Seguidores

sábado, 23 de novembro de 2013

NORDESTE COM BOA PREVISÃO DE CHUVA

Imagem das 14h de  23 de novembro, mostra instabilidades se formando com a influência da umidade da Amazônia.

 diariodepernambuco.com.br
Pernambuco com possibilidade de chuva e temperatura acima do normal nos próximos três meses

Publicação: 22/11/2013 21:38 Atualização:
 

Os principais meteorologistas do Nordeste participaram, nessa quinta-feira (21), de uma reunião com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), de São José dos Campos (SP), para a análise e previsão climática do próximo trimestre no Brasil. De acordo com os especialistas, dezembro, janeiro e fevereiro terão possibilidade de chuva dentro do normal e temperaturas variando de normal a acima da média no estado.

Na reunião, foram analisadas as condições regionais da pluviometria e globais dos oceanos e da atmosfera, assim como os resultados de modelos numéricos de previsão climática sazonal para elaboração do prognóstico climático para o trimestre dezembro de 2013, janeiro e fevereiro de 2014.
 
Foram abordados: o comportamento da atmosfera e dos oceanos nos três últimos meses e também as condições futuras para o próximo trimestre. Como o aquecimento da região do Oceano Atlântico Norte continua anômalo, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se mantém mais ao norte de sua posição climatológica, podendo reduzir as chuvas no norte da Região Nordeste do Brasil. No entanto, sistemas transientes como os vórtices ciclônicos de ar superior, que são os principais sistemas responsáveis pela qualidade das chuvas nessa região durante os meses de dezembro e janeiro, podem mudar esse quadro.
 
Segundo o Itep, tendo em vista que uma parte dos modelos de previsão climática indicam para o próximo trimestre uma possibilidade de chuvas dentro da normal climatológica para o setor oeste do estado, que compreende o Sertão, por consenso dos meteorologistas participantes, as distribuições de probabilidades ficaram: na categoria abaixo da média esperada (35%), na categoria normal (40%) e na categoria acima da normal (25%). As previsões de temperaturas indicaram uma maior probabilidade de serem de normal a acima da média climatológica para todo o estado.

Participaram do encontro meteorologistas dos Centros Estaduais de Meteorologia, incluindo equipe do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), e de universidades do Nordeste, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), assim como de usuários em diversos pontos do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário