Seguidores

terça-feira, 12 de novembro de 2013

CICLONE EXTRATROPICAL NO SUL DO BRASL

 Imagens das 10h de 12 de novembro, vemos a formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul, onde causa ventos fortes com agitação no mar (ressaca).

 Acima, imagem em vapor dágua das 10h de 12 de novembro, vemos a grande quantidade de umidade que desce da Amazônia em direção ao sul do Brasil onde está o ciclone extratropical(baixa pressão). Nesse percurso, forma a Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS) e uma frente fria associada ao ciclone. Abaixo, vemos a imagem visível das nuvens.

 A imagem abaixo em realce, vemos os topos de nuvens em rosa as mais altas e são convectivas, ou seja, cumulonimbus que nós já sabemos, são nuvens de tempestades.

 


 Acima, carta sinótica de hoje, onde vemos o ciclone com pressão atmosférica de 996hPa, bastante baixa e portanto causa fortes ventos. Abaixo mapa com as chuvas ontem, onde vemos em verde as fortes chuvas que caíram no Rio Grande do Sul e no Maranhão e parte do Piauí. No centro-norte da Argentina, também houve chuva forte ontem.




JORNAL ZERO HORA 12/11/2013 | 07h44Atualizada em 12/11/2013 | 09h14

Ciclone provoca rajadas de vento acima dos 100 km/h no RS nesta terça-feira

Temporais dão trégua com afastamento de frente, mas vento pode provocar estragos ao longo do dia

Ciclone provoca rajadas de vento acima dos 100 km/h no RS nesta terça-feira Ronaldo Bernardi/Agencia RBS
Porto Alegre amanheceu com temperatura na casa dos 19°C Foto: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
A formação de um ciclone extratropical deve provocar chuva e fortes rajadas de vento no litoral gaúcho nesta terça-feira. Segundo a técnica em meteorologia Patrícia Vieira, da Somar, em Mostardas, a estação do Inmet registrou uma rajada de 109 km/h por volta das 6h.

— A frente fria que estava sobre o Rio Grande do Sul deslocou-se para o sudeste do Brasil e deixou um ciclone sobre o Oceano Atlântico, que provoca fortes rajadas de vento e pancadas de chuva no Litoral — afirma Patrícia.

Os ventos acima dos 70 km/h devem ser registrados também na Serra, na Região Metropolitana e Vale do Sinos. Após uma segunda-feira com acumulados históricos pelo Estado, a terça-feira apresenta uma trégua na chuva, mas o tempo seco volta ao RS somente na quarta-feira.

O amanhecer registrou mínima de 13,6°c em Vacaria, e 19°C em Porto Alegre, que deve ter a mais alta na casa dos 25°C à tarde. O Estado deve ter temperatura máxima próxima dos 27°C na Fronteira Oeste.


11/11/2013 19h24 - Atualizado em 11/11/2013 20h10

Número de desalojados por chuva no RS passa de 1,7 mil, diz Defesa Civil

Novo balanço indica 1,2 mil desalojados e 543 desabrigados no estado.
Número de municípios que registraram problemas chega a 32.

Do G1 RS

Porto Alegre teve diversas vias alagadas por causa da chuva (Foto: Reprodução/RBS TV)Porto Alegre teve diversas vias alagadas por causa da chuva desta segunda-feira (Foto: Reprodução/RBS TV)
Subiu para 1.743 o número de pessoas que estão fora de casa por causa da chuva que atinge o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (11). De acordo com o último balanço da Defesa Civil, são 1,2 mil desalojados e 543 desabrigados. O total de municípios que registraram algum tipo de problema por temporal ou granizo chega a 32.
Quaraí, na Fronteira Oeste, é cidade mais afetada no estado, segundo informou o órgão. São 100 pessoas desabrigadas e cerca de mil desalojadas. Lonas e alimentos estão sendo distribuídos para as famílias. Em Fontoura Xavier, na Região Norte, duas mil residências foram prejudicadas pelo granizo. O município decretou situação de emergência.
Em Esteio, na Região Metropolitana, mais de 30 pessoas foram salvas de alagamentos na Rua Bento Gonçalves. As pessoas resgatadas foram encaminhadas à associação dos moradores da Vila Nova. Em Canoas, na mesma região, a Defesa Civil informou que cerca de 30 pessoas foram resgatadas de suas casas. O Bairro Mathias Velho foi um dos mais afetados.
Em Candelária, uma família ficou desaparecida em razão da forte chuva das últimas horas no Vale do Rio Pardo. De acordo com informações preliminares do Corpo de Bombeiros. Um homem telefonou para a corporação afirmando que a mulher e o filho estavam em uma estufa de fumo que desabou, mas o veículo dos bombeiros não conseguiu acessar o local.
Em Porto Alegre, a chuva superou a média mensal para o mês de novembro. De acordo com a prefeitura, 80 pessoas estão desabrigadas na Zona Norte da cidade por causa do Arroio Sarandi, que transbordou. A maioria foi levada para o CTG da Vila Asa Branca, e o restante foi abrigado na Paróquia Santa Catarina, no Bairro Sarandi. O temporal também causou transtornos no Bairro Passo das Pedras. Moradores tiveram dificuldades para sair de suas residências. Mais de 100 pessoas já foram atendidas pela Defesa Civil.
Previsão para esta terça-feira (12)
Um ciclone extratropical deve chegar ao estado, com rajadas de vento que podem atingir os 100 km/h, segundo a Somar Meteorologia. Com o fenômeno e a chegada de uma massa de ar polar, as temperaturas entram em declínio.

Em alto-mar, o ciclone manterá o tempo instável em solo gaúcho, com pancadas de chuva alternadas com períodos de sol entre nuvens.
As regiões que ficam no Litoral são as que mais preocupam, de acordo com os meteorologistas. Entretanto, áreas da Serra, Região Metropolitana de Porto Alegre e nas proximidades da Lagoa dos Patos também devem ser atingidas.
Falta de luz
Os estragos provocados pela chuva ainda deixa 16,6 mil consumidores da AES Sul sem energia elétrica nesta segunda-feira (11) no Rio Grande do Sul. Os problemas estão concentrados nas regiões dos Vales e no Centro do estado.

Em Canoas e Esteio, na Região Metropolitana, 13 mil clientes tiveram a energia desligada por motivos de segurança. O serviço só voltará ao normal quando o nível da água atingir nível seguro, segundo a AES Sul.
A assessoria de imprensa da CEEE diz que apenas alguns pontos isolados estão sem luz nas áreas de concessão da distribuidora, bem como a rede da RGE, que não apresenta problemas significativos.


 

12/11/2013 11h29 - Atualizado em 12/11/2013 12h39

Temporal com ventos de até 80 km/h destelha casas em Três Lagoas, MS

Segundo a Defesa Civil, ventos fortes que provocaram maiores estragos.
Casas e estabelecimentos comerciais ficaram inundados.

Do G1 MS com informações da TV Morena

O temporal que atingiu Três Lagoas, a 338 quilômetros de Campo Grande, na tarde desta segunda-feira (11), causou estragos na cidade. Segundo o coordenador da Defesa Civil no município, Paulo César Lopes Rebello, os ventos atingiram cerca de 80 quilômetros por hora.
Conforme Rebello, uma torre de internet caiu sobre uma residência e causou danos na estrutura. Uma mulher ficou ferida e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas o estado não é considerado grave.
A estrutura montada para um evento também foi derrubada pelo vento. O temporal durou cerca de 15 minutos. Alguns pontos de alagamento foram registrados, mas segundo Rebello, a chuva não foi forte.
Conforme a dona do imóvel atingido pela torre, Ênia Bonfim, a inquilina dela, uma jovem de 18 anos, que estava dentro da casa quando começou a chover, passou por momentos de apuros.

"Levou um susto muito grande, ainda estou com medo, assustada. Porque foi um barulho muito forte, um estrondo muito alto. E a gente vendo tudo desabando, e ela dentro da residência", conta Ênia.
Dentro de casa os estragos foram piores. Cacos de telhas ficaram espalhados pelo chão. Alguns móveis ficaram destruídos. A vitima estava sentada na cama quando o telhado começou a desabar. Por sorte, ela conseguiu escapar, sofrendo apenas alguns ferimentos leves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário