Seguidores

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A ATMOSFERA DE MARTE

Vídeo lançado pela Nasa mostra Marte ainda jovem

2 Por: Rafaela Pozzebon em Ciência
NÃO PERCA NADA, SIGA O OFICINA DA NET
Vídeo lançado pela Nasa mostra Marte ainda jovem
A Nasa exibe a transição climática de Marte, do passado úmido e quente, para um planeta seco e gelado.
Na quarta-feira (13), a Agência Espacial Americana, Nasa, divulgou um vídeo que exibe Marte quando era jovem. Na simulação feita pelos cientistas, há bilhões de anos atrás, mostra Marte totalmente diferente do que se conhece hoje, com uma densa atmosfera quente e ainda com oceanos. O vídeo exibe a transição úmida para a realidade seca.
"Existem canais na superfície do planeta que, assim como na Terra, são consistentes com uma erosão superficial causada por fluxos de água. Os interiores de algumas crateras possuem bacias, sugerindo a presença de lagoas, com alguns canais que sugerem o fluxo de água para dentro e fora da cratera. Alguns minerais presentes na superfície só podem ser produzidos na presença de água líquida, como hematita e argila", diz Joseph Grebowsky, pesquisador do Centro de Voo Espacial Goddard da Nasa e integrante da missão Maven.
No vídeo é possível acompanhar a passagem desses bilhões de anos, quando a água desaparece e o planeta se torna frio e seco. A atmosfera também perde o seu azul.
Os cientistas ainda não tem certeza se o Planeta Vermelho teve água tempo suficiente para desenvolver vida. Do mesmo modo, não há uma certeza para tal transição.
Na próxima segunda-feira (18), a nova sonda da agência, a Maven, será lançada para investigar a mudança no clima de Marte. 





Sonda da Nasa tentará descobrir como Marte perdeu sua atmosfera

0 Por: Rafaela Pozzebon em Ciência
NÃO PERCA NADA, SIGA O OFICINA DA NET
Nasa lançará sonda para estudar Planeta Vermelho. Os pesquisadores pretendem descobrir como Marte deixou de ser quente e úmido.
A Agência Espacial Americana, Nasa, irá lançar uma sonda para tentar desvendar como Marte perdeu sua atmosfera, em suma, por que o Planeta não evoluiu.
A nave deve ser lançada do Cabo Canaveral, Flórida, às 15h28 (horário de Brasília), se as condições meteorológicas permitirem.
Estudos revelaram que o Planeta Vermelho já teve muito azul no passado. Também foram encontradas substâncias que só se formam na presença de água líquida. De acordo com simulações por computador, Marte abrigava rios, lagos e até mesmo um oceano.

A missão, nomeada de Maven, sigla em inglês para Evolução da Atmosfera e Voláteis de Marte, contará com instrumentos como magnetômetro, espectrômetros e detectores de elétrons, íons e outras partículas do Sol.
Conforme estudos, o Sol também teve grande influência na destruição da atmosfera de Marte.

Leia mais no Oficina da Net: http://www.oficinadanet.com.br/post/11918-sonda-da-nasa-tentara-descobrir-como-marte-perdeu-sua-atmosfera#ixzz2l0JHaG2X

Nenhum comentário:

Postar um comentário