Seguidores

sábado, 16 de novembro de 2013

FORTES TEMPORAIS NA REGIÃO SUL DO BRASIL

Imagem das 20h de 16 de novembro, mostra o avanço de uma Frente Fria causando fortes temporais na Região Sul do Brasil.

http://www.diariodecanoas.com.br
DIÁRIO DE CANOAS
São Leopoldo - 15/11/2013 18h39
Atualizado em 15/11/2013 20h16

Temporal e ventania causam estragos em São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Esteio

Defesa Civil de São Leopoldo ainda não consegue estimar prejuízos

Da Redação


São Leopoldo  - O temporal que chegou com forte ventania à região causou estragos em poucos minutos. Em São Leopoldo, a Defesa Civil ainda não consegue estimar os estragos, mas acredita que pela ventania muitos destelhamentos acontecera,  tanto que já está pedindo doações de lona.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Diogo Arns, existem no estoque apenas 60 lonas. Quem puder doar, deve entregar o material na sede da secretaria de Segurança, que fica em frente a parada de ônibus Triângulo.
Ainda de acordo com Arns, a chuva não chegou a causar alagamentos na cidade, mas como o Rio dos Sinos está cheio, a possibilidade de enchente não está descartada, já que o temporal deverá continuar até amanhã a tarde.
Em Esteio e Sapucaia do Sul, o Corpo de Bombeiros registrou inúmeros destelhamentos e quedas de árvores.
Na área de concessão da AES Sul 5 mil clientes estariam sem energia elétrica.

 
15/11/2013 17h34 - Atualizado em 15/11/2013 20h24

Temporal com granizo e vento forte atinge o RS e provoca estragos

Municípios do interior e Região Metropolitana relataram problemas.
Em Porto Alegre, chuva forte começou por volta das 17h30.

Do G1 RS

Temporal atingiu Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/RBS TV)Temporal atingiu Santa Maria, na Região Central
do Rio Grande do Sul (Foto: Reprodução/RBS TV)
A chuva prevista para o feriado de Proclamação da República já provoca estragos no interior do Rio Grande do Sul. Um temporal com granizo em pontos isolados e vento forte atingiu as regiões centrais, Vale do Rio Pardo e Metropolitana. Há registro de chuva intensa e possíveis danos em propriedades rurais e residências na Campanha.
Em Santa Maria, o vento chegou a 76 km/h. A queda de uma árvore interrompeu o trânsito na ERS-509, e o tráfego foi liberado por volta das 15h30. Também houve registro de queda de árvores no centro da cidade. Em Santa Cruz do Sul, algumas residências foram destelhadas com a força do vento. O município de Bagé também relatou danos em função da chuva, além de Ijuí e Santa Rosa.
O hospital do município de Vera Cruz ficou destelhado por causa da chuva. Nove pacientes que estavam internados no segundo andar do prédio foram transferidos para o primeiro andar. A maioria dos bairros da cidade também relataram estragos com o vento forte.
Em Santa Cruz do Sul, cerca de 200 casas foram danificadas, segundo a Defesa Civil. O vento derrubou postes, árvores e estruturas de ferro no centro da cidade. Não há desabrigados, e ninguém se feriu.
Casas ficaram destelhadas em Santa Cruz do Sul (Foto: Reprodução/RBS TV)Casas ficaram destelhadas em Santa Cruz do Sul
(Foto: Reprodução/RBS TV)
O temporal atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre por volta das 17h. O sistema Metroclima, da prefeitura da capital, emitiu alerta para a possibilidade de granizo e vento forte.
Em Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo, a Defesa Civil registrou cerca de 30 casas destelhadas. Uma escola também foi atingida pelo vento e ficou sem telhado. No distrito de Mariante, cerca de sete postes de energia foram derrubados.
Em Rio Pardo, até o momento 24 casas ficaram sem telhado. Oito foram devido à queda de árvores. A situação mais grave é no interior do município, onde cinco pontos foram destruídas e os moradores ficaram isolados na cidade. Ninguém ficou ferido.
A falta de luz afeta pontos isolados do estado nesta sexta-feira (15). A AES Sul já confirma que as regiões do Vale do Rio Pardo e Fronteira são as mais atingidas. A CEEE e a RGE ainda não informaram problemas no serviço.

16/11/2013 11h23 - Atualizado em 16/11/2013 11h26

Temporal no PR causa estragos em estrutura de festival de ecoturismo

Incidente ocorreu na noite de sexta-feira (15), em Porto Mendes.
Escuna foi arremessada com a força dos ventos e passeio foi cancelado.

Do G1 PR

Temporal danificou a estrutura do festival, que começou na sexta-feira  (Foto: Divulgação )Ventos durante o temporal chegaram a 85 km/ h (Foto: Divulgação )
Um temporal causou estragos na estrutura da primeira edição do Festival de Ecoturismo no Lago de Itaipu, no distrito de Porto Mendes, no oeste do Paraná, na noite de sexta-feira (15). Segundo os organizadores do evento, uma escuna, que seria utilizada para fazer passeios durante o festival, foi arremessada para a margem do lago com a força dos ventos. Ninguém ficou ferido.
Além disso, algumas tendas montadas sobre a balsa, que serviria de restaurante flutuante, foram derrubadas. O palco principal e outras tendas localizadas próximas ao Lago de Itaipu também foram danificados.
Tendas que estavam montadas na balsa foram derrubadas  (Foto: Divulgação)Tendas que estavam montadas na balsa foram derrubadas (Foto: Divulgação)
De acordo com o Sistema Tecnológico Simepar, os ventos chegaram a 85 km/h. Ainda há condição de chuva na região para este sábado (16) e domingo (17), mas com menos intensidade. Porto Mendes amanheceu com mínima de 18ºC e a máxima não deve passar dos 27ºC. Na sexta, a máxima na região foi de 36ºC.
Por conta do incidente, os passeios que seriam realizados com a escuna foram cancelados. Contudo, o restante da programação do festival segue normalmente neste sábado e domingo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário