Seguidores

quarta-feira, 3 de abril de 2013

CICLONE EXTRATROPICAL EM PORTUGAL

 Sete distritos do continente com alerta amarelo

Última atualização da Proteção Civil

Por: Redacção    |   2013-04-03 13:58
Sete distritos de Portugal continental estão esta quarta-feira em alerta amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, devido à chuva forte, informa a Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) na sua página na Internet.

Na última atualização da página oficial da ANPC, às 12:39, constata-se que os distritos de Castelo Branco, Évora, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém e Setúbal estão em «situação meteorológica potencialmente perigosa».

«Os fenómenos previstos não são invulgares, mas é necessário cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico», lê-se na descrição do aviso amarelo.

As ilhas do arquipélago da Madeira estão também sob aviso amarelo, devido a agitação marítima e a vento forte.

No resto do país não está prevista nenhuma situação meteorológica de risco, escreve a Lusa.

O distrito de Santarém continua a ser o mais atingido pelas chuvas, com três povoações isoladas, 37 estradas, um parque de campismo e um parque de estacionamento submersos e oito estradas cortadas devido a inundação.

Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), os municípios de Constância, Vila Nova da Barquinha, Golegã, Chamusca, Alpiarça, Santarém, Torres Novas, Cartaxo, Benavente, Coruche e Almeirim são os mais fustigados naquele distrito.

O corte devido a inundação da estrada nacional (EN) 365 junto à ponte do Alviela deixou a povoação de Reguengo do Alviela isolada. Pelos mesmos motivos, foi cortada a estrada municipal que liga Santarém e Caneiras, deixando esta última localidade isolada.

A estas juntava-se a povoação de Palhota, no Cartaxo, que está isolada por se encontrar submersa a única estrada de acesso.

Aveiro, Braga, Coimbra, Évora, Lisboa, Portalegre, Setúbal e Viseu são os outros distritos que continuam hoje com estradas cortadas devido às inundações e deslizamentos de terras provocados pelo mau tempo e pela subida do nível das águas nos rios, de acordo com as informações atualizadas às 12:45 na página da Internet da Proteção Civil.

No distrito de Viseu a povoação de Valonguinho, na freguesia de Barrô, continua isolada devido ao desabamento de parte da estrada municipal.


Mau tempo Valado dos Frades- Nazaré (EUVI / Carlos Simões) 
EM CIMA: Mau tempo Valado dos Frades- Nazaré (EUVI / Carlos Simões) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário