Imagem de 13.03.2014 às 12h30min mostra a formação da Zona de Convergência Intertropical sobre o nordeste do Brasil causando chuvas.
Imagem das 17h de 13.03.2014 mostra as fortes instabilidades sobre o Brasil e uma frente fria sobre a Argentina.
DO CLIMATEMPO
Mais chuva em Recife
13 de março de 2014 às 12:14 por Josélia Pegorim
Áreas de instabilidade se intensificam na costa leste e norte do Nordeste espalhando nuvens carregadas que provocam chuva moderada a forte. A chuva volumosa caiu sobre Recife
hoje causou alagamentos. O Inmet registrou 49,2 mm de chuva no Curado. A
chuva prossegue pela tarde e pode ser forte. Pode chover forte em
Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza.Quinta-feira começa com chuva forte e alagamentos
Publicação: 13/03/2014 08:33 Atualização: 13/03/2014 09:47
Estação do Barro volta a ficar alagada nesta quinta-feira. Foto:Joyce Gabriela/Facebook |
Os alagamentos dificultam ainda mais o trânsito, com diversos pontos de retenção e semáforos desligados. A Estação do metrô no Barro mais uma vez foi tomada pela águas das chuvas, atrapalhando a rotina dos usuários.
A Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) recebeu diversas ocorrências de semáforos com problemas: na Rua Gervásio Pires, próximo ao Shopping Boa Vista; no cruzameto da Avenida Visconde de Jetiquinhonha com a Rua Capitão Zuzinha; na Rua José Bonifácio, em frente ao Carrefour e no cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com a Rua Odorico Mendes,no bairro de Campo Grande.
Por volta de 1h30 da madrugada de hoje, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) divulgou um novo alerta de chuvas fortes nas regiões de Fernando de Noronha, Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Mata Sul.
De acordo com o documento, um pulso da Zona da Convergência Intertropical (ZCIT) estaria se deslocando em direção à costa leste do Nordeste, com uma grande área de instabilidade se aproximando entre os litorais da Paraíba e de Pernambuco.
Este tipo de sistema tem capacidade para provocar pancadas de chuvas entre
as categorias moderada e forte em diferentes pontos. Embora o sistema deva se concentrar mais sobre a Paraíba, os modelos meteorológicos mostram que uma parte deve atingir o litoral de Pernambuco a partir das primeiras horas da manhã desta quinta-feira, provocandoacumulados que ultrapassarão a barreira dos 30 mm nas próximas 24 horas, e em alguns pontos poderão ser ainda maiores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário