Seguidores

quinta-feira, 13 de março de 2014

CONTRASTES NA AMAZÔNIA

12/03/2014 18h47 - Atualizado em 12/03/2014 18h47

Nível do Rio Acre diminui 2 cm em Rio Branco

Rio Acre marcou 16,75 metros na tarde desta quarta-feira (12).
'Nossa previsão é que ele continue baixando', diz Defesa Civil.

Yuri Marcel Do G1 AC

Fotos cheia Rio Acre (Foto: Tiago Teles/ Arquivo pessoal)Defesa Civil acredita que nível do Rio Acre seguirá diminuindo  (Foto: Tiago Teles/ Arquivo pessoal)

Comandante da Defesa Civil Estadual no Acre, o coronel Carlos Gundim, confirmou que o nível do Rio Acre, que vinha subindo nos últimos dias, apresentou vazante de 2 centímetros, na tarde desta quarta-feira (12), voltando a marcar 16,75 metros. Segundo ele, a perspectiva é que o manancial continue a diminuir  seu volume nos próximos dias.

"Nossa previsão é que ele continue baixando, com mais intensidade ainda", especula. No entanto, apesar da baixa, o rio continua acima de sua cota de transbordamento, que é de 14 metros.

Ainda de acordo com o comandante, o Riozinho do Rôla, um dos principais afluentes do Rio Acre, apresentou vazante de mais de 5 centímetros e o próprio Rio Acre tem apresentado vazante no município de Xapuri nos últimos dias.

"Por isso acreditamos que ele vá descer de vez. Parou de descer 'balseiros' e o tráfego fluvial está padrão", enfatiza.

 Jornal NacionalJORNAL NACIONAL
12/03/2014 21h46 - Atualizado em 12/03/2014 21h46

Incêndios florestais consomem lavouras pastos e mata em Roraima

Brigadistas de várias regiões do Brasil estão ajudando a combater os incêndios florestais mais severos dos últimos cinco anos em Roraima.

Brigadistas de várias regiões do Brasil estão ajudando a combater os incêndios florestais mais severos dos últimos cinco anos em Roraima.
O fogo consome o que encontra pela frente: lavouras, pastos e áreas de mata. Os animais silvestres tentam fugir, mas muitos acabam morrendo.
O incêndio avança também sobre terras indígenas e ameaça um parque de preservação ambiental.
Este ano, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais já registrou quase mil focos de calor no estado, que apresenta o maior risco de queimadas do país.
Produtores rurais tentam vencer as chamas. "Eu tentei apagar agora e quase pegou fogo no meu trator. Eu estava tentando apagar, mas é impossível apagar. Muito difícil", afirma Cícero Rocha Lima, pecuarista.
Nas áreas mais castigadas, o trabalho por terra já não é o suficiente. Por isso, o Ibama usa agora um helicóptero para levar água na tentativa de impedir que as chamas se espalhem para outras regiões.
Nove, dos 15 municípios do estado foram atingidos pelos incêndios. Brigadistas de vários estados vieram a Roraima para ajudar.
“É foco de incêndio direto. A gente não para”, comenta Adriano Souza, brigadista.
Em Boa Vista, não chove há 12 dias, e o vento ajuda a espalhar o fogo. “Como venta muito, se deixar, vai embora o vento. Queima tudo”, diz Douglas Nobato, coordenador da operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário