Seguidores

sexta-feira, 25 de julho de 2014

PRIMEIRA NEVE DO ANO NO BRASIL

Imagem das 11h de 25.07.2014 mostram a frente fria já sobre a região sudeste do Brasil onde causa chuvas. Percebe-se claramente o movimento pela corrente de jato(setas em amarelo), que a frente fria recebe umidade vinda da região do El Niño no Pacífico.

  
 Aqui imagem em vapor dágua das 16h30min de 25.07.2014 aumentou a nebulosidade sobre a Bolívia com a corrente de jato vindo do Pacífico carregada de umidade.


Aqui vemos as chuvas ocorridas ontem e o grande volume de chuva em verde na região sul do Brasil:

CLIMATEMPO

BH: chuva de 1 mês em 7 horas

25 de julho de 2014 às 12:15 por César Soares

Frente fria provocou grandes mudanças no tempo sobre a maior parte do Sudeste. A chuva veio com grande volume em diversas áreas. O centro-sul de Minas Gerais já teve um grande aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com volumes mais elevados.

Em Belo Horizonte, a estação automática do INMET, registrou das 5h até às 11h um volume de chuva de 24,2mm . Isso corresponde a 60% a mais da média climatológica normal para o mês de Julho que é de 15,4mm. Lembrando que a média climatológica de Julho para Belo Horizonte é baixa, uma vez que o predomínio durante o inverno é do ar seco. O volume de chuva se torna bastante expressivo quando comparado com os acumulados dos anos anteriores. É o julho mais chuvoso desde o ano de 2004, onde a estação registrou 40mm.


Na imagem de satélite os tons azulados indicam nuvens com maior profundidade na atmosfera, que provocam mais chuva. Os tons em verde a amarelados indicam nuvens com profundidade menor e chuva mais fraca.

Imagem de Satélite do canal do infravermelho realçada



E ainda vem mais chuva para todo o Estado de Minas Gerais até o fim desta semana. A frente fria ainda organiza áreas de instabilidade sobre o território mineiro e as pancadas de chuva persistem. E os volumes de chuva esperados são elevados, há o risco de alagamentos. Há previsão de chuva pelo menos até a próxima segunda-feira (28). Após a passagem da frente fria, o ar polar começa a vir com mais intensidade. As temperaturas caem e faz bastante frio.




25/07/2014 10h00 - Atualizado em 25/07/2014 11h02

Serra registra primeira neve de 2014 em Santa Catarina nesta sexta-feira

Fenômeno foi visto na madrugada no Morro da Igreja por 20 minutos.
Alta umidade relativa do ar e massa de ar frio favoreceram ocorrência.

Do G1 SC
A Serra catarinense registrou a primeira ocorrência de neve no estado em 2014 na madrugada desta sexta-feira (25), confirmou a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas em Santa Catarina. Um vídeo foi gravado pela equipe RBS TV mostra ofenômeno na cidade de Urupema
 (veja http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/07/serra-registra-primeira-neve-de-2014-em-santa-catarina-nesta-sexta-feira.html).
A neve de fraca intensidade ocorreu por cerca de 20 minutos, próximo da 1h30 no Morro da Igreja. Da mesma forma, segundo a Epagri/Ciram, o fenômeno climático foi registrado em Urupema às 3h. Não houve acúmulo de neve.
Neve caiu no Morro da Igreja na madrugada desta sexta (25) (Foto: Eduardo Felipe Neuhaus/Divulgação)Amigos saíram de Florianópolis por causa da
previsão de neve na Serra catarinense
(Foto: Eduardo Felipe Neuhaus/Divulgação)
A alta umidade relativa do ar deixada pela passagem de uma frente fria associada ao frio intenso de uma massa de ar frio e seco que se aproxima do Sul do Brasil favoreceu a ocorrência do fenômeno na Serra catarinense.
Eduardo Felipe Neuhaus saiu de Florianópolis com mais dois amigos até Urubici, na Serra, só por causa da previsão de neve. "Trabalhamos até 0h e fomos direto", disse. O grupo subiu até o Morro da Igreja, onde estavam caindo os últimos flocos. "Esperamos até 6h, mas não caiu mais", lamentou. Eduardo já havia presenciado a neve anteriormente em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, no ano passado.
Temperaturas baixas
A maioria das cidades catarinenses registrou temperaturas baixas na madrugada e amanhecer desta sexta.
De acordo com a Central RBS de Meteorologia, na Serra, as mínimas foram de 0,3ºC em Urupema, 1,5ºC em Bom Jardim da Serra, 2,0ºC em São Joaquim e 3,4ºC em Painel. No Oeste, foram registrados 4,6ºC em Curitibanos e 6,8ºC em Joaçaba. No Norte, houve 6,7ºC em Mafra.
Neve foi registrada pela primeira vez em Santa Catarina neste ano (Foto: Luiz Rafael Vasconcelos/Divulgação)Neve foi registrada pela primeira vez em Santa Catarina neste ano (Foto: Luiz Rafael Vasconcelos/Divulgação)

Sexta-feira (25) amanheceu gelada em toda Santa Catarina (Foto: Luiz Rafael Vasconcelos/Divulgação)Sexta-feira (25) amanheceu gelada em toda Santa Catarina (Foto: Luiz Rafael Vasconcelos/Divulgação)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário