Seguidores

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

CHUVAS NO NORDESTE DO BRASIL


 Imagens de hoje das 09h, mostra no Sul do Brasil, que ciclone extratropical já se afasta sobre o Atlântico causando agitação no mar. Enquanto no Nordeste do Brasil, permanece o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis(VCAN) onde causa instabilidades com chuvas e trovoadas, como vemos na imagem abaixo:



 Nas imagens realçada e visível das 14h30min de hoje, vemos as instabilidades crescendo novamente sobre o Nordeste com grande quantidade de nuvens causadas pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis cujo centro (baixa pressão) está sobre o mar na altura de Salvador BA..


  Como vemos no mapa abaixo, choveu muito no Nordeste do Brasil:

TRIBUNA DO NORTE  RN

Meteorologia registra chuvas de até 130 milímetros no interior do RN

Publicação: 04 de Novembro de 2013 às 08:58

Choveu no Rio Grande do Norte na noite de ontem e na madrugada desta segunda-feira (4) em pelo menos três regiões do Estado:  Seridó,  Alto Oeste e Litoral. De acordo com informações postadas nas redes sociais, as chuvas de maior intensidade ocorreram no Seridó, com volumes que chegaram a mais de 100 milímetros em alguns sítios da região. Em Santana do Seridó, houve queda de granizo, segundo foto publicada no site da Climatempo, empresa especializada em previsão do tempo e que tinha emitido um alerta no domingo sobre a possibilidade de chuvas fortes no sertão nordestino.
Blog de Marcos DantasChuvas em Parelhas surpreenderam os moradores da zona ruralChuvas em Parelhas surpreenderam os moradores da zona rural
As chuvas foram provocadas por um fenômeno comum nesta época do ano e que consiste na entrada de uma frente fria formada no oceano e levada até o sertão por vórtices ciclônicos. No RN ele é conhecido como “chuva do caju” por garantir a produção da fruta a partir de dezembro.

No interior, as chuvas começaram no início da noite e se estenderam, em alguns municípios, até a manhã de hoje. Na região metropolitana, os moradores foram acordados por fortes trovões por volta das 2h30.
Há relatos de chuvas em Caicó, Parelhas, Santana do Seridó, Janduís, Pau dos Ferros, Martins. No Sítio Jerusalém, em São João do Sabugi, a chuva foi de 130 milímetros; no Sítio Santa Cruz, em Caicó, 125 mm; na Fazenda Três Riachos, em Ouro Branco, 100 milímetros.
Blog de Marcos DantasEm Santana do Seridó choveu granizoEm Santana do Seridó choveu granizo
O Padre Djacy Brasileiro, que usa as redes sociais para mostrar o drama na seca, postou fotos de chuva no sertão da Paraíba, um dos locais mais prejudicados pelos dois anos de estiagem.

A Climatempo divulgou a seguinte previsão para esta segunda-feira:  “Áreas de instabilidade associadas a um VCAN  - Vórtice Ciclônico de Altos Níveis - predominam sobre o Nordeste. Chove ao longo do dia em grande parte da região, e há risco de chuva forte entre o Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. No interior da Bahia, sol entre nuvens e previsão de chuva à tarde.

Confira intensidade de chuvas do Seridó:

Sitio Jerusalém (São João do Sabugi) – 130 milímetros
São João do Sabugi – 130 milímetros
Sitio Riacho do Salgado (São João do Sabugi) – 125 milímetros
Sítio Santa Cruz (Caicó) – 125 milímetros
Sítio Sabugi (Caicó) – 120 milímetros
Sítio de Lúcio Dantas (Caicó) – 115 milímetros
Sítio Cachoeira Grande (Caicó) – 100 milímetros
Fazenda Três Riachos (Ouro Branco) 100 milímetros
Granja Santa Izabel (Caicó) – 99 milímetros
Sítio Boqueirãozinho (São Fernando) – 90 milímetros
Fazenda Brejinho (Caicó) – 72 milímetros
Serra Negra do Norte – 55 milímetros
Sítio Saboeiro (Caicó) – 35 milímetros
Caicó (Estação do Inmet) - 28,2 milímetros




03/11/2013 19h55 - Atualizado em 03/11/2013 20h16

Chuva de granizo é registrada em municípios da região agreste de SE

Fenômeno ocorreu em pontos isolados e teve baixa intensidade.
Previsão é de tempo instável para esta segunda em todas as regiões.

Denise Gomes Do G1 SE

Chuva de granizo é registrada em municípios da região agreste de SE (Foto: Reprodução/Central Fest.Net)Chuva de granizo foi registrada nos municípios de Campo do
Brito, Macambira e São Domingos
(Foto: Reprodução/Central Fest.Net)
Três municípios da região agreste de Sergipe registraram chuva de granizo na tarde deste domingo (04). O fenômeno, que ocorreu em pontos isolados das cidades de Campo do Brito, Macambira e São Domingos, teve baixa intensidade e não provocou estragos.
De acordo com o Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a formação de áreas de instabilidade registradas neste domingo no estado, atingiram todo o Nordeste do país. Essas instabilidades estão associadas ao Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), ou seja, circulação de ventos que giram no sentido horário em níveis altos da atmosfera, esses, característicos do verão brasileiro.
Em Campo do Brito, a 64 km de Aracaju, moradores do Povoado Gameleira, foram surpreendidos pelo fenômeno que ocorre devido à evaporação excessiva da água, em função das altas temperaturas registradas em todo o estado nos últimos dias. As nuvens carregadas acabam atingindo camadas mais altas da atmosfera e com isso há a formação de gotículas de água em baixa temperatura. O mesmo ocorreu em regiões de Macambira, a 74 km da capital e São Domingos, distante 76 km.

Na imagem do satélite é possível ver as nuvens carregadas (nas cores branco e vermelho) que atingiram o Nordeste na costa entre Bahia e Alagoas, no Ceará e no norte do Piauí (Foto: Divulgação/Climatempo)Na imagem do satélite é possível ver as nuvens carregadas
(nas cores branco e vermelho) na costa entre Bahia e Alagoas,
no Ceará e no norte do Piauí (Foto: Divulgação/Climatempo)
Segundo Overland Amaral, meteorologista da Semarh, essas nuvens carregadas aliadas aos ventos sudestes de 27 km/h no sentido Sul-Norte previstos para a tarde deste domingo, formaram um ambiente propício para a ocorrência de chuva de granizo. “A previsão da meteorologia é de instabilidade climática em todas as regiões, portanto, além da chuva que deve cair em grande quantidade nos próximos dias, teremos a probabilidade de novas ocorrências de chuva de granizo no estado”, disse.
A previsão do tempo para esta segunda-feira (04), em Campo do Brito, é de céu nublado pela manhã a parcialmente nublado no período da tarde com temperaturas entre 21 e 31 graus. Em Macambira os termômetros devem registrar 26 graus pela manhã, chegando a 28 no período da tarde com a presença de nuvens carregadas e possibilidade de chuva fraca no período. Já em São Domingos, a manhã deve ser de céu encoberto e 26 graus de temperatura, à tarde a previsão é de sol entre nuvens, com termômetros marcando 28.8 graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário