Seguidores

quarta-feira, 19 de março de 2014

TORNADO NO RIO GRANDE DO SUL

18/03/2014 19h52 - Atualizado em 18/03/2014 20h01

Tornado destelha construções em São Gabriel e Cacequi, RS

Morador de Santa Maria registrou estragos na Região Central do estado.
Fenômeno é considerado comum na região, diz técnica em meteorologia.

Do G1 RS

Residência é coberta por lona após ser destelhada por ciclone (Foto: Glenio de Bairros/arquivo pessoal)Residência é coberta por lona após ser destelhada por tornado (Foto: Glenio de Bairros/arquivo pessoal)
O tornado que atingiu no último domingo (16) São Gabriel e Cacequi, na Região Central do Rio Grande do Sul, deixou casas destelhadas. O militar Glenio de Bairros, morador de Santa Maria, disse que a propriedade onde a sogra cria gado e outras construções em São Gabriel foram danificadas pelo fenômeno.
Árvores foram derrubadas pelo tornado em São Gabriel (Foto: Glenio de Bairros/arquivo pessoal)Árvores foram derrubadas pelo tornado em São
Gabriel (Foto: Glenio de Bairros/arquivo pessoal)
"[O tornado] pegou em vizinhos da frente e do lado. Veio vindo e foi atingindo as casas pelas quais passou no meio", disse Bairros ao G1.
O militar conta que houve destelhamento tanto na residência onde vive um casal de caseiros quanto no galpão da propriedade. Pelo menos quatro vizinhos também tiveram estragos. "Isso fora as de trás, que vimos que teve [estragos]", contou.
A família ainda não fez o orçamento para avaliar os prejuízos, e espera obter ajuda do Poder Público. "A Defesa Civil de São Gabriel ligou para a nossa casa e pegou o endereço, mas não foi lá ainda", afirmou.
Galpão foi destelhado devido à força do vento (Foto: Glenio de Bairros/arquivo pessoal)Galpão foi destelhado devido à força do vento (Foto: Glenio de Bairros/Arquivo pessoal)
Em Cacequi, cidade vizinha a São Gabriel, seis casas também foram atingidas pelo tornado na comunidade do Cedro na Zona Rural. Uma delas ficou totalmente destruída. Os moradores, que se abrigaram dentro dos carros durante a tempestade, vivem de forma improvisada em um galpão e seguem sem energia elétrica.
A Defesa Civil não contabilizou os estragos causados pelo fenômeno. Segundo o órgão, não há pessoas desabrigadas.
O fenômeno foi gravado durante uma pescaria por um morador de São Gabriel (veja no vídeo ao lado). Segundo a técnica em meteorologia da Somar Patrícia Vieira, o fenômeno é comum para o estado, apontado pela meteorologia como uma das regiões com maior número de casos do gênero no mundo.
"Não é um fenômeno que se vê todo dia, mas costuma acontecer, quando ha formação de um ciclone extratropical no continente", explicou a técnica em meteorologia da Somar Patrícia Vieira, após assistir as imagens. "É a região que mais tem ocorrência na América Latina, e a segundo maior área de tornados do mundo. Só perde para meio-oeste dos Estados Unidos, onde a frequência é maior", detalhou Patrícia.
Conforme a meteorologia, em alguns casos o fenômeno ocorre sobre a água, sendo chamado de "tromba d’água", mas sem perder a nomenclatura de "tornado". "As imagens não deixam claro se foi sobre ou continente ou a água, mas definitivamente é um tornado. O funil precisa sair da nuvem e tocar o chão e sugá-lo. Há uma ligação de nuvem e solo. É o caso de São Gabriel", disse a técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário