Seguidores

sexta-feira, 26 de abril de 2013

TORNADO NO RJ

21/04/2013 17h24 - Atualizado em 21/04/2013 19h24

Internauta flagra tornado de baixa intensidade em Maricá, RJ

Registro foi feito na manhã deste domingo (21)
Inmet confirmou que fenômeno é comum na região.

Alessandro Figueira Internauta, Maricá, RJ
Flagrante de tornado de baixa intensidade foi feito na manhã deste domingo (21) em Maricá (Foto: Alessandro Figueira/VC no G1)Flagrante de tornado de baixa intensidade foi feito na
manhã deste domingo (21) em Maricá
(Foto: Alessandro Figueira/VC no G1)
O internauta do G1 Alessandro Figueira registrou uma formação de um tornado de baixa intensidade na cidade de Maricá, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O fenômeno foi registrado por volta das 10h15 da manhã deste domingo (21) e teria durado cerca de cinco minutos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as fotos são realmente de um tornado de baixa intensidade. O tornado, ou centro de baixa pressão, foi visto pelo internauta do aeroporto de Maricá, onde trabalha como auxiliar de escritório.
“Foi a primeira vez que eu vi algo assim. Eu estava trabalhando quando meus amigos apontaram algo no céu e foi então que eu vi o formato na nuvem. Ficou assim por cerca de cinco minutos e quase chegou a tocar o chão. Aproveitei o momento para tirar a foto”, disse o jovem Alessandro Figueira.
  •  
Flagrante de tornado de baixa intensidade foi feito na manhã deste domingo (21) em Maricá (Foto: Alessandro Figueira/VC no G1)Flagrante de tornado de baixa intensidade foi feito na manhã deste domingo (21) em Maricá (Foto: Alessandro Figueira/VC no G1)
Nota da redação: Segundo a meteorologista Maria das Dores de Azevedo, o Inmet não possui nenhuma estação próximo da região de Maricá, o que dificulta identificar mais detalhes sobre o fenômeno. Mas, após analisar as fotos, ela confirmou que o flagrante foi realmente de um tornado de baixa intensidade.
“Esse tornado de baixa intensidade acontece quando há o encontro de ar quente com nuvens carregadas de chuva. Se tocasse o chão poderia se transformar em um tornado e causar mais estragos, mas por enquanto, tudo indica que não tocou o chão. Esse fenômeno é considerado comum e pode acontecer outras vezes na região”, informou a meteorologista Maria das Dores de Azevedo.
Ainda segundo o Inmet, há muita nebulosidade na região e a previsão é de chuvas isoladas nas próximas 48 horas e sol entre nuvens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário