Seguidores

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A NEVE NO SUL DO BRASIL

21/08/2013 06h05 - Atualizado em 21/08/2013 06h05

Após neve em Palhoça, professores criam jogo e desafiam internautas

Com slogan 'Escape do Morro do Cambirela', jogo traz situações da cidade.
Game desenvolvido por dois professores foi inspirado na neve na cidade.

Do G1 SC

Cambirela Adventure (Foto: Divulgação) 
Cambirela Adventure (Foto: Divulgação)
Utilizando como cenário a neve registrada em Palhoça, na Grande Florianópolis, no dia 23 de julho, dois professores do Senai desenvolveram um jogo online. O game propõe uma descida na neve da região do Morro do Cambirela e brinca com situações engraçadas compartilhadas pelos moradores da cidade.
Com o slogan 'Escape do Morro do Cambirela', a repercussão do jogo, lançado nesta segunda-feira (20), surpreendeu os criadores. "A ideia surgiu logo depois da neve. A estética é pixel art, que faz referência à estética de videogames antigos. Surgiu de uma brincadeira, já que é meu entretenimento favorito", explicou Henrique Müller, um dos criadores.
Morro, em Palhoça, amanheceu coberto com neve (Foto: Fernanda Burigo/G1) (Foto: Fernanda Burigo/G1)Morro, em Palhoça, ficou coberto com neve no dia 23
de julho
(Foto: Fernanda Burigo/G1)
O 'Cambirela Adventure' foi desenvolvido em parceria com o professor de desenho para animação Dimitri Camargo. "Nunca tinha feito um jogo inteiro. Era um projeto sem pretensão, mas em pouco mais de 24 horas, 6.400 pessoas jogaram", conta Henrique.
O objetivo dos dois é a criação de outros jogos. "No jogo atual pensamos em corrigir alguns erros que identificamos e também colocar um placar, pois o pessoal está competindo para ver quem chega mais longe", afirmou.
O jogo segue o roteiro das cidades localizadas no caminho da BR-282. "O jogador percorre uma distância e o jogo diz se ele chegou até Palhoça, Rancho Queimado, Águas Mornas, Santo Amaro da Imperatriz e Alfredo Wagner. Depois disso, se ele ultrapassar a distância, ele chega em 'bem maix', que é bem mais longe", brinca. "Na verdade, não achei que alguém fosse chegar em 'bem maix', e nem eu cheguei lá, mas teve gente que percorreu a distância cinco vezes", completou Henrique.
A estética escolhida para o jogo foi a de videogames do início da década de 1990, como Super Mário. "O jogo é leve, tem comandos fáceis. É fácil de criar empatia, até por que Mário era um jogo muito popular", comentou. O game pode ser acessado neste link.

 Publicada em 23 de Ago de 2013 - 13h30min  

Um mês depois, Rio Grande do Sul volta a registrar neve

Um mês após registrar queda de neve, os moradores do município de Caçapava do Sul, na região central do Estado, voltaram a ver o fenômeno nesta sexta-feira. De acordo com a MetSul Meteorologia, a cidade de pouco mais de 32 mil habitantes teve breve precipitação de grãos de neve granular pela manhã, quando os termômetros marcaram em torno dos 2ºC.

Diante do fenômeno, muitas pessoas foram ao Centro da cidade para fazer fotos e registrar o momento. A queda de neve durou cerca de 30 minutos. Outros municípios da região, como Santa Maria e Santana da Boa Vista, também tiveram chuva congelada por alguns instantes.

Um vídeo publicado no Youtube pela Prefeitura de Caçapava do Sul mostra o registro de chuva congelada. A MetSul Meteorologia não descarta novas ocorrências do fenômeno, além de neve granulada ou em flocos nas partes altas da Metade Sul do Estado no restante desta sexta-feira e no sábado.

Frio e chuva

O frio voltou com força ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. O brusco resfriamento em parte do Estado resultou do ingresso de ar frio associado a uma poderosa massa de ar polar na Argentina. Nevou bastante no Sul argentino e chegaram a cair grãos de neve em Mar del Plata e Mercedes, no Uruguai.

Além disso, há previsão de chuva. A enorme diferença de temperatura entre o Uruguai (ar gélido) e o Paraná (ar quente) provocará muita chuva do Centro para o Norte gaúcho, incluindo Porto Alegre, sobretudo sábado e domingo. Os volumes podem atingir de 150 mm a 200 mm em alguns pontos, com risco de cheias de rios, alagamentos, deslizamentos de terra e queda de barreiras em estradas.

Com informações do repórter Renato Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário