Seguidores

sexta-feira, 4 de julho de 2014

CHUVA EXTREMA NO RIO GRANDE DO SUL

 Imagem das 08h de 04.07.2014 mostra a influência do fenômeno El Niño sobre as chuvas no sul do Brasil. Vejam na imagem animada, que está vindo umidade da região do El Niño através da corrente de jato sobre a América do Sul e desce sobre o Rio Grande do Sul em forma instabilidades com chuvas torrenciais e queda de granizo.


Aqui imagens das anomalias de temperatura, onde vemos calor sobre o Rio Grande do Sul, ou seja, calor mais umidade igual à INSTABILIDADES, Esse calor anormal é consequência do fenômeno El Niño que também bloqueia o ar frio sobre a Argentina.
Abaixo, temos as correntes de Jato e vemos que passa por cima da Cordilheira dos Andes vinda do Pacífico, carregada de umidade. 


Aqui imagem das 22h30min de 03.07.2014 mostra a forte instabilidade formada pela corrente de jato sobre o Rio Grande do Sul.

Vale do Rio Pardo

Vendaval derruba telhado de posto de combustíveis em Ibarama

Estrutura metálica caiu sobre veículos. Segundo BM, carreta tombou com a força do vento

Atualizada em 04/07/2014 | 02h2604/07/2014 | 01h14
Vendaval derruba telhado de posto de combustíveis em Ibarama Brunno Fagundes/Especial
Estrutura caiu sobre carros que estavam estacionados Foto: Brunno Fagundes / Especial
Um temporal causou grandes estragos no município de Ibarama, no Vale do Rio Pardo, na madrugada desta sexta-feira. De acordo com a Brigada Militar local, cerca de 90% da cidade sofreu danos com a ventania e queda de granizo. A chuvarada também teria causado a falta de luz em praticamente todas as casas do município de 4,5 mil habitantes.

A força dos ventos derrubou a cobertura de um posto de combustível na Rua 15 de Dezembro, próximo à entrada de Ibarama pela RST- 347. Dois veículos foram atingidos pelo telhado de metal do estabelecimento. Ainda segundo a BM, a ventania virou uma carreta que estava no estacionamento e derrubou paredes de uma salão ao lado do posto, que era utilizado como depósito de fumo. Até a 1h, não havia informações de feridos.
De acordo com o sargento José Alexandre Colvero, as pedras de granizo eram do tamanho de bolas de pingue-pongue e muitas árvores e postes caíram por toda a cidade.
— Nunca tinha visto um fenômeno como esse. A natureza mostrou a sua força mas, graças a Deus, ainda não temos ocorrência de vítimas — contou o Colvero.
De acordo com a BM, na RST-347, estrada que liga Ibarama ao município de Sobradinho, muitas árvores foram derrubadas pela enxurrada, mas os bombeiros voluntários de Sobradinho já fizeram a remoção dos galhos que caíram na pista.
Em Sobradinho, distante cerca de 10 quilômetros de Ibarama, houve queda de granizo por volta das 21h. De acordo com a Brigada Militar, 50 casas foram destelhadas, mas ninguém precisou sair de casa. A Defesa Civil distribuiu lonas para a população.

 JORNAL ZERO HORA

Ruas alagadas, trânsito parado, trensurb fechado: Capital tem 80% da chuva de um mês em 12 horas

Quase 100 milímetros foram registrados entre a noite de quinta e o início da manhã desta sexta

Atualizada em 04/07/2014 | 11h5504/07/2014 | 10h00
Ruas alagadas, trânsito parado, trensurb fechado: Capital tem 80% da chuva de um mês em 12 horas Montagem sobre fotos/Agência RBS
Chuva atingiu diversos pontos da Capital Foto: Montagem sobre fotos / Agência RBS
Depois do Norte do Estado, a chuva causou transtornos em Porto Alegre e Região Metropolitana. Em 12 horas, quase 80% do volume esperado para o mês foi registrado na Capital. De acordo com a Somar Meteorologia, entre as 21h de quinta-feira e as 9h desta sexta-feira, 95,8 milímetros de água foram registrados na cidade, para uma média mensal de 121,7 milímetros.

03/07/2014 18h42 - Atualizado em 03/07/2014 18h43

Número de municípios afetados pela chuva sobe para 110 no RS

Conforme balanço da Defesa Civil, 58 decretaram situação de emergência. Cerca de 15 mil pessoas estão fora de casa conforme o levantamento.

Do G1 RS
Após afetar o Noroeste, Rio Uruguai deixa rastro de prejuízos na Fronteira Oeste (Foto: Luan Zubaran/Prefeitura São Borja)Cheia do Rio Uruguai já atinge a Fronteira Oeste do estado (Foto: Luan Zubaran/Prefeitura São Borja)
Aumentou o número de municípios atingidos pela chuva dos últimos dias no Rio Grande do Sul. Segundo o último boletim da Defesa Civil, divulgado no final da tarde desta quinta-feira (3), o total de municípios afetados chega a 110. Destes, 58 decretaram situação de emergência e dois estado de calamidade pública (Iraí e Barra do Guarita). Pela manhã, a contagem apontava 99 cidades gaúchas prejudicadas.
O número de pessoas atingidas por enchentes e enxurradas permanece em cerca de 15 mil. São 13,6 mil desalojados e quase 1,5 mil desabrigados no estado. Além das regiões Norte e Noroeste, a Fronteira Oeste também sofre com os efeitos do excesso de chuva. Até agora, o órgão confirmou duas mortes e emitiu alerta para uma pessoa desaparecida, que é a mulher do homem de 56 anos que foi encontrado nesta quinta (3) no interior de Arroio do Tigre, no Vale do Rio Pardo. O Corpo de Bombeiros faz buscas na região.
O nível do Rio Uruguai pode voltar a subir ainda mais nos próximos dias. A previsão é de chuva forte nesta quinta e sexta-feira (4) no Rio Grande do Sul, principalmente na Fronteira Oeste.
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cpetc) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão para a quinta-feira é de chuva forte no Noroeste, Norte e Nordeste do estado, regiões já bastante castigadas por enchentes.
Na sexta-feira (4), a chuva deve ser ainda mais intensa do que no dia anterior e se concentrar por grande parte do estado. O acumulado promete ser elevado a partir do meio da tarde nas regiões de Alegrete, Santiago, Santa Maria e São Gabriel. Já à noite, a chuva forte passa a atingir as regiões de Uruguaiana, Dom Pedrito, Bagé, Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul, Canguçu, Pelotas, Rio Grande e Mostardas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário