Seguidores

segunda-feira, 28 de julho de 2014

CESSA INFLUÊNCIA DO EL NIÑO SOBRE FRENTE FRIA



 Imagens mostram que a corrente de jato sobre o Pacífico sumiu (enfraqueceu), não fornecendo mais umidade para a frente fria sobre o Brasil que em consequência, entra em dissipação. Nota-se a quase formação de um ciclone extratropical sobre o Mato Grosso do Sul que se dissipa imediatamente. Nova frente fria chega sobre a Argentina.

  
Vemos aqui as chuvas ocorridas ontem pela frente fria:


CLIMATEMPO

Chuva de julho em BH triplicou a média

27 de julho de 2014 às 11:49 por Josélia Pegorim

A grande e forte frente fria que invadiu o Brasil nestes últimos dias de julho provocou uma quantidade de chuva excepcional, muito acima do normal para esta época do ano. O excesso de umidade foi marcante especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste, onde julho é quase sempre sinônimo de seca, dias ensolarados, de umidade do ar muito baixa. Por causa da passagem desta frente fria, julho de 2014 vai ficar guardado na memória da maioria da população destas Regiões por causa de sua chuva.

Um dos melhores exemplos desta situação foi o observado sobre o centro-oeste e sul de Minas Gerais. Há 10 anos Belo Horizonte não tinha tanta chuva em julho como está tendo neste ano. Entre os dias 25 e 27 de julho de 2014 choveu 39,2 mm na região central da cidade, a maior quantidade de chuva em julho desde 2004, quando acumulado chegou aos 40,2 mm. A média de chuva para julho em Belo Horizonte fica em torno dos 13 mm.

Ainda pode chover um pouco mais nesta segunda-feira e depois o tempo volta a secar.





Recorde de frio

Tempo chuvoso, falta de sol e ar polar. A combinação destes três fatores derrubou a temperatura em Belo Horizonte nos últimos dias e a capital mineira bateu o recorde de tarde mais fria do ano pode dois dias consecutivos. Na sexta-feira, 25 de julho, a temperatura máxima foi de 20,5°C e no sábado, 26 de julho, a máxima foi de 17,9°C, a menor do ano. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia medidos na estação meteorológica de Santo Agostinho, no centro-sul da cidade.

A temperatura começa a subir nesta segunda-feira e chuva para de vez na terça. A semana pode terminar com recorde de madrugada mais fria do ano devido a diminuição da nebulosidade. As tardes ficam mais quentes.


Diario de Pernambuco
Previsão de chuva intensa e maré alta nas próximas horas

Diario de Pernambuco
Publicação: 27/07/2014 22:51 Atualização: 27/07/2014 23:26



Imagem visível de 28.07.2014  às 12h.
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou um alerta metereológico, no fim da tarde deste domingo (27), com a previsão de chuvas mais intensas no
período da madrugada e nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (28). O pico da maré será às 4h32 e deve atingir a marca dos 2,3 m com chuva moderada e contínua. Outro pico é previsto para 16h53.
A previsão é de que as áreas mais atingidas fiquem nas Zonas da Mata Norte e Sul e na Região Metropolitana do Recife.

De acordo com a Apac, a mudança na intensidade das chuvas será provocada por um canal de umidade proveniente do Oceano Atlântico, que aumentará a nebulosidade. As precipitações deverão ser de acima de 30 milímetros nas próximas 24 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário