Seguidores

domingo, 24 de novembro de 2013

REGIÃO MAIS ATIVA DO PLANETA

Resolvi postar estas notícias, para mostrar outras forças naturais que atuam sobre o clima, como os vulcões e o calor que sai da região mais ativa do planeta, a Indonésia.


Logo_noticias
26/11/2013 às 08h49 (Atualizado em 26/11/2013 às 09h03)

Erupção de vulcão na Indonésia provoca evacuação de 18 mil pessoas

Mais de 5.000 famílias de 17 povoados tiveram de ser realojadas

EFE
Estrada com Sinabung ao fundo mostra a quantidade de cinza expelida 24.11.13/ KHARISMA TARIGAN/ AFP
As autoridades da Indonésia informaram nesta terça-feira (26) que 18 mil pessoas que vivem em um raio de cinco quilômetros ao redor do vulcão Sinabung, na ilha de Sumatra, foram evacuados após o registro de várias erupções desde o fim de semana passado.

O Conselho Nacional para Gestão de Desastres indonésio indicou em seu último relatório que 17.713 pessoas, ou 5.304 famílias de 17 povoados, foram realojados nos 31 centros de evacuação estabelecidos pelo governo local.

O Centro de Contenção de Desastres Geológicos e Vulcânicos elevou neste fim de semana o alerta pelo Sinabung de "Siaga" (Nível 3) a "Awar" (Nível 4, o máximo) devido aos "resultados das análises das observações visuais e sismológicas".

Ontem foram registradas seis novas erupções que expulsaram rios de lava até a um quilômetro e meio pela encosta da montanha e nuvens de fumaça até a dois quilômetros de altura.

Os especialistas advertiram as pessoas que se encontram na zona do Sinabung para o perigo de lava e de avalanches de terra devido à grande quantidade de cinza expelida pelo vulcão e ao país estar entrando em sua estação chuvosa.

A Indonésia se localiza sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, e abriga mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão classificados como perigosos.

A erupção do Tambora, em 1815, sepultou com um manto de cinzas, lava e rochas 88.000 pessoas na ilha de Sumbawa, no sul do arquipélago indonésio. O vulcão Krakatoa, uma ilha vulcânica entre Java e Sumatra, matou mais de 36 mil pessoas ao entrar em erupção e causar um tsunami em 1883.

 abola.pt

Explosões no vulcão Sinabung levam ao pânico da população
Por Redação


12:56 - 24-11-2013
Milhares de pessoas foram retiradas das suas casas após oito explosões registadas na última madrugada no vulcão Sinabung que causaram uma «chuva de rochas», informaram as autoridades locais.

O Sinabung, que se situa no norte da ilha de Sumatra, entrou em erupção em setembro, e tem registado maior atividade desde sábado à noite. A força do vulcão faz expelir cinza e rochas até oito quilómetros de altura.

A atividade de ontem à noite causou pânico nos habitantes devido à «chuva de rochas», ao som e vibração gerados pela erupção vulcânica, explicou Robert Peranginangin, um responsável do governo local. 



Nuvem de fumo do vulcão Sinabung (foto AP)
Segundo vulcão entra em erupção e obriga à retirada de 1500 pessoas
Por Redação
10:43 - 18-11-2013
 
A Agência Nacional de Gestão de Desastres informou que mais de 1500 pessoas foram retiradas, de três aldeias, em redor do Monte Sinabung no norte de Sumatra.

Esta é a segunda erupção consecutiva do vulcão Sinabung, que ontem entrou em atividade.

Na região central de Java, o vulcão Merapi entrou em erupção, e também levou a que centenas de pessoas tivessem de se deslocar, já que a nuvem de fumo e cinzas se estenderam por vários quilómetros.

A última grande erupção do Merapi aconteceu em outubro de 2010, quando uma nuvem de cinza matou 32 pessoas na montanha e provocou o deslocamento de 50 mil habitantes.

    
parana-online,com.br

24/11/2013 às 12:40:03 - Atualizado em 24/11/2013 às 12:49:46

Indonésia eleva alerta para vulcão no Monte Sinabung

Autoridades indonésias elevaram o status de alerta para um dos vulcões mais ativos do país ao nível mais alto neste domingo, após uma série de erupções nos últimos dias. O Monte Sinabung, na Sumatra do Norte, emitiu cinzas vulcânicas de até 5 mil metros e nuvens de gás de até dois quilômetros, segundo Surono, um vulcanologista do governo, que como muitos indonésios utiliza apenas um nome.
O vulcão de 2.600 metros de altura entrou em erupção esporadicamente desde o mês de setembro, após ter ficado inativo por três anos. "Estamos em uma situação de alerta máximo devido ao perigo do gás escaldante", disse Surono. Conforme ele, as autoridades pediram que os moradores mantenham uma distância de pelo menos cinco quilômetros da cratera.
Cerca de 12.300 pessoas foram evacuadas de oito vilarejos próximos da montanha para acampamentos do governo indonésio distantes da cratera. Outras 6 mil foram para abrigos temporários em 16 locais seguros, informou o porta-voz de Alívio de Desastres Naturais, Sutopo Purwo Nugroho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário