Seguidores

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

VENTOS PASSARAM DOS 100KM/H NO RS

  Imagem das 15h de 12 de novembro, mostra o Ciclone Extratropical com ventos forte sobre o oceano, onde causou ressaca.

12/11/2013 09h16 - Atualizado em 12/11/2013 09h16

Velocidade do vento passa dos 100 km/h no Rio Grande do Sul, diz Inmet

Em Mostardas, no Litoral Norte, velocidade chegou a 108,7 km/h.
No Sul do estado, Porto de Rio Grande fechou devido ao mau tempo.

Do G1 RS

A chuva perdeu a intensidade, e em algumas regiões não chove na manhã desta terça-feira (12), mas os ventos sopram com força no Rio Grande do Sul. No Litoral Norte, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou vento de 108 km/h em Mostardas, com precipitação de 3,2 milímetros.
Os ventos fortes devem atingir principalmente as áreas perto do mar. Ainda no Litoral Norte, Tramandaí teve vento de 70,6 km/h, também segundo o Inmet. Na cidade, o volume de chuva era de 1,4mm até o começo do dia.
No Sul do estado, o Porto de Rio Grande está fechado, conforme informa a Praticagem da Barra. Com vento de 51,5 km/h e ondas de 2,5 a 3,5 metros de altura no mar, nove embarcações aguardavam para atracar ou deixar o porto por volta das 8h30.
Outras cidades com vento mais forte
Bento Gonçalves: 58 km/h (volume de chuva de 1,2mm)
Caçapava do Sul: 58,7 km/h (volume 5,6mm)
Rio Pardo: 58,7 km/h (volume de 2,2mm)
Soledade: 52,2 km/h (sem chuva)
Porto Alegre: 39,2mm (2mm)



11/11/2013 22h39 - Atualizado em 12/11/2013 07h06

Vento forte destelha casas em São Joaquim, na Serra Catarinense

De acordo com Corpo de Bombeiros, chuva forte atingiu a cidade.
Defesa Civil vai analisar possibilidade de tornado nesta segunda (11).

Do G1 SC

Em 1987, um tornado atingiu o município de São Joaquim (Foto: Michel Linha/São Joaquim Online)Galpões foram derrubados com o vento em São Joaquim (Foto: Dionata Costa/São Joaquim Online)
  •  
São Joaquim contabilizou estragos causados por vento forte (Foto: Rafael Mossi/Divulgação)São Joaquim contabilizou estragos causados
por vento forte (Foto: Rafael Mossi/Divulgação)
Um vento forte na noite desta segunda-feira (11) destelhou casas e derrubou árvores em São Joaquim, na Serra catarinense. Barracões da área industrial também foram atingidos, por volta das 21h. De acordo com a Defesa Civil catarinense, apesar dos moradores terem cogitado a possibilidade de ser um tornado, até a noite desta segunda (11) não era possível confirmar. O caso vai ser analisado na manhã desta terça (12). 
Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, os ventos chegaram a 82km/h. "Foi um vento forte e choveu bastante. Algumas casas foram destelhadas e os bombeiros foram para o local atingido para auxiliar as ocorrências", disse o tenente Prates, chefe de comunicação do Corpo de Bombeiros. Ainda segundo ele, ventos fortes são comuns nesta época do ano em municípios da região.
Placa de uma pousada retorcida e um fio elétrico no chão (Foto: Michel Linha/São Joaquim Online)Placa de uma pousada ficou retorcida e fio elétrico
foi derrubado
(Foto: Dionata Costa/São Joaquim Online)
Conforme os moradores, em maio de 1987 um tornado atingiu alguns bairros da cidade. Na época, três crianças morreram e cerca de mil pessoas ficaram desabrigadas.
Apesar dos moradores cogitarem a possibilidade do vento forte ser um tornado nesta segunda-feira (11), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros não confirmam. Somente a análise dos danos e dos dados meteorológicos podem constatar o fenômeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário