Prefeita de Torres pode decretar situação de emergência devido às chuvas
publicado 19/03/2014 às 08:50 - Atualizado em 19/03/2014 às 08:50Da Redação (redacao@novohamburgo.org) (Siga no Twitter)
A prefeita de Torres, Nílvia Pinto Pereira, estuda se irá decretar situação de emergência no município do Litoral Norte nesta quarta-feira, dia 19.
Na noite dessa terça, fortes chuvas caíram na cidade causando uma série de estragos. Os locais mais atingidos foram o Morro do Farol, os bairros Guarita e São Jorge e a região central da cidade. No entanto, a prefeita ressalta que danos foram registrados em todas as partes do município. “A cidade de um modo geral inundou”, disse à Rádio Guaíba.
Há pouco mais de um mês, uma enxurrada causou estragos em Torres levando à prefeita a decretar situação de emergência. Nílvia lembrou que os reparos no município ainda estavam sendo concluídos quando a chuva dessa terça trouxe novos problemas para a cidade.
“Nós já fomos bastante prejudicados da outra vez. Recém haviam começados os reparos nas vias urbanas, os processos de asfaltamento e de drenagem. Dependendo dos estragos que vamos perceber agora pela manhã, pode ser necessário”, declarou.
No Morro do Farol, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul acionou os bombeiros para fazer a retirada das famílias por risco de deslizamentos. De acordo, com a estação automática do Inmet, choveu 168,8mm em cinco horas em Torres, sendo 88mm entre 19 e 20 horas.
Informações de cp
FOTO: reprodução / uol
Quarta, 19 Março 2014 20:25
Riacho transbordou em Torres e invadiu ruas da
cidade (Foto: Reprodução/RBS TV)
A Defesa Civil de Torres, no Litoral Norte do Rio Norte do Rio Grande do Sul,
está em situação de alerta com a possibilidade de ocorrências de
grandes volumes de chuva entre a noite desta quarta-feira (18) e a
madrugada de quinta (20). A cidade ainda contabiliza os prejuízos com os
alagamentos provocados pelas chuvas de terça (17).cidade (Foto: Reprodução/RBS TV)
De acordo com comunicado divulgado pela prefeitura, dois espaços já estão sendo preparados para receber as pessoas que estejam em situação de risco e em vulnerabilidade, o Salão Paroquial da Igreja São Domingos e Escola de Educação Infantil João XXIII. Vários telefones também foram disponibilizados para casos de emergência: (51) 9797-9318, 9409-5583, 8922-6437 e 8178-6366.
Nesta terça, a Prefeitura de Torres preparou a documentação para decretar situação de emergência no município. A chuva alagou ruas e casas em vários bairros da cidade. Conforme a Defesa Civil, cerca de 50 pessoas precisaram deixar suas casas, mas já retornaram.
Em 12 horas, choveu 215 mm em Torres, conforme os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O volume é 45% superior à média para todo o mês de marco, que é de 140 mm. Foi a segunda vez, em pouco mais de um mês, que a cidade foi prejudica pelas chuvas. Em 13 de fevereiro, a chuva forte e o vento também provocaram estragos.
Veja no mapa em verde, a quantidade de chuva no Paraguai no dia 18.03.2014.
18/3/2014 às 17h02 (Atualizado em 18/3/2014 às 18h19)
Brasileira morre arrastada por enchente na capital paraguaia
Depois de ter sido arrastada pela água, o corpo ficou desaparecido por horas
Rosangela não conseguiu sair da água e ficou desaparecida
Reprodução/abc.com.py
Rosangela Schiavo e seu marido foram arrastados por uma forte corrente de água em direção à baía formada na cidade pelo rio Paraguai quando circulavam em motocicleta, segundo o comunicado da polícia.
O homem conseguiu sair da água, mas não a mulher, que esteve desaparecida durante várias horas até que os serviços de resgate da Polícia Nacional e da Prefeitura Naval encontraram seu corpo em um arroio perto do passeio fluvial da capital paraguaia. Assunção se encontra em alerta meteorológico desde a madrugada de hoje devido às chuvas.
Cada vez que fortes precipitações afetam a capital do país, tanto os bairros próximos ao rio Paraguai e seus afluentes, como as principais avenidas do centro e do cone urbano se inundam, o que origina problemas de trânsito e de segurança.
No último dia 26 de fevereiro um homem morreu eletrocutado ao pisar em um cabo elétrico e 800 pessoas foram evacuadas de seus domicílios por causa de outra tempestade na área metropolitana de Assunção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário