Seguidores

sexta-feira, 7 de março de 2014

AS ANOMALIAS DE TSM



A temperatura da superfície do mar (TSM) ainda se mantém próxima à normalidade na maior parte da faixa equatorial central do Oceano Pacífico. Persiste, também, a condição de neutralidade do fenômeno El Niño/Oscilação Sul, embora águas mais aquecidas que a média climatológica, tem permanecido no oeste do Oceano Pacífico. Também podem ser observadas anomalias positivas de TSM sobre o Oceano Atlântico Sul, próxima à costa das Regiões Sudeste e Sul do Brasil e da costa da África. Da mesma forma, águas mais aquecidas podem ser observadas no Oceano Atlântico Norte, próximo ao Caribe e a costa leste dos Estados Unidos. Já, próximo à costa da Região Nordeste do Brasil predomina a condição de normalidade.  
 




PERSISTEM CONDIÇÕES NEUTRAS DO FENÔMENO ENOS PARA O TRIMESTRE MAM

O monitoramento das condições oceânicas nos primeiros dias de fevereiro indicou a permanência de águas mais frias que a normal climatológica na porção central do Oceano Pacífico Tropical, bem como na porção leste próximo a costa do Equador e norte do Peru. Em comparação com a anomalia de TSM de dezembro de 2013, as águas do Oceano Pacífico Tropical mantiveram-se anomalamente mais aquecidas. Além disso, observou-se ainda um aquecimento mais ao sul do Oceano Pacífico Equatorial, próximo à costa norte do Chile. No período compreendido entre o final de janeiro de 2014 e o início de fevereiro, águas mais frias permaneceram tanto na superfície como nas camadas mais profundas, especialmente na porção central e leste do Pacífico Equatorial, enquanto que na porção oeste foi verificado a manutenção de águas anomalamente mais aquecidas, principalmente nas camadas mais profundas do Pacífico Equatorial. O monitoramento destas condições oceânicas é importante, tendo em vista que o padrão de neutralidade dominante no Oceano Pacífico pode ser alterado de forma a produzir efeito direto nos padrões de precipitação na América do Sul. 

A previsão climática do modelo acoplado do “Climate Prediction Center/National Centers for Environmental Prediction/National Oceanic and Atmospheric Administration” (CPC/NCEP/NOAA), é de estabelecimento de uma condição de aquecimento na porção central do Oceano Pacífico Equatorial, indicando também um leve aquecimento na costa oeste da América do Sul entre a Colômbia, Equador e o norte do Peru. No Oceano Pacífico Tropical oeste, o modelo também indica uma condição anomalamente mais aquecida. Já a previsão do Modelo de Circulação Geral acoplado Oceano-Atmosfera (MCGOA) do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) indica uma condição de resfriamento numa estreita faixa na porção leste do Oceano Pacífico Equatorial. O modelo também indicou anomalias positivas de TSM ao longo da costa sul do Peru e Chile, bem como em toda a porção oeste do Oceano Pacífico Equatorial.

Texto atualizado em 26/02/2014 


FONTE: CPTEC/INPE

 Abaixo temos as anomalias de TSM do dia 06.03.2014 em verde e amarelo, as águas mais aquecidas que o normal que favorecem grandes quantidades de chuvas e formação de tempestades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário