Seguidores

terça-feira, 9 de setembro de 2014

TEMPESTADE NO URUGUAI

Imagem das 12h de 09.09.2014 mostra forte instabilidade de uma frente fria sobre o Uruguai onde causa chuvas e trovoadas, com quedas de granizo.

elpais.com.uy

Lluvia cambia el programa de la Expo Prado

La calificación de Hereford fue corrida para la tarde. La agenda política se mantiene y se espera la presencia del presidente de la República.
Foto: Ariel Colmenga
Foto: Ariel Colmenga
Foto: Ariel Colmenga
Foto: Ariel Colmenga
Foto: Ariel Colmenga
Foto: Ariel Colmenga
Foto: Ariel Colmenga
Foto: Ariel Colmenga
Foto: Ariel Colmenga
mar sep 9 2014 12:18
Las intensas lluvias de la mañana de este martes provocaron que los organizadores de Expo Prado tomaran rápidas medidas alternativas modificando el programa previsto.

La calificación de Hereford sufrió modificaciones. A la hora 14 se calificarán las hembras (primero astadas y luego mochas) en el Galpón de Ventas. Los machos astados serán jurados mañana miércoles en la mañana en pista central. En tanto la jura de los Braford será, desde la hora 16:30 (a continuación del Corriedale) en la "Manguera".

No sufrió modificaciones la agenda política. La Asociación Rural del Uruguay recibirá al mediodía al presidente José Mujica en el clásico almuerzo. Debido a los cambios provocados por la lluvia, no está confirmado si el primer mandatario concurrirá a las pistas a coronar Grandes Campeones.

MAÑANA DE TORMENTAS Y CAOS

Tiempo muy inestable en la zona central del país durante la madrugada y mañana de hoy, especialmente en Buenos Aires y el sur del Litoral.Las fuertes tormentas provocaron anegamiento (dejando evacuados), choques en autopistas, desborde de ríos/lagunas, cancelaciones y desvíos en vuelos y hasta un avión resultó ser dañado por el granizo.

Sobre la zona central ya no se espera nada significativo, si un importante descenso de temperatura y viento del sur, el sol brillará ya durante el Miércoles 10/09.Donde sigue complicada la situación es en el Litoral, se actualizará un aviso meteorológico emitido el 09/09.

   FOTOS DE LA GENTE 


AVIÓN DAÑADO POR EL GRANIZO | Transporte perteneciente a Air Europa -  A330El avión tenía como destino el Aeropuerto de Ezeiza, pero no decidió desviarse
 
Frente de ráfagas - SUR DE SANTA FE | Foto - Bryan Holm 


Frente de ráfagas - VICTORIA, ENTRE RÍOS | Foto -  German Heinzenknecht

 CLIMATEMPO

Temporais avançam do Uruguai para o Rio Grande do Sul

9 de setembro de 2014 às 11:53 por Josélia Pegorim

As áreas de instabilidade de uma nova frente fria passam sobre a região de Buenos Aires e avançam também sobre o Uruguai provocando temporais.

No aeroporto de Buenos Aires (Aeroparque), as rajadas de vento às 11 horas estava em torno dos 70 km/h e chovei forte. No Uruguai também já chovia forte.

A imagem que veio via Twitter (@facundodaniel) mostra as nuvens muito carregadas de uma linha de instabilidade que estava chegando na manhã desta terça-feira sobre a região de Gualeguaychu, na fronteira do Uruguai com a Argentina.







Nas imagens de satélite, as nuvens com potencial para tempestades aparecem em tons de vermelho. As áreas de instabilidade avançam para ao Rio Grande do Sul. No decorrer desta terça-feira, os temporais voltam a ocorrer sobre o centro-oeste e sul gaúcho. Além da chuva forte, há risco de granizo e rajadas de vento que podem alcançar 80 km/h.





JORNAL ZERO HORA

Inverno de 2014 foi o mais quente dos últimos oito anos

Dados de diferentes cidades indicam que os meses de junho, julho e agosto tiveram até mesmo temperaturas acima de 30ºC

09/09/2014 | 05h03
Inverno de 2014 foi o mais quente dos últimos oito anos Mateus Bruxel/Agencia RBS
Em Porto Alegre, foi possível colocar short e blusa cavada para aproveitar o dia de sol como se fosse verão na segunda-feira Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
O inverno termina em duas semanas, mas muita gente desconfia que ele sequer começou no Estado. Não houve neve, as geadas apareceram pouco e, conforme medições em diferentes cidades, os meses de junho, julho e agosto foram os mais quentes dos últimos oito anos.
Se mal houve frio, calor não faltou. Em cinco dias, incluindo esta segunda-feira, a temperatura ultrapassou os 30ºC. Chegou a fazer 35,4ºC no mês passado em Novo Hamburgo, máxima típica de janeiro ou fevereiro. Em lugar dos casacos, foi um inverno para sair à rua de camiseta.
É uma anomalia sem relação com o aquecimento global, segundo o meteorologista Gilberto Diniz, do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
— As condições normais do inverno incluem temperatura baixa e pouca precipitação. Neste ano, fez calor e choveu bastante — diz.

Entre as possíveis causas do inverno de araque está um sistema de alta pressão que circundou o Estado e inibiu a entrada de frentes frias no território gaúcho. Além disso, massas de ar quente oriundas do norte alcançaram o pampa e formaram um bloqueio para a entrada do frio, de acordo com a meteorologista Fabiene Casamento, da Somar. O propalado inverno rigoroso dos gaúchos não mereceu a fama.
A última vez que a média das temperaturas mínimas esteve tão elevada entre junho e agosto, em cidades como Porto Alegre, Caxias do Sul e Uruguaiana, foi em 2006. Na Capital, o momento mais frio do dia foi, em média, de 11,9ºC, 1,5 grau a mais do que no ano passado e apenas 0,4 grau abaixo de 2001, ano que teve um dos invernos mais quentes do último meio século. Em Uruguaiana, as mínimas deste ano foram, em média, três graus mais altas que as de 2007.
Conforme Rogério Rezende, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o estranhamento se acentua porque o inverno passado, severo, ainda está na memória.
— Houve vários dias com neve e muita geada em 2013, o que não observamos neste ano — destaca.
De fato, os turistas que esperavam ver neve na Serra, quase uma tradição do inverno gaúcho, acabaram frustrados. Quem também se frustrou foi o setor têxtil, que vendeu menos blusões e casacos do que o previsto e precisou recorrer a liquidações para se livrar dos estoques.
— Nosso medo é que tenha ficado muita mercadoria nas prateleiras — preocupa-se o presidente do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e Malharias da Região Nordeste, Carlos Araújo.

Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS 
Nas ruas, já é primavera
No calendário, a primavera começa só no dia 22, mas nas ruas ela já é uma realidade, na forma de uma explosão de cores — com destaque para o roxo dos ipês.
Segundo especialistas, o desabrochar é esperado para este período final de inverno, mas ganhou estímulo extra neste ano devido ao calor incomum. A engenheira florestal Clarice Glufke, da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, afirma que a temperatura é um dos elementos que influenciam o ciclo dos vegetais:
— A planta é estimulada por vários fatores, como a umidade e o tempo de exposição à luz. Mas como a temperatura não é constante, ela não é tão predominante quanto o comprimento do dia, por exemplo, que determina a quantidade de iluminação que o vegetal recebe — explica.
Segundo a bióloga Leila Macias, professora de botânica da UFPel, árvores que costumam desabrochar no auge da primavera já estão floridas, e isso poderá ter consequências na hora de colher os frutos:
— Pode ocorrer um descompasso entre as plantas e os polinizadores, que não estão presentes, já que o vegetal se adiantou no período de florescimento. Como resultado, é possível que tenhamos uma redução no número de frutos.
Por ora, o que podemos esperar para as próximas semanas são avenidas e praças com uma variação cada vez maior de cores.
— As azaleias já estão bem floridas também — diz Clarice.
Quente e colorido, o inverno ainda traz aos gaúchos, em sua despedida, um gostinho tênue de frio. A temperatura pode chegar a 12ºC, na quinta-feira. Coisa pouca. A temperatura mínima registrada no Estado durante este inverno foi de -4ºC em Vacaria, na serra gaúcha. A previsão para a primavera é de normalidade, com precipitação levemente acima da média esperada para outubro.

Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS
Previsão para os próximos dias
Terça-feira: É verão em pleno inverno. O dia começa abafado. As mínimas ficam entre 17ºC e 20ºC na maior parte do Estado. As máximas devem superar os 30ºC. Uma frente fria pode avançar e causar chuvas no Chuí, inclusive com trovoadas e ventanias ocasionadas pelo contraste térmico.
Quarta-feira: A frente fria avança e, ao encontrar o calor, intensifica as chuvas, especialmente na zona sul. Pode ocorrer temporal e vendaval de até 90km/h, além de descargas elétricas na Região Metropolitana. As temperaturas ficam entre 20ºC e 26ºC.
Quinta-feira: A chuva persiste sobre quase todo o Estado, mas há aumento do frio no decorrer do dia. O céu permanece nublado, e as mínimas podem chegar aos 12ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário