Seguidores

domingo, 3 de novembro de 2013

VÓRTICE CICLÔNICO DE ALTOS NÍVEIS (VCAN)

Imagens animadas do período das 12h às 18h de hoje, mostram a formação das instabilidades causadas pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis(VCAN) que está sobre a região Nordeste do Brasil.

do CLIMATEMPO

Instabilidades crescem no Nordeste

3 de novembro de 2013 às 17:03 por Aline Tochio
A formação de áreas de instabilidade sobre o Nordeste do Brasil gerou nuvens bastante carregadas em parte da Região. Essas instabilidades estão associadas ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), circulação de ventos que giram no sentido horário em níveis altos da atmosfera e característica comum do verão brasileiro.

Na imagem de satélite é possível ver essas nuvens pesadas (áreas coloridas: branco e vermelho são nuvens muito carregadas) na costa entre Bahia e Alagoas, no Ceará e no norte do Piauí:



Algumas áreas do Nordeste registraram bastante chuva até as 16h deste domingo (horário de Brasília). No interior de Alagoas, choveu 24 milímetros em apenas uma hora em Arapiraca, entre 15h e 16. Em Coruripe, choveu 20 milímetros entre 14h e 16h. Na cidade de Maceió, o aeroporto da capital chegou a registrar chuva moderada com raios às 16h. No Piauí, a cidade de Castelo recebeu 45 milímetros entre meio dia e 14h (horário de Brasília). O radar meteorológico de Quixeramobim, no interior do Ceará, operado pela Funceme, mostrava áreas de chuva forte pelo Estado às 14h45 (horário local):



Até terça-feira ainda tem previsão de chuva para toda a região Nordeste. A partir de quarta o tempo volta a ficar mais seco pelo interior da Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário