Seguidores

quinta-feira, 24 de julho de 2014

FRENTE FRIA CHEGA AO CENTRO-OESTE


 Imagem das 10h de 24.07.2014 mostra a frente fria chegando ao centro oeste do Brasil onde causa chuvas.
Abaixo vemos a umidade em 23.07.2014 as 21h e percebe-se um "canal" de umidade vindo da Amazônia em direção ao sul do Brasil. Essa umidade de 100% sobre o Rio Grande do Sul, causou a intensa chuva.



Abaixo vemos em verde a intensa chuva sobre o Rio Grande do Sul e sul do Paraguai.

CLIMATEMPO

Frente fria chegou ao Centro-Oeste

24 de julho de 2014 às 08:11 por Aline Tochio

A frente fria que está avançando pelo centro-sul do Brasil está influenciando o tempo em parte do Centro-Oeste. Em Mato Grosso do Sul choveu em todo o Estado durante toda a madrugada desta quinta-feira. Nas últimas 24 horas (entre 07 horas de quarta e 07 horas desta quinta-feira) a chuva acumulou 73 milímetros em Ponta Porã, 68 milímetros em Sidrolândia, 65 milímetros em Rio Brilhante e 59 milímetros em Campo Grande. Em Mato Grosso, por causa da aproximação da frente fria, um temporal atingiu a cidade de Cuiabá na tarde de quarta-feira, 23.

Essa frente fria já está espalhando muitas nuvens pelo sul de Goiás e de Mato Grosso, e ao longo do dia provoca mais pancadas de chuva nessas áreas e também em Mato Grosso do Sul.

Ar polar

A massa de ar polar que vem acompanhando o sistema frontal já está começando a influenciar o tempo em Mato Grosso do Sul. Às 08 horas da manhã fazia apenas 14ºC em Campo Grande. Por causa desse resfriamento e do excesso de umidade, um denso nevoeiro formou-se na capital e reduziu a visibilidade no aeroporto para 400 metros. Em Ponta Porã, no sul do Estado, fazia apenas 11ºC. Ao longo do dia esse ar polar vai avançando mais e mantém as temperaturas baixas. Nesta próxima sexta-feira faz bastante frio no Estado, com risco de geada na região sul. O frio também será sentido no sul de Mato Grosso, inclusive em Cuiabá, e no sul de Goiás.



24/07/2014 07h59 - Atualizado em 24/07/2014 08h12

Após chuva no RS, massa de ar polar atinge estado e baixa temperaturas

Porto Alegre registrou 65% da média de chuva para o mês de julho.
Na Região Central, água acumulou 235 milímetros nos últimos dias.

Do G1 RS
Forte chuva deixou ruas alagadas em Porto Alegre (Foto: Reprodução/RBS TV)Forte chuva deixou ruas alagadas em Porto Alegre
(Foto: Reprodução/RBS TV)
Porto Alegre registrou 80 milímetros de chuva na quarta-feira (23). O número equivale a 65% da média para o mês todo. Apesar do temporal na capital, a Região Central do estado foi o local onde mais choveu: foram 135 milímetros de água, o que supera a média para o mês inteiro de julho. Para esta quinta-feira (24), a instabilidade diminui e deve ter 30 milímetros em parte da Região da Serra e da Região Norte.
Na capital, a Avenida Sertório estava alagada durante a noite. Em alguns pontos não dava para passar. Também na Zona Norte, na Severo Dullius, próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, a água continuava acumulada na pista.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o dia será ventoso e aumentará a sensação térmica. Na medida em que a chuva diminui o frio vai aumentado. Nas áreas próximas à fronteira com o Uruguai a chuva deve cessar no período da tarde. Nas outras áreas, a chuva cessa durante a noite e a madrugada de sexta-feira (25).
A massa de ar polar que chega ao estado já está derrubando as temperaturas. Em Bagé, na Campanha, faz 7°C com sensação de 1,5°C. À tarde as temperaturas não sobem muito:  máxima de 9°C em Uruguaiana, na fronteira
Com a onda de frio, há expectativa de temperaturas próximas de zero grau já a partir da madrugada. Como ainda tem umidade nos pontos mais altos da Serra vem junto o alerta para neve. Segundo os meteorologistas, as chances são 30% em Vacaria e São José dos Ausentes. Nas cidades próximas onde tiver neve vamos ter geada.
Na sexta-feira, apesar de ter ainda chuva fraca na madrugada no leste e nordeste do Rio Grande do Sul, ainda no amanhecer a chuva cessa e o frio vai aumentando gradativamente. O fim de semana também será bastante gelado. A previsão é de formação de geadas e temperaturas negativas, em muitos municípios da serra. O Inmet informa que pode ser o período com mais frio na Região Sul do país.

NA ARGENTINA
diaadia.com.ar
Miercoles 23 de julio, 14:21

Apareció la nieve en Córdoba y hay alerta por una ola polar

Comenzaron a caer copos esta madrugada de miércoles en varias localidades de Punilla. Mirá el pronóstico extendido y el informe del Servicio Meteorológico.

Una familia en La Cumbre armando ya sus muñecos de nieve. (Foto @SPFaffen)
Una familia en La Cumbre armando ya sus muñecos de nieve. (Foto @SPFaffen)

Tímidos primero, más intensos después, los primeros copos de nieve de un invierno que se hizo rogar en Córdoba comenzaron a caer en distintas localidades del interior de la provincia, sobre todo en la zona de Punilla.
Desde bien temprano, pasadas las 4 de la mañana de este miércoles, los oyentes de las radios cordobesas comenzaron a advertir del fenómeno y cómo se intensificada para llegar a ser en algunos lugares ya una nevada, como por ejemplo en La Cumbre.
Precisamente, en toda la zona cercana a ese pueblo, en el Valle de Punilla (La Falda, Villa Giardino, Valle Hermoso, etcétera) se estaría dando la precipitación más copiosa de nieve.
En la zona de las Altas Cumbres, se registró una tenue nevisca, pero el camino está habilitado, al igual que en el Camino al Cuadrado.
Alerta en zona central. En tanto, el tiempo en Córdoba, tal como la anticipamos el martes, estará muy frío y con temperaturas más acordes a este invierno que estamos transitando en el almanaque.
El Servicio Meteorológico Nacional emitió este miércoles en su página Web un informe especial que advierte sobre el ingreso de un frente de aire muy frío proveniente de la región Antártica, y que afectará al sur y centro del país.
Concretamente, el registro adelanta para nuestra provincia que ese fenómeno ingresará a la región central a partir del viernes 25, y que provocará descenso importante en las temperaturas.
"Una masa de aire muy frío ingresará desde la zona antártica desde el miércoles 23 hacia la zona sur de la Patagonia y el centro del país".
El informe anticipa que el segundo frente, el que afectaría a nuestra provincia, se comenzará a sentir a partir del jueves 24 y el viernes 25.

La nieve que ya cubre La Cumbre esta madrugada de miércoles. (Foto @SPfaffen) 
La nieve que ya cubre La Cumbre esta madrugada de miércoles. (Foto @SPfaffen)

Turistas en La Cumbre buscando su selfie en la nieve. (Foto SPFaffen) 
Turistas en La Cumbre buscando su selfie en la nieve. (Foto SPFaffen)

Así caían los primeros copos de nieve en la localidad de La Cumbre este miércoles. (Foto @AngelSotera)
Así caían los primeros copos de nieve en la localidad de La Cumbre este miércoles. (Foto @AngelSotera)
La Cumbre se cubrió de un manto de nieve esta madrugada de miércoles. (Foto en Face Magalí Soria) 
La Cumbre se cubrió de un manto de nieve esta madrugada de miércoles. (Foto en Face Magalí Soria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário