Seguidores

domingo, 17 de novembro de 2013

TORNADOS

 Acima imagem em movimento do dia 17 de novembro, mostra na região dos Lagos as nuvens de uma baixa pressão.
Abaixo, imagem das nuvens convectivas sobre o Nordeste dos Estados Unidos no mesmo dia e horário.

 Abaixo, imagem do radar, mostra a intensidade das chuvas na região dos grandes lagos nos Estados Unidos.






PARANÁ ON LINE
18/11/2013 às 09:35:06 - Atualizado em 18/11/2013 às 09:35:06

Tornados no Meio-Oeste dos EUA deixam 6 mortos

Dezenas de tornados e fortes tempestades atingiram o Meio-Oeste dos Estados Unidos no domingo, matando pelo menos seis pessoas e provocando graves danos em várias comunidades do Estado de Illinois, além de deixar o centro de Chicago sem eletricidade.
Um idoso e sua irmã foram mortos quando um tornado atingiu a casa onde moravam, informou o legista Mark Styninger. Patti Thompson, da Agência de Gerência de Emergências de Illinois, confirmou outras três mortes, mas não forneceu detalhes. A agência também confirmou uma outra morte.
Com problemas de comunicação e muitas estradas intransitáveis, ainda não estava claro quantas pessoas foram mortas ou ficaram feridas pelos tornados excepcionalmente fortes neste final de estação.
O policial da cavalaria Dustin Pierce disse que os tornados derrubaram linhas de transmissão de energia, arrancaram árvores e romperam tubulações de gás.
A porta-voz do hospital OSF Saint Francis Medical Center, Amy Paul, informou que 37 pessoas foram socorridas, das quais oito foram internadas com ferimentos como fraturas e ferimentos na cabeça. O Centro Médico Metodista, também em Peoria, atendeu mais de doze pessoas, mas informou que nenhuma havia sofrido ferimentos graves.
Não estava claro quantos tornados atingiram a região. Segundo o site do Serviço Nacional de Meteorologia, 65 tornados foram registrados, a maioria em Illinois. Mas o meteorologista Matt Friedlein disse que o total pode cair porque equipes de emergência, caçadores de tornado e outras pessoas geralmente relatam a ocorrência do mesmo tornado.
O sistema de tempestade estava se dirigindo para o meio do oceano Atlântico e para Estados do nordeste do país na noite de domingo.
Matt Friedlein, meteorologista de um serviço de clima, disse que tempestades com essa força são raras nesta época do ano porque geralmente não há calor solar suficiente para a sustentação de tempestades com raios e trovões.
Ele disse, porém, que a previsão para domingo indicava temperaturas entre 16ºC e 26ºC o que, segundo ele, é quente o suficiente para ajudar a produzir mau tempo, quando o fator é combinado com ventos, que costumam ser mais forte nesta época do ano do quer no verão. Fonte: Associated Press.


ESTADO.COM.BR - Internacional

Tornados matam seis nos EUA

Tempestade destruiu casas e deixou rastro de destruição em várias cidades de Illinois

18 de novembro de 2013 | 9h 33




O Estado de S. Paulo
  Tempestade deixou rastro de destruição. Foto: AP
CHICAGO, EUA - Dezenas de tornados e fortes tempestades atingiram o Meio-Oeste dos Estados Unidos no domingo. Ao menos seis pessoas morreram e houve danos materiais em várias cidades do Estado de Illinois. O centro de Chicago chegou a ficar sem luz. Os tornados derrubaram um grande número de casas. Cerca de 80 alertas de tornados foram registrados, assim como 358 relatos de ventos fortes e 40 relatos de chuva de granizo, de acordo com Rich Thompson, meteorologista-chefe do Centro de Previsão de Tempestades de Norman, Oklahoma.
O tráfego chegou a ser brevemente interrompido nos dois maiores aeroportos de Chicago, e dezenas de milhares de pessoas em diversos Estados dos EUA ficaram sem luz.
Até a manhã desta segunda-feira, havia confirmação de três pessoas mortas no condado de Massac, duas no condado de Washington e um na cidade de Washington, no condado de Tazewell, informou a funcionária do serviço de emergência de Illinois Patti Thompson.
O serviço nacional de meteorologia confirmou danos causados por tornados no sul do Illinois, com ventos entre 266 e 322 quilômetros por hora. Os fortes ventos continuam a ameaçar os Estados da Pensilvânia e Nova York.
Um idoso e sua irmã foram mortos quando um tornado atingiu a casa onde moravam, informou o legista Mark Styninger. Patti Thompson, da Agência de Gerência de Emergências de Illinois, confirmou outras três mortes, mas não forneceu detalhes. A agência também confirmou uma outra morte. / REUTERS

em.com.br
Meio oeste dos EUA sob ameaça de tornados
AFP - Agence France-Presse
Publicação: 17/11/2013 18:40 Atualização:
 
Estragos que o tornado provocou no Estado do Illinois, EUA
  
A cidade de Chicago e regiões do norte e centro dos Estados Unidos foram afetadas este domingo por fortes tempestades e algumas dessas áreas estão ameaçadas por tornados, afirmaram os serviços de meteorologia.
Alertas de tornado foram emitidos neste domingo em sete estados do norte e do centro do país - Illinois, Indiana, Iowa, Michigan, Missouri, Ohio e Wisconsin-, segundo o National Weather Service, o serviço público meteorológico dos Estados Unidos, em seu site.
"Fortes tornados que se deslocam rapidamente, grandes tempestades, granizo e ventos destrutivos podem ocorrer nessas áreas", informou, acrescentando que a situação é "particularmente perigosa".
Vários tornados tocaram a terra na tarde deste domingo. Imagens publicadas pela imprensa local e no Twitter mostravam árvores arrancadas pela raiz, algumas delas caídas em cima de casas ou veículos.
Os alertas de tornado incluem as cidades de Chicago, Detroit e Indianápolis.
Em Chicago, a partida de futebol americano entre Chicago Bears e Baltimore Ravens foi suspensa durante o primeiro quarto, por causa do vento e da chuva.
Um alerta de tornado significa que há condições climáticas para a eventual formação de um tornado ou de tempestades severas, informou o National Weather Service.  

JORNAL ZERO HORA 12/11/2013 | 18h58Atualizada em 12/11/2013 | 19h30

Especialistas confirmam ocorrência de tornados em São Joaquim, na Serra de SC

Meteorologista e pesquisadores acreditam em mais de um acontecimento ao mesmo tempo


Especialistas confirmam ocorrência de tornados em São Joaquim, na Serra de SC Wagner Urbano,On Jack/Divulgação
Árvores retorcidas e quebradas ao meio foram encontradas em São Joaquim e caracterizam o tornado Foto: Wagner Urbano,On Jack / Divulgação
Depois da confirmação de uma microexplosão, especialistas confirmam também a ocorrência de tornados em São Joaquim, na Serra Catarinense. Formados no mesmo tipo de nebulosidade, os dois fenômenos aconteceram entre o fim da tarde e início de noite da última segunda-feira e assustaram os 25 mil moradores do município.

Pela manhã, após analisar fotos de um galpão cujas paredes ficaram em pé e o telhado desabou no meio, como se o teto tivesse sido empurrado para baixo, o meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, atestou a microexplosão, que ocorre quando uma forte rajada de vento sai da base da nuvem em direção ao solo.

À tarde, ao receber novas imagens e assistir a um vídeo gravado por um morador que mostra a formação de quatro funis de nuvem no céu, Puchalski confirmou a ocorrência de um ou mais tornados no município, mas em regiões diferentes da microexplosão.

— É uma condição normal, pois os dois fenômenos se originam no mesmo tipo de nebulosidade (cumulus nimbus), mas não dá para fazer relação entre ambos e afirmar qual é mais forte.


Morador grava formação de tornados em São Joaquim, na Serra de SC:


Quem também confirma a ocorrência de tornados em São Joaquim são os pesquisadores Jaqueline Estivallet e Paulo Hames, de Florianópolis. Os dois são estudiosos de tornados e subiram a Serra para conferir de perto o que aconteceu.

Entre as principais características, eles encontraram muitas rotações em telhados e telhas totalmente retorcidas, caixas de maçã que foram sugadas e levadas para longe dos depósitos, árvores retorcidas para lados diferentes e partidas ao meio, um barracão de tijolos completamente torto e uma porta de galpão com 500 quilos lançada a 300 metros do local.

— Podemos afirmar que a região foi atingida por alguns tornados de fraca intensidade —, diz Jaqueline.

Para a pesquisadora, os tornados que atingiram São Joaquim devem ter ficado entre as categorias F0 (considerado leve, com ventos de 64 a 116 km/h conforme a Escala Fujita, utilizada para medir a intensidade de tornados avaliando-os pelos danos causados) e F1 (moderado, de 117 a 180 km/h).

Ela lembra que o último tornado com potencial de dano a atingir Santa Catarina foi o que destruiu toda a cidade de Ponte Alta, também na Serra, no dia 2 de dezembro do ano passado. Na ocasião, o fenômeno ficou na categoria F3 (forte, com ventos de 254 a 331 km/h).

Toda a área urbana de Ponte Alta foi castigada, e praticamente todos os cinco mil moradores foram afetados. Os prejuízos passaram dos R$ 30 milhões e a prefeitura decretou estado de calamidade pública. Em São Joaquim, a Defesa Civil estadual avalia a necessidade de decretar situação de emergência. 




JORNAL ZERO HORA 12/11/2013 | 17h13Atualizada em 12/11/2013 | 17h25

VÍDEO: Morador grava formação de tornados em São Joaquim, na Serra de SC

Imagens foram feitas no fim da tarde de segunda-feira, e especialista confirma fortes indícios


VÍDEO: Morador grava formação de tornados em São Joaquim, na Serra de SC Niander Nunes Goulart/Divulgação
O autor da foto, feita no Bairro Jardim Minuano, fez questão de destacar os quatro funis em formação Foto: Niander Nunes Goulart / Divulgação
Um vídeo gravado por um morador reforça a hipótese de que pelo menos um tornado atingiu o município de São Joaquim, na Serra Catarinense, entre o fim da tarde e o início da noite de segunda-feira. 
javascript://

Internauta registra possível tornado na Serra catarinenseAs imagens foram feitas na Rua Heriberto Hulse, no Bairro Jardim Minuano, por Niander Nunes Goulart, que as publicou em seu perfil no Facebook. No vídeo, Niander relata a formação de quatro funis no céu e comenta que, pouco antes, havia ocorrido uma forte chuva de granizo na cidade, uma das condições essenciais para o tornado.

— Se aquelas nuvens encostarem no chão, forma-se o tornado —, disse Niander.

Pelas imagens não é possível verificar se os funis atingem o solo, mas o meteorologista Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, viu o vídeo e confirma que o acontecimento foi um forte indício de tornado.

— Talvez um ou dois funis tenham tocado o solo e originado os tornados. As imagens são indícios da ocorrência deste fenômeno em São Joaquim.

Além do tornado, cuja hipótese é reforçada também por fotos que viu à tarde, Puchalski garante que São Joaquim foi atingida também por uma microexplosão, que ocorre quando uma forte rajada de vento sai da base da nuvem em direção ao solo, como uma grande força de cima para baixo.

— É uma condição normal, já que o tornado e a microexplosão se formam no mesmo tipo de nebulosidade (cumulus nimbus). Só que em São Joaquim, ocorreram em regiões diferentes do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário