Seguidores

sexta-feira, 18 de julho de 2014

FRENTE FRIA CHEGA AO CENTRO DO BRASIL

 Imagem das 14h de 18.07.2014 mostra a frente fria chegando a região central do Brasil empurrada por uma massa de ar polar, Alta Pressão(anticiclone) sobre a Argentina e causará muito frio no sul do Brasil. A frente fria forma um ciclone extratropical sobre o Atlântico  Sul onde causa agitação no mar.
Abaixo na imagem em vapor dágua vemos os detalhes do ciclone.


Previsão dos ventos para os próximos dias no Atlântico:



Muita chuva no Nordeste ainda:
CLIMATEMPO

Aracaju (SE) ainda tem muita chuva nesta 5ª feira

16 de julho de 2014 às 14:11 por Josélia Pegorim


Chove sem parar sobre Aracaju, capital de Sergipe, desde a tarde de terça-feira, 15 de julho. Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado em 24 horas, entre 21 horas de terça e 21 horas desta quarta-feira, dia 16 de julho, estava em 82,6 mm. A média normal de chuva para julho é de aproximadamente 207 mm.

O tempo muito chuvoso prejudicou a visibilidade no aeroporto de Aracaju nesta quarta-feira e houve cancelamento de vôos, segundo a Infraero. A situação poderá se repetir nesta quinta-feira pois a chuva não deve parar.



Mais chuva


As áreas de instabilidade que estão provocando a chuva sobre Aracaju atuam por todo o leste de Sergipe. Em Itabaianinha já choveu 74,8 mm entre 13 horas de terça e 13 horas desta quarta-feira. A previsão é de que as nuvens fiquem ainda mais carregadas e permaneçam sobre o leste de Sergipe no decorrer desta quarta-feira e também na quinta-feira. Até lá, a chuva vai continuar constante e volumosa e pode causar transtornos.





Alagoas


No decorrer da quinta-feira, mas principalmente na sexta-feira, as áreas de instabilidade aumentam no litoral de Alagoas. A previsão também é de muita chuva para o litoral alagoano e a Maceió também pode ter chuva forte.



 VENTOS ALÍSIOS
diariodonordeste.verdesmares.com.br

Temporada de ventos fortes começa no Ceará

Redação Web | 15h13 | 17.07.2014

A média de velocidade em Fortaleza passa dos 16Km/h e as rajadas podem chegar aos 50Km/h

praia
Praticantes de esportes náuticos à vela comemoram o início da melhor temporada do ano no Ceará para a prática destas atividades
Divulgação/Funceme
Chegou a temporada dos ventos mais intensos no Ceará, informou a Fundação Cearense de Meteorologista e Recursos Hídricos (Funceme) nesta quinta-feira (17).
O aviso é recebido com entusiasmo pelos cearenses, pois, com ventos mais fortes o calor é amenizado no Estado.
Segundo a Funceme, o tempo também fica mais agradável porque  estamos no inverno do Hemisfério Sul e as temperaturas máximas, que podiam passar dos 32°C em maio e junho, ficam na casa do 29°C ou 30°C em julho.
Os praticantes de esportes náuticos à vela também comemoram o início da melhor temporada do ano no Ceará para a prática destas atividades, como windsurf e kitesurf, por exemplo.
Em contrapartida, para outros grupos, como os pescadores, por exemplo, os ventos fortes representam um risco devido ao mar revolto. Há preocupação também com a queda de árvores e destelhamentos de casas por conta das fortes rajadas.
O mês de setembro será o mais ventilado
Setembro promete ser o mês mais ventilado, segundo o órgão, onde a média de velocidade em Fortaleza passa dos 16Km/h e as rajadas podem chegar aos 50Km/h.
Ainda segundo a Funceme, a causa é um deslocamento do Sistema de Alta Pressão Atmosférica do Atlântico Sul, típico dessa época do ano.
Os meteorologistas explicam que, desde junho, esse sistema, que se posicionava abaixo do trópico de capricórnio, vem se movendo no sentido norte e fica sobre o oceano, próximo à costa do Nordeste brasileiro.
Dessa forma, é intensificada a velocidade dos ventos, que sopram na direção Sudeste-Noroeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário