Seguidores

sexta-feira, 28 de março de 2014

EL NIÑO BENEFICIA OU PREJUDICA?


Imagem em tempo real da região do El Niño. A temperatura refere-se ao topo das nuvens mais altas convectivas, ou seja, cumulonimbus.
http://polar.ncep.noaa.gov/sst/ophi/nepac_sst_ophi0.png  
Temperaturas do oceano neste momento na região do El Niño.



Gráfico atual, mostra a diferença de temperatura em relação a média na região do El Niño. Portanto, zero é igual a média.

  27/03/2014 16h20

El Niño pode ajudar reservatórios de hidrelétricas

Wikimedia Commons
hidrelétrica
As indicações de que o fenômeno climático El Niño poderá ocorrer no próximo período úmido 2014/2015 são positivas para os reservatórios das hidrelétricas no Sul do Brasil, já que tende a provocar mais chuvas que o normal nessa região, enquanto que a situação para o Sudeste tende a ser de irregularidade tendendo à melhora.
Atualmente, há cerca de 60 a 70 por cento de chances de que o fenômeno ocorra neste ano, trazendo muita chuva no Sul e pouca no Nordeste, segundo o meteorologista da Climatempo, Alexandre Nascimento. "Em se tratando de Sudeste, a situação deve ser não extremamente ruim como foi o último ano, mas ainda irregular", disse ele nesta quinta-feira.

Em geral, o El Niño causa muita chuva no Sul, chuva de menos no Nordeste e calor acima da média no Sudeste, com irregularidade no regime de chuvas dessa região, segundo Nascimento.
Entretanto, a ocorrência de um El Niño pode significar período úmido menos pior em regime de chuvas para o Sudeste em relação ao período atual. Isso porque, em alguns momentos, a forte chuva esperada para o Sul poderia até chegar a parte do Sudeste, colaborando para bacias do rio Grande e Paranaíba.
"Se realmente o El Niño se concretizar, podemos ter um período úmido 2014/2015 muito melhor que os últimos três anos. Mas ainda não é chuva suficiente para reverter a situação (dos reservatórios do Sudeste)", disse.
A possibilidade de mais chuva no próximo período úmido seria muito importante para os reservatórios da região Sudeste do Brasil, que passam pelo segundo período úmido com níveis baixos históricos, ajudando também a garantir fornecimento de energia ao país em 2015.
O El Niño tende a começar a se configurar na virada para o segundo semestre, estando formado quando entrar o próximo período úmido, no final do ano. A ocorrência do fenômeno ainda não é totalmente certa.
Durante a estação seca deste ano no Sudeste, no entanto, não deve haver mais chuva que o normal, sendo que a tendência é de que fique entre normal a abaixo da média.
Nível no Sudeste cai em período úmido
Desde o período úmido 2012/2013, o fraco regime de chuvas na região Sudeste levou ao acionamento de forte geração termelétrica, refletindo em altos preços de energia e temores quanto a racionamento e apagões.
Os reservatórios das hidrelétricas do Sudeste/Centro Oeste do país estão a 35,97 por cento de armazenamento atualmente, nível muito baixo para esse período do ano, já que resta apenas um mês de período úmido para seu enchimento antes da entrada do período seco.
No ano do racionamento de energia, em 2001, os reservatórios dessa região fecharam março a 34,53 por cento de nível de armazenamento. O nível atual é superior a este, mas analistas de bancos e consultores do setor elétrico já estimam altos riscos de racionamento de energia neste ano.
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, informou em fevereiro que os níveis dos reservatórios do Sudeste precisam estar em cerca de 43 por cento ao final de abril para garantir o fornecimento de energia do país ao longo do período seco. Para que isso ocorra, o nível dos reservatórios até o fim do próximo mês no Sudeste/Centro-Oeste teria que subir cerca de 7 pontos percentuais.
Do final do ano passado até agora, período em que as chuvas tendem a ser mais intensas, o nível dos reservatórios dessa região caíra mais de 7 pontos percentuais.
O ONS divulga na sexta-feira os dados de previsão de chuvas e afluências em abril.

administradores.com.br

El Niño pode ser nova ameaça para cana e café do Brasil; ajudaria soja

Embora a formação do El Niño não seja uma certeza, as empresas e os analistas já estão atentos ao seu potencial impacto sobre o Brasil

Caroline Stauffer, Agência Reuters,
SÃO PAULO, 25 Mar (Reuters) - O fenômeno climático El Niño pode causar novos problemas para as safras de cana-de-açúcar, café e laranja do Brasil, já prejudicadas pela seca, mas iria criar o clima perfeito para as próximas colheitas de soja e milho.
Os modelos climáticos mostram que as temperaturas da superfície do oceano Pacífico estão subindo, e é cada vez maior a probabilidade de isso resultar nos próximos meses no fenômeno El Niño, que ocorreria pela primeira vez desde 2009.
No passado, o fenômeno trouxe chuva forte em partes da Argentina e regiões ao sul do Brasil, afetadas pelo clima quente e seco no início deste ano.
"Seria por volta de junho o início do El Niño, ou pelo menos temperaturas maiores do que a média em todo o Pacífico equatorial", disse Franco Villela, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet).
Embora a formação do El Niño não seja uma certeza, as empresas e os analistas já estão atentos ao seu potencial impacto sobre o Brasil, uma superpotência agrícola --o maior exportador de açúcar, café e soja.
"Inicialmente era uma possibilidade, mas agora alguns meteorologistas já estão dizendo que há uma chance de 75 por cento de que o El Niño possa retornar", disse Stefan Uhlenbrock, analista de commodities sênior da F.O. Licht, em um evento em São Paulo na segunda-feira.
Para a área do centro-sul do Brasil, principal produtora de cana, o clima úmido no final da estação de moagem reduziria o teor de açúcar na cana, disse ele.
Maior produtora de açúcar e etanol do mundo, a Raízen também disse na semana passada que a chuva do El Niño seria um risco significativo para a colheita da cana.
"Para cana, café e citricultura, é o pior cenário possível", disse o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Somar Meteorologia, acrescentando que a qualidade, bem como os trabalhos de colheita seriam afetados.
Ainda assim, chuvas "ininterruptas" provocadas pelo El Niño em junho ou julho não seriam de todo ruins para a agricultura no Brasil, e são realmente o ideal para a soja e o milho, disse ele.
Analistas da Thomson Reuters Lanworth em Chicago também afirmaram que as condições do El Niño, de maior precipitação na Argentina e em regiões ao sul do Brasil, durante o final da primavera da América do Sul e o início do verão, "geralmente resultam em perspectivas favoráveis ​​de rendimento para a próxima temporada".
O Brasil está saindo agora do que foi o verão mais quente e mais seco já registrado no Sudeste, região densamente povoada, o que provocou o temor de racionamento de água e de energia em um país onde a maioria da eletricidade vem de hidrelétricas.
A seca provavelmente reduziu em 11 por cento a atual safra de café, de acordo com uma pesquisa da Reuters com analistas, e eliminou 25 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, de acordo com a F.O. Licht.
As condições climáticas devem ser normal ao longo dos próximos três meses do outono na América do Sul, antes de quaisquer possíveis efeitos do El Niño, disse Villela. É possível que ocorra geada no Sul no próximo mês e é esperada precipitação moderada.
"Mesmo com a previsão de chuva normal, não vai ser suficiente para reverter as perdas que vimos durante o verão", disse ele.

 Valor Econômico.

OMM: Se El Niño  ocorrer em 2014, Brasil pode ter nova onda de calor


GENEBRA  -  A temperatura global continuou aumentando em 2013, com mais secas e ondas de calor. A Organização Mundial de Meteorologia (OMM), agência especializada da Organização das Nações Unidos (ONU), anunciou nesta segunda-feira que o ano passado foi, a exemplo do que aconteceu em 2007, o sexto mais quente desde 1850.

Nenhum comentário:

Postar um comentário