusive permanecerá hasta el Miércoles (01/10).Lo que vale destacar, es los importantes destrozos que hubo en localidades como Santa María, donde los barrios más castigados fueron: San Fernando, Cerro Costa, Itacurubí, San Juan Bermans.


LLUVIA
 CALLE ANEGADA EN POSADAS | Foto - Misiones Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário