Seguidores

quinta-feira, 13 de março de 2014

ZONA DE CONVERGÊNCIA INTERTROPICAL




Imagem de 13.03.2014 às 12h30min mostra a formação da Zona de Convergência Intertropical sobre o nordeste do Brasil causando chuvas.

Imagem das 17h de 13.03.2014 mostra as fortes instabilidades sobre o Brasil e uma frente fria sobre a Argentina.

DO CLIMATEMPO

Mais chuva em Recife

13 de março de 2014 às 12:14 por Josélia Pegorim
Áreas de instabilidade se intensificam na costa leste e norte do Nordeste espalhando nuvens carregadas que provocam chuva moderada a forte. A chuva volumosa caiu sobre Recife hoje causou alagamentos. O Inmet registrou 49,2 mm de chuva no Curado. A chuva prossegue pela tarde e pode ser forte. Pode chover forte em Recife, João Pessoa, Natal e Fortaleza.

 

Pernambuco.com

Quinta-feira começa com chuva forte e alagamentos

Publicação: 13/03/2014 08:33 Atualização: 13/03/2014 09:47

Estação do Barro volta a ficar alagada nesta quinta-feira. Foto:Joyce Gabriela/Facebook
Estação do Barro volta a ficar alagada nesta quinta-feira. Foto:Joyce Gabriela/Facebook
A quinta-feira começou com chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR). Apesar dos transtornos, a Coordenadorias de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe) e do Recife (Codecir) não registraram ocorrências relacionadas às precipitações.

Os alagamentos dificultam ainda mais o trânsito, com diversos pontos de retenção e semáforos desligados. A Estação do metrô no Barro mais uma vez foi tomada pela águas das chuvas, atrapalhando a rotina dos usuários.

A Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU) recebeu diversas ocorrências de semáforos com problemas: na Rua Gervásio Pires, próximo ao Shopping Boa Vista; no cruzameto da Avenida Visconde de Jetiquinhonha com a Rua Capitão Zuzinha; na Rua José Bonifácio, em frente ao Carrefour e no cruzamento da Avenida Agamenon Magalhães com a Rua Odorico Mendes,no bairro de Campo Grande.
  Por volta de 1h30 da madrugada de hoje, a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) divulgou um novo alerta de chuvas fortes nas regiões de Fernando de Noronha, Mata Norte, Região Metropolitana do Recife e Mata Sul.

De acordo com o documento, um pulso da Zona da Convergência Intertropical (ZCIT) estaria se deslocando em direção à costa leste do Nordeste, com uma grande área de instabilidade se aproximando entre os litorais da Paraíba e de Pernambuco.

Este tipo de sistema tem capacidade para provocar pancadas de chuvas entre
as categorias moderada e forte em diferentes pontos. Embora o sistema deva se concentrar mais sobre a Paraíba, os modelos meteorológicos mostram que uma parte deve atingir o litoral de Pernambuco a partir das primeiras horas da manhã desta quinta-feira, provocandoacumulados que ultrapassarão a barreira dos 30 mm nas próximas 24 horas, e em alguns pontos poderão ser ainda maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário