Seguidores

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

FORTES TEMPESTADES NO RIO GRANDE DO SUL


 Imagem das 06h de 11 de novembro, mostra fortes instabilidades sobre o RS onde causa chuvas fortes, trovoadas e queda de granizo. Também no Maranhão e Piauí há uma forte instabilidade.

Na carta sinótica de hoje, vemos uma baixa pressão de 1008hPa sobre o RS, responsável pela concentração de nuvens. Linha de instabilidades também no norte do Brasil.


 
 Abaixo, o mapa com a previsão de chuvas para o RS hoje.



 Mapa com as descargas elétricas(raios) as 06h de 11 de novembro:



JORNAL ZERO HORA  11/11/2013 | 02h45Atualizada em 11/11/2013 | 02h45

Inmet alerta para risco de chuva forte, rajada de vento e queda de granizo no RS

Domingo foi de grandes precipitações e transtornos, principalmente na Fronteira Oeste e Serra


Inmet alerta para risco de chuva forte, rajada de vento e queda de granizo no RS Adriano Duarte/Agencia RBS
Em Caxias do Sul, chuva deixou ruas alagadas Foto: Adriano Duarte / Agencia RBS
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para o risco de chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e queda de granizo até o fim da noite desta segunda-feira no Rio Grande do Sul. O domingo foi de muita chuva em diversos pontos do Estado.
Um dos locais que registraram mais transtornos foi Quaraí, na Fronteira Oeste, onde o prefeito Ricardo Gadret decretará situação de emergência — centenas de pessoas tiveram de deixar suas residências. No início da madrugada, a chuva havia acalmado, mas o rio continuava subindo, conforme o Corpo de Bombeiros. Dom Pedrito, onde os moradores também foram castigados pelas grandes precipitações no domingo, a chuva diminuiu.


Alegrete, na mesma região, está alerta para o aumento do Rio Ibirapuitã. O começo de segunda-feira tem chuva, com transtornos na rede elétrica e queda de árvores. Em Lajeado, foram distribuídas lonas para as casas destelhadas (os bombeiros não souberam precisar o número).

A corporação recebeu mais de cem chamados em Bento Gonçalves, na Serra, principalmente por destelhamento e alagamento. Também ocorreram deslizamentos de terra e queda de energia. No início da madrugada desta segunda, chovia em Santana do Livramento, com registro de cerca de 10 ocorrências de inundações em residências recebidas pelos bombeiros.
Chuva forte caiu na noite de domingo em Caxias do Sul, provocando alagamentos em diversos pontos da cidade. Um dos trechos mais críticos foi o da Rua Vinte de Setembro, próximo à esquina da Rua Vereador Mario Pezzi. Em Porto Alegre, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) não tinha registro de vias interrompidas pela água. Na Capital, a queda de um galho deixou moradores sem energia elétrica na Zona Sul durante a noite de domingo.
Para segunda-feira
Áreas de instabilidade que já atuam no sul do Brasil são reforçadas por uma frente fria que chega ao Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Há previsão de precipitações generalizadas e volumosas. O risco para temporais e transtornos é maior no sul e no oeste do Estado, onde estão previstas chuvas intensas. Apesar da instabilidade, a temperatura segue elevada e a sensação vai ser de tempo abafado no decorrer do dia.

ZERO HORA


JORNAL ZERO HORA 10/11/2013 | 18h10Atualizada em 11/11/2013 | 04h30

Temporal provoca alagamentos e deixa desabrigados na Fronteira Oeste gaúcha

Em Quaraí, pelo menos 200 moradores da zona ribeirinha tiveram de deixar suas residências



Temporal provoca alagamentos e deixa desabrigados na Fronteira Oeste gaúcha Tuba Medeiros/Especial
Moradores foram levados para abrigos municipais ou encaminhados para as casas de familiares Foto: Tuba Medeiros / Especial
O acumulado de chuva deste domingo já causa transtornos em municípios gaúchos. Em Quaraí, na Fronteira Oeste, o temporal acompanhado de ventos superiores a 80 km/h obrigou centenas de moradores da zona ribeirinha a deixarem suas casas. Parte foi encaminhada para abrigos municipais, e o restante foi levado para a casa de parentes. Conforme a estação meteorológica de Artingas, cidade vizinha do lado uruguaio, foram 200 milímetros de chuva em um intervalo de 11 horas, índice que elevou em nove metros o nível do Rio Quaraí.

— A situação está muito ruim e com tendência a piorar, já que o nível do rio está subindo em um ritmo de um metro a cada hora. Acreditamos que o ponto máximo do alagamento deverá chegar durante a noite. Além disso, parte da infraestrutura do município está comprometida, com muros e postes caídos. Boa parte da cidade também está sem energia elétrica — afirma o prefeito de Quaraí, Ricardo Gadret.


A Defesa Civil do Estado e o Exército estão auxiliando na remoção de famílias atingidas pelas inundações. Em Artigas, na cidade vizinha do lado uruguaio - que também é banhada pelo Rio Quaraí -, são mais de 2 mil pessoas fora de casa. No município gaúcho, outras cem pessoas tiveram de sair suas residências em função de destelhamentos.

No Estado, os maiores acumulados de chuva também foram registrados em Dom Pedrito, Bagé e Santana do Livramento — onde choveu 99.4 milímetros, o equivalente e 5% a mais do que o esperado para todo o mês de novembro. No município, o Corpo de Bombeiros atendeu a oito chamados em função de alagamentos, mas não há registros de desabrigados ou desalojados.

Também foi registrada chua forte e granizo em outros pontos do Estado. Em Lajeado, no Vale do Taquari, cerca de 15 casas foram destelhada devido às pedras de gelo que atingiram a região por volta das 19h do domingo.

Chuva segue no Estado na segunda-feira
A chuva que atinge o Rio Grande do Sul é causada pela formação de um novo sistema de baixa pressão no Norte da Argentina. Os temporais devem continuar — e, inclusive, se intensificar — nesta segunda-feira.
Conforme o meteorologista Gustavo Verardo, da Somar Meteorologia, a semana deve começar com chuva no Centro, Campanha, Oeste, Sul, Leste e região Noroeste do Estado.
Confira alguns dos principais acumulados até o início da noite deste domingo:
Santana do Livramento — 99.4 milímetros
Dom Pedrito — 75.8 milímetros
Bagé — 52 milímetros
Canguçu — 43.4 milímetros
Jaguarão — 30.8 milímetros
Porto Alegre — 5.6 milímetros

Nenhum comentário:

Postar um comentário