Anomalia TSM - últimos 3 meses |
As informações de monitoramento da anomalia da temperatura da
superfície do mar contidas nesta seção são provenientes do National
Oceanic and Atmospheric Administration‘s (NOAA), National Weather
Service (NWS) e Climate Prediction Center (CPC), atualizadas
semanalmente e disponibilizadas nesta seção. As imagens representam as
anomalias das temperaturas da superfície do mar (TSM) observada nas
últimas 11 semanas.
No entanto, ainda persiste uma pequena área com anomalia negativa da TSM no sul da região do Niño 1+2 e extremo sul do continente sul-americano. Este padrão oceânico indica uma possível evolução da condição de neutralidade para a fase quente do fenômeno El Niño Oscilação Sul (ENOS) no decorrer do trimestre de julho-agosto-setembro/2014.
No gráfico vemos que diminuiu a intensidade do El Niño que estava em +0,5°C e agora está em +0,39°C o que influenciou, fazendo parar as chuvas no sul do Brasil e aumentando o frio. Mas essa "parada" no momento do El Niño, não significa que não voltará a subir as temperaturas.
info.abril.com.br
10/07/2014 16h47 - Atualizado em 10/07/2014 16h49
Órgão mantém chance de El Niño em 70% este ano
AFPO Centro de Previsão Climática, uma agência do Serviço Climático Nacional, disse que estava perto de 80 por cento a chance de El Niño, que pode provocar o caos durante o outono e início de inverno no hemisfério Norte.
A agência reduziu sua probabilidade de forte El Niño, prevendo que atingirá o pico de força entre "fraco a moderado" durante a parte final do outono e início de inverno e no final da primavera de 2015.
"Ao longo do último mês, nenhuma mudança significativa evidente no modelo de previsão..., com a maior parte dos modelos indicando o início do El Niño entre junho e agosto e continuando no início de 2015", disse.
O El Niño, caracterizado pelo aquecimento da superfície das temperaturas no Pacífico, pode provocar enchentes e secas no mundo.
O fenômeno, que provoca chuvas acima da média em algumas áreas do Brasil, pode trazer problemas para as safras de cana-de-açúcar e café, em processo de colheita.
Mas iria criar o clima perfeito para a soja e milho, com plantio da nova safra sendo iniciado nos próximos meses.
(Reportagem Josephine Mason em Nova York)
Nenhum comentário:
Postar um comentário