Seguidores

sexta-feira, 11 de julho de 2014

EL NIÑO ENFRAQUECEU


 Anomalia TSM - últimos 3 meses

As informações de monitoramento da anomalia da temperatura da superfície do mar contidas nesta seção são provenientes do National Oceanic and Atmospheric Administration‘s (NOAA), National Weather Service (NWS) e Climate Prediction Center (CPC), atualizadas semanalmente e disponibilizadas nesta seção. As imagens representam as anomalias das temperaturas da superfície do mar (TSM) observada nas últimas 11 semanas.

As condições oceânicas observadas nos últimos meses mostraram a presença de águas com anomalia positiva da TSM sobre boa parte da faixa equatorial do Oceano Pacífico Equatorial. A área com anomalia positiva se estende desde o pacífico oeste até o leste, com destaque para o litoral norte da América do Sul.

No entanto, ainda persiste uma pequena área com anomalia negativa da TSM no sul da região do Niño 1+2 e extremo sul do continente sul-americano. Este padrão oceânico indica uma possível evolução da condição de neutralidade para a fase quente do fenômeno El Niño Oscilação Sul (ENOS) no decorrer do trimestre de julho-agosto-setembro/2014.

 No gráfico vemos que diminuiu a intensidade do El Niño que estava em +0,5°C e agora está em +0,39°C o que influenciou, fazendo  parar as chuvas no sul do Brasil e aumentando o frio. Mas essa "parada" no momento do El Niño, não significa que não voltará a subir as temperaturas.

info.abril.com.br
10/07/2014 16h47 - Atualizado em 10/07/2014 16h49

Órgão mantém chance de El Niño em 70% este ano

AFP
O órgão de previsão climática dos Estados Unidos manteve a expectativa de ocorrência do fenômeno climático El Niño em seu relatório mensal, confirmando as chances de o padrão climático ocorrer durante o verão do hemisfério Norte em 70 por cento.
O Centro de Previsão Climática, uma agência do Serviço Climático Nacional, disse que estava perto de 80 por cento a chance de El Niño, que pode provocar o caos durante o outono e início de inverno no hemisfério Norte.

Leia também

///

A agência reduziu sua probabilidade de forte El Niño, prevendo que atingirá o pico de força entre "fraco a moderado" durante a parte final do outono e início de inverno e no final da primavera de 2015.
"Ao longo do último mês, nenhuma mudança significativa evidente no modelo de previsão..., com a maior parte dos modelos indicando o início do El Niño entre junho e agosto e continuando no início de 2015", disse.
O El Niño, caracterizado pelo aquecimento da superfície das temperaturas no Pacífico, pode provocar enchentes e secas no mundo.
O fenômeno, que provoca chuvas acima da média em algumas áreas do Brasil, pode trazer problemas para as safras de cana-de-açúcar e café, em processo de colheita.
Mas iria criar o clima perfeito para a soja e milho, com plantio da nova safra sendo iniciado nos próximos meses.
(Reportagem Josephine Mason em Nova York)

Nenhum comentário:

Postar um comentário