Seguidores

quinta-feira, 31 de julho de 2014

SERÁ UM EL NIÑO MODOKI EM 2014

ANIMAÇÃO DE ANOMALIA DE TSM NO PACÍFICO EM TEMPO REAL
  
Abaixo imagem das 09h30min de 31.07.2014 já mostra forte atividade sobre Zona de Convergência Intertropical do Pacífico causadas pelo El Niño. Formam furacões no Pacífico leste.
 Veja aqui mais informação sobre a Zona de Convergência Intertropical do Pacífico e sua influência no Brasil:
http://filosofiaclimatica.blogspot.com.br/2013/03/zona-de-convergencia-intertropical-do.html



 Capa do Portal da Ilha 
http://www.portaldailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=23996

El Niño Modoki deve influenciar o tempo em SC na primavera

Publicado em 30/07/2014 às 22:51:08

Neste ano o fenômeno pode influenciar SC na primavera, com aumento de chuva e distribuição irregular (tipo Modoki).
Nos meses de agosto a outubro, os modelos de previsão climática continuam indicando o aquecimento atípico das águas superficiais e sub-superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, bem como o enfraquecimento dos ventos alísios (que sopram de leste para o oeste) na região equatorial, configurando o fenômeno El Niño com intensidade fraca a no máximo moderada.  Essa configuração muda o padrão de circulação geral da atmosfera, influenciando o regime de chuva no globo. 

O fenômeno pode ser de dois tipos:
- Clássico ou Canônico (canônico provém do latim e significa, de acordo com os padrões ou normas estabelecidas), a anomalia positiva de temperatura inicia no Pacífico Equatorial Leste, podendo se estender por todo Pacífico Equatorial na fase madura (verão), com aumento de chuva no Sul do Brasil e falta de chuva na região Nordeste, por exemplo, em 1997/1998 e 2009/2010.
- Modoki: não sustenta o aquecimento em todas as regiões do Pacífico, a anomalia positiva de temperatura inicia no Pacífico Equatorial Central, com anomalias negativas no Pacífico Equatorial Leste e Oeste, podendo provocar seca generalizada em todo o Brasil, por exemplo, em 2004/2005.
Segundo as previsões dos principais centros internacionais os indicativos são de um El Niño Modoki. Por isso, é preciso acompanhar a previsão nos próximos meses, pois como as condições oceânicas e atmosféricas mostram que o fenômeno não deve ser clássico, podendo ocorrer chuva irregular em SC,  no sul e sudeste do Brasil.

FONTE: Epagri/Ciram

Nenhum comentário:

Postar um comentário