Seguidores

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

VOLTA A INSTABILIZAR-SE SOBRE O RS

Como se observa na imagem em movimento das 14h de 30 de agosto, continua a descer umidade da região equatorial e amazônica em direção ao sul. A previsão é de chuvas e trovoadas para o final de semana e segunda-feira no RS. No restante do Brasil, ar seco e quente continua a predominar.



 Nem as águas dos rios baixaram e já se instabiliza sobre o RS agora a tarde. Imagens das 16h de 30 de agosto mostram as nuvens cirrus e cirrustratos cubrindo Porto Alegre e ao fundo o Guaíba sem ondas porque não há vento. Plano como um espelho.

DO CLIMATEMPO
TEMPESTADES TROPICAIS NO PARÁ

Temporal em Belém

30 de agosto de 2013 às 15:52 por Josélia Pegorim


 
Nuvens muito carregadas, formadas pelo calor e umidade alta, se desenvolveram na tarde desta sexta-feira no nordeste do Pará. Estas nuvens provocaram fortes pancadas de chuva com rajadas de vento em raios. O aeroporto de Belém, capital do Pará, o aeroporto local registrou uma rajada de vento de 64  km/h. Estas nuvens ainda podem se formar no fim de semana no nordeste do Pará.






João Pessoa: metade da chuva de agosto em 24h

30 de agosto de 2013 às 11:46 por Josélia Pegorim
 
Áreas de instabilidade se intensificaram sobre o litoral da Paraíba espalhando nuvens carregadas que provocam grande volume de chuva nesta sexta-feira. Na capital, João Pessoa, em 24 horas choveu um pouco mais do que a metade do que normalmente chove durante o mês de agosto. Entre 9h do dia 29 e 9h do dia 30 de agosto, o Instituto Nacional de Meteorologia registou 103,2 mm. Este volume de chuva corresponde a 51% da média de chuva para agosto em João Pessoa que é de 202 mm. O total acumulado no mês era de aproximadamente 230 mm, até 9 h do dia 30 de agosto.

As áreas de instabilidade enfraqueceram no fim da manhã e a tendência é de diminuição da chuva. Ainda chove de forma constante por mais algumas horas, mas com fraca a moderada intensidade.

As imagens de satélite mostram a diminuição da nebulosidade sobre a região de João Pessoa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário