Seguidores

terça-feira, 18 de março de 2014

ZONA DE CONVERGÊNCIA DO PACÍFICO SUL

Vemos aqui na imagem animada das 10h de 18.03.2014, a Zona de Convergência do Pacífico Sul bem intensificada devido as águas do Pacífico estarem mais aquecidas, conforme se vê no mapa abaixo de 16.03.2014.

Zona de Convergência


Zonas de convergência são sistemas meteorológicos que tem forte influência sobre o tempo e o clima e se caracterizam por ser uma interação entre eventos meteorológicos das latitudes médias e tropicais.
Existem quatro zonas de convergências principais que são identificadas por siglas: ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul, ZCPS - Zona de Convergência do Pacífico Sul, ZCIS - Zona de Convergência do Índico Sul e ZCIT - Zona de Convergência Intertropical.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), é definida como sendo uma faixa de nebulosidade persistente que se estende do Atlântico Sul Central ao sul da Amazônia, está associada a uma zona de convergência na baixa troposfera e é orientada no sentido noroeste-sudeste ficando bem caracterizada no verão. É a responsável por períodos de enchentes na região sudeste e veranicos (períodos de estiagem, acompanhada por calor intenso em plena estação fria com duração de mais de quatro dias, baixa umidade relativa e forte insolação) na região sul do Brasil.
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um dos mais importantes sistemas meteorológicos tropicais e caracteriza-se por ser uma banda de baixa pressão e convergência (encontro) dos ventos alísios (ventos gerados pela rotação da terra e que chegam a ocupar 1/3 da superfície do planeta, soprando de NE no hemisfério norte e de SE no hemisfério sul) em baixos níveis, ou seja, próximo a superfície, ao longo da faixa equatorial.
A Zona de Convergência do Pacífico Sul (ZCPS) é a maior em extensão entre as ZCAS e ZCIS, se localiza predominantemente sobre o oeste do Oceano Pacífico na região chamada de continente marítimo (Indonésia) que se caracteriza pelas altas temperaturas da superfície oceânica (algo em torno de 27ºC). Assim como a ZCAS e a ZCIS ela tem orientação noroeste/sudeste.
A Zona de Convergência do Índico Sul (ZCIS) é a menos marcante de todas as zonas de convergência e é caracterizada por ser uma zona de convergência em uma camada inferior úmida.
Fontes http://www.nemrh.uema.br http://www.cptec.inpe.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário