Seguidores

quarta-feira, 10 de abril de 2013

ZONA DE CONVERGÊNCIA INTERTROPICAL VOLTA A CAUSAR CHUVAS


DIÁRIO DO NORDESTE

Funceme registra chuvas em 60 municípios cearenses

Redação Web | 11h02 | 10.04.2013

Maior precipitação foi em Granja, zona Norte do Estado


Choveu em 60 cidades do Ceará nas últimas 24 horas, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). A maior chuva registrada foi de 43 milímetros, no distrito de Adrianópolis, em Granja, zona Norte do Estado.
Ainda no Norte cearense, mais 2 municípios registraram boa quantidade de chuvas: Itapajé, com 42 mm, e Uruburetama, com 40 mm.
Na Serra da Ibiapaba, as maiores precipitações foram em Pacujá, com 40 mm e Ubajara, com 36. Em Morada Nova, no Vale do Jaguaribe, choveu 27 mm. Já em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza, o índice pluviométrico foi de  26 mm.
Previsão do tempo é de céu nublado em Fortaleza
A Funceme não registrou  chuva em Fortaleza nas últimas 24 horas. Para esta tarde, a previsão do tempo na Capital é de céu parcialmente claro a nublado, com chuvas. A temperatura mínima deve ficar em torno dos 24º, com a máxima podendo chegar aos 31º.
Zona Norte do Estado deve receber mais chuvas nas próximas 24 horas
De acordo com a Funceme, deve chover nas próximas 24 horas nas zonas Centro-Norte e Norte do Ceará. O gerente da Unidade de Tempo e Clima, José Maria Brabo, explica que a precipitação ocorrerá devido a aproximação de nuvens que se deslocam do oceano em direção ao continente. "A aproximação dessa nebulosidade se deve a uma zona de convergência intertropical, que é a maior causadora de chuvas neste período do ano no nosso Estado. A intensidade dessas chuvas são bastante variáveis, mas há, sim, a possibilidade de chover forte em alguns locais", explicou.
O gerente também alertou que há possibilidade das chuvas chegarem em Fortaleza e no litoral próximo à Capital.






09/04/2013 06h42 - Atualizado em 09/04/2013 06h49

Defesa Civil divulga relatório sobre as chuvas de Balneário Camboriú

217 milímetros foram registrados em 48 horas de chuva na cidade.
Autoridades verificaram problemas em pelo menos seis bairros.

Do G1 SC

Morador de Balneário Camboriú usou caiaque para se deslocar em rua alagada (Foto: Alceu Bitencourt/VC no G1)Morador de Balneário Camboriú usou caiaque para se deslocar em rua alagada (Foto: Alceu Bitencourt/VC no G1)
A Defesa Civil Municipal e a Secretaria de Segurança e Incolumidade de Balneário Camboriú, no Vale do Itajaí, concluíram e divulgaram nesta segunda-feira (8) o relatório sobre as chuvas ocorridas na última quarta-feira (3) na cidade. De acordo com o documento, em menos de 48 horas choveu o equivalente a 217 milímetros. "A chuva foi tão intensa, que em um período de seis horas o índice pluviométrico bateu na casa de 170 milímetros", relatou Diogo Catafesta, diretor do órgão.
A chuva forte causou prejuízos em seis bairros do município: Nações, Barra, Pioneiros, Iate Clube, Nova Esperança.  Segundo o secretário de segurança e Incolumidade de Balneário Camboriú, a região mais afetada foi o bairro das Nações.
Ainda de acordo com o diretor da Defesa Civil, as chuvas provocaram alamentos e problemas no trânsito. "Não tivemos enchente ou inundação por conta de obras de redes de captação de água pluvial, mas ainda assim o volume de chuva foi tão grande que extrapolou os limites", disse Diogo.
O relatório elaborado pela Defesa Civil e Secretaria de Segurança e Incolumidade de Balneário Camboriú  foi enviado ao prefeito Edson Dias. O decreto de estado emergência não está descartado pela prefeitura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário