Seguidores

domingo, 21 de abril de 2013

CHUVAS NO NORDESTE DO BRASIL

20/04/2013 08h53 - Atualizado em 20/04/2013 08h53

Funceme registra chuvas em 67 municípios do Ceará

Em Fortaleza, choveu 62 milímetros.
Maior precipitação foi registrada em Icapuí, com 180 milímetros.

Do G1 CE




Choveu em 67 municípios do Ceará entre 7h de sexta-feira (19) e 7h deste sábado(20). A informação é da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). A localidade de Icapuí, a 194 km de Fortaleza, registrou o maior índice pluviométrico com 180 milímetros. Em seguida, ficou a localidade de Aracati, com 142 milímetros. A terceira maior chuva foi registrada em Itaiçaba, com 118 milímetros. Fortaleza registrou precipitação de 62 milímetros.
Na sexta-feira, a Funceme divulgou relatório que aponta probabilidade de 45% de chances para as chuvas ficarem abaixo do normal, 40% em torno do normal e 15% de chances de precipitações acima do normal no período no Ceará. Ainda segundo a instituição, a quadra chuvosa no estado está chegando no último mês com chuvas 60% abaixo do normal.



7/04/2013 20h24 - Atualizado em 17/04/2013 20h25

Jaguaquara, na BA, entra em estado de calamidade após fortes chuvas

Dez casas desabaram em três dias e outras 50 correm risco, diz prefeitura.
Apesar das chuvas, Jaguaquara enfrenta racionamento de água na Bahia.

Do G1 BA

Cerca de 180 famílias estão em situação de risco por conta das fortes chuvas que caem há 15 dias em Jaguaquara, no sudoeste Bahia.
Ainda segundo as informações, desde domingo (14), dez casas desabaram e outras 50 estão em risco de desabar. Na tarde de terça-feira (16), uma hora de chuvas foi o suficiente para alagar a via principal.
A prefeitura informou que medidas estão sendo planejadas para dar suporte à população. A prefeitura informou também que está analisando a possibilidade de deslocar as famílias desabrigadas para uma escola pública. Apesar das chuvas, Jaguaquara é uma das 96 cidades que enfrenta o racionamento de água no estado por conta da baixa nos reservatorios que atendem à região sudoeste do estado.
Meteorologia
Mesmo com as chuvas que têm caído em parte do estado, o problema da seca na Bahia deve continuar, de acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo a meteorologista Marinês Cardoso, os registros de chuvas no estado ainda são considerados "pontuais".

"Na região sudoeste, por exemplo, o prazo de chuvas está previsto para terminar no final de abril. Há chuvas pontuais, mas não temos no satélite previsão de chuvas suficientes para amenizar o problema da seca", aponta. Conforme explica a especialista, os índices pluviométricos estão abaixo da meta trimestral na maior parte do estado, principalmente nas regiões do semi-árido, do oeste e do sudoeste. A expectativa é que as chuvas, ao fim de abril, retornem somente a partir do mês de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário